6 passeios com criança não tão óbvios em São Paulo

Uma seleção de 6 passeios não tão óbvios que já fizemos por São Paulo e super interessantes para crianças pequenas a partir de 2 anos.

 Museu de Zoologia da USP

Museu super interessante e pequena na medida certa para passeio com crianças pequenas. Tem esqueletos de dinossauros gigantes, é uma aula de biodiversidade, o acervo conta com mais de 800 peças incluindo fosseis de verdade. Apesar do grande número de acervo, é possível fazer a visita em 1h ou menos. Passeio que agrada adultos e crianças. Atualmente, a entrada é gratuita.

Site: www.mz.usp.br
Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga
Quartas a domingos (inclusive feriados), das 10h às 17h (entrada permitida até as 16h30)
Fone: +55 11 2065-8100

 Na Floresta

Pensem numa linda floresta cenográfica onde a criança pode aprender mais sobre a natureza. As oficinas onde podem aprender sobre ninho de aves urbanas, ecossistema engarrafado, pegada dos animais, horta, tintas da natureza, modelagem. Conhecer alguns bichos pessoalmente como cobra, aranha, sapo. Se movimentar em cordas como se fossem os animais da floresta. Na Floresta é um espaço criado por uma veterinária dentro de uma escola e proporciona uma experiência interativa única de aprendizagem e conexão da criança com a natureza. Indicado para crianças entre 2 e 10 anos, ajuda a despertar o interesse, perder o medo e também a gerar aprendizagem sobre a natureza de uma forma lúdica, interativa e segura.

Site: nafloresta.bio.br
contato@nafloresta.bio.br
(11) 3032.4981
(11) 99744.0714

 Quartel dos Bombeiros e Museu do Corpo de Bombeiros

Um passeio que mexe com o imaginário das crianças é visitar um quartel dos bombeiros! Em geral, eles são super receptivos para as crianças, convidam para entrar no caminhão dos bombeiros e até mesmo vestir o capacete. Não precisa agendar, é só ir em qualquer quartel dos bombeiros da cidade e perguntar se pode entrar para conhecer. Nós já fomos no Corpo de Bombeiros do Ipiranga (onde tem um canil com os cães treinados para salvamento) e no Corpo de Bombeiros da Vila Mariana.

Na Vila Mariana funciona também o Museu do Corpo de Bombeiros, inaugurado em 2005. O museu abre somente durante a semana, em horário comercial. Para saber se está aberto, ligue no telefone (11) 3396-2596.

Site: www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/
Rua Domingos de Moraes, 2329.

 Instituto Gustavo Rosa

Esse programa é o máximo: visitar uma galeria de arte que recebe tão bem as crianças. Além de os quadros serem de fácil compreensão pelas crianças, é possível trabalhar questões como cores e formas. O ateliê do artista Gustavo Rosa também é aberto para visitação. Aliás, tudo foi mantido intacto desde sua morte. O Instituto organiza programações infantis, entre em contato e solicite a programação.

Site: Instituto Gustavo Rosa
Rua Veneza, 920 – Jd. Paulista – São Paulo/SP
+55 11 3887-8249
+55 11 99930-7007
 contato@gustavorosa.org.br
Aberto ao público:
Seg. à Sex das 9h às 18h | Todo 1º Sábado do mês, das 11h às 15h

 Passeio de Maria Fumaça no Museu da Imigração

Existem alguns passeios de Maria Fumaça pelo interior de São Paulo, mas a vantagem deste dentro da cidade, no bairro da Mooca, é ser um passeio curto, cerca de meia hora de duração, perfeito para crianças pequenas. O trem anda para trás, depois para frente, nada demais – mas tem a magia de entrar num vagão de 1928 e 1950. Além disso, os passeios são acompanhados de um monitor que conta um pouco da história da locomotiva.

Os passeios são realizados na sede da ABFP aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h, com viagem de hora em hora, a depender da demanda do público. Confirme se haverá funcionamento no telefone (11)2692-1866.

Site: www.abpfsp.com.br/passeio_trem.htm
Parada da Rua Visconde de Paranaíba, 1253 (Oficina de Roosevelt)

 Planeta Inseto

Considerado o único jardim zoológico do Brasil, autorizado pelo IBAMA e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – faz parte do Museu do Instituto Biológico, apesar de não ficar no mesmo prédio.

É o tipo de passeio que não só as crianças aprendem algo novo, como até nós adultos. Como diz no próprio site, lá você vai encontrar o mundo dos insetos de forma lúdica e interativa: abelhas produzindo mel, lagartas tecendo o fio da seda, que será utilizado em nossas roupas, formigas trabalhando em um sistema social organizado e cupins reciclando material orgânico, entre muitas outras atrações. Por fim, vale dizer: guias do próprio museu conduzem a visitação.

Site: planetainseto.com.br
Museu do Instituto Biológico – Exposição Planeta Inseto
Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana, São Paulo/SP
De terça a domingo, das 9h às 16h
Gratuito

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE