5 formas de ajudar uma mãe de recém-nascido
Essa é para as amigas ou familiares que querem ajudar, mas não sabem como! Abaixo listei 5 dicas que a mãe de recém-nascido vai te amar para o resto da vida se você colocar em prática:
(baseado na minha experiência real)
Elogie gratuitamente a mãe – a maioria das pessoas só se lembram de elogiar o bebê! Diga como a mãe está bem, como está se recuperando rápido, como está sendo uma ótima mãe. Isso dá uma auto-estima enorme e consequentemente uma mãe mais segura e tranquila para cuidar do bebê.
Ofereça para cozinhar alguma coisa, prepare as refeições da semana e as deixe congelada ou leve refeições prontas, saborosas e nutritivas para a mãe. Quanto menos a mãe tiver que se preocupar em cozinhar as próprias refeições e mais tiver tempo para descansar um pouquinho, melhor! É tão cansativo fisicamente a privação do sono e os cuidados com o bebê – ter alguém pensando na alimentação saudável da mãe é o melhor presente que ela pode ganhar!
Não dê palpites ou dicas, a menos que a mãe peça. São tantos palpites de todos os lados que, mesmo que sejam com o objetivo de ajudar, acabam esgotando piscologicamente a mãe. Ajude mostrando a fonte de informações corretas e não como você acha que isso ou aquilo deveria ser feito.
Não peça para fazer visitas em casa, a menos que a mãe demostre que quer receber visitas. Nos primeiros meses o bebê ainda não tem todas as vacinas e a rotina da casa ainda não está totalmente adaptada. O sono do bebê pode variar e quando o bebê dorme, é uma oportunidade de ouro para a mãe descansar também. Uma visita, mesmo que avisada com antecedência, pode acabar coincidindo com a hora do bebê querer mamar e dormir e a mãe, que poderia estar desancando, precisa interagir com as visitas.
Presenteie a mãe com uma consulta de uma especialista em amamentação ou sono do bebê. Essas são as maiores dificuldades dos primeiros meses e o melhor cuidado que a mãe pode receber é uma consulta em casa com uma dessas especialistas. Faz toda a diferença para quem estiver com dificuldade na amamentação. Vale também acompanhar a mãe e bebê no Banco de Leite, onde diversas enfermeiras especializadas podem te auxiliar gratuitamente.
Oi Fernanda!
Te acompanho desde que casei e desde que o Nicolas nasceu!
Agora eu estou com um bebê de 20 dias e estou tendo bastante dificuldade a noite. Ele acorda muito para mamar e depois passo muito tempo para conseguir fazê-lo dormir de novo! Estou muito cansada e sem saber se devo esperar pq é normal ou se devo procurar ajuda… como foi o sono do nicolas no começo? Pode contar um pouco da sua experiência? Vc tem alguma indicacao de consultoria do sono?? Muito obrigada!!!
Oi Bruna, é normal, realmente o mais difícil da fase di puerpério é justamente a privação do sono, é desesperador! Sobre consultora do sono, conheço a Patricia da Mommy in Bloom – http://www.mommyinbloom.com.br/ Beijo grande!