5 dicas para montar uma brinquedoteca em casa
Izabella Penna Escabeche é arquiteta, mãe da Stella e colaboradora do blog com suas dicas sobre quarto do bebê e criança.
O quarto das crianças deve ter uma atmosfera mais tranquila e relaxante que favoreça o descanso e a brinquedoteca é o espaço ideal para bagunça e agito, armazenamento de uma maior quantidade de brinquedos e para as crianças que têm um quarto pequeno e sem muito espaço para brincadeiras.
Planejar bem o espaço de brincar é fundamental para que o ambiente não vire um depósito de brinquedos e também para que as crianças se sintam atraídas por ele. Separei 5 dicas para ajudar quem quer montar uma brinquedoteca em casa, confira:
ORGANIZAÇÃO DOS BRINQUEDOS
Os brinquedos devem estar organizados e bem distribuídos para não deixar as crianças agitadas e ansiosas. O ideal é que eles estejam em prateleiras baixas para que as crianças possam alcançá-los e fiquem visíveis. Vale a pena usar também cestos de tecidos para peças menores e também caixas organizadoras para jogos de encaixe e blocos.
Se o espaço permitir, é uma ótima opção ter uma estante ou armário com portas para que você possa armazenar itens que estão sem uso (para serem doados ou porque ainda não atendem a idade do seu filho) e também para poder fazer um rodízio de brinquedos e permitir que a criança brinque mais com tudo o que possui. Tudo isso vai estimular o senso de organização nas crianças e irá estimulá-las a guardar tudo logo que a brincadeira terminar.
Fonte da Imagem: A Beautiful Mess
Fonte da Imagem: Uber Kid
Fonte da Imagem: Ikea
Fonte da Imagem: Easy like Sunday morning
PISO ACOLHEDOR
Opte por um piso macio e de preferência atérmico para que as crianças possam ficar descalças sem sentir frio ou calor nos pés. Pode ser um tapete comum ou um modelo vinílico, carpete ou piso de grama sintética. Por isso, escolha o que for mais prático para a rotina da sua família!
Fonte da Imagem: Lay Baby Lay
Fonte da Imagem: Hunted Interior
Projeto: Decor Petit | Foto: Priscila Furuli
Fonte da Imagem: The Sweetest Occasion
LOCAL DE REPOUSO
É interessante ter um sofá, futon ou pufe para que os adultos possam se sentar com conforto – seja para ler um livro, descansar ou estar por perto na hora das brincadeiras. As crianças também aproveitam para o momento de leitura (sozinhas ou com os cuidadores) ou para alguma brincadeira.
Fonte da Imagem: Style by Emily Henderson
Fonte da Imagem: Architectural Digest
Fonte da Imagem: Belivin’ Design
Fonte da Imagem: The Boo and the Boy
CIRCULAÇÃO LIVRE
Se o ambiente não for muito grande opte por deixar os móveis nas extremidades e, assim, liberar o centro para as brincadeiras. Criança precisa de espaço para se movimentar com segurança e liberdade para deixar a imaginação fluir. Para os bebês, a circulação livre privilegia a exploração do espaço e o desenvolvimento motor.
Fonte da Imagem: Rafa Kids
Fonte da Imagem: Pottery Barn Kids
Fonte da imagem: Paper Blog
Fonte da Imagem: Alissa and Co
PAREDES PARA AS CRIANÇAS
Deixe ao menos uma parede disponível para as crianças exibirem os desenhos e atividades manuais e também para que elas possam desenhar, pintar e escrever, afinal a brinquedoteca é um espaço pensado para elas!
Pode ser um varal para desenhos (lembram do projeto que fiz para o quarto do Nicolas?), parede imantada para fixar atividades e também para brincadeiras com ímãs ou uma lousa (que tal pintar toda a parede com tinta lousa?). É uma ótima maneira de valorizar as atividades das crianças!
Projeto: Decor Petit | Foto: Rejane Wolff
Fonte da Imagem: Kids Room Ideas
Fonte da Imagem: The Sweatman Family
Fonte da Imagem: A Cup of Jo