Atacama com Crianças | Hotel Tierra Atacama

Você já pensou em viajar para o Atacama com crianças? O deserto mais alto e seco do mundo pode ser uma viagem muito interessante para crianças e adultos! Nós fomos convidados pelo Hotel Tierra Atacama e fomos lá viver a experiência com Nicolas, 7 anos, e Oliver, 4 anos (quase 5). Eu e meu marido já havíamos ido para este hotel em 2012, antes de ter filhos, e foi incrível voltar agora, 10 anos depois, com os filhos.

Atacama com Crianças

Atacama com crianças: sim ou não?

Sim, nossa viagem para o Atacama com crianças foi épica, sentimento de conquista! Mas que as expectativas estejam alinhadas: viagem com crianças não é igual viagem de adultos.

Altitude: San Pedro de Atacama está a 2.400 metros de altitude. Para vocês terem uma ideia, SP está a 760 metros de altitude. Alguns passeios são para altitudes ainda maiores, como El Tatio Geysers, a 4.320 metros de altitude. O hotel n˜ão recomenda passeios acima de 3 mil metros para crianças pequenas, porque não sabemos se sentirão bem. Meus filhos ficaram ótimos na altitude do Atacama, não sentiram nada além da secura no nariz e olhos, normal no clima seco do deserto.

Idade ideal: É difícil responder porque depende do estilo da família. O hotel está muito acostumado a receber famílias com crianças do Chile, Brasil, França, EUA. Famílias chilenas aventureiras viajam com seus filhos desde pequenos. Já para quem vai do Brasil, na minha opinião melhor as crianças terem pelo menos 5 anos para acompanharem as trilhas, terem aprendizados e lembranças desta experiência tão diferente. Para fazer os passeios de dia todo em altitudes maiores, recomendam acima de 8-10 anos.

Como chegar

San Pedro de Atacama é considerado o deserto mais alto e seco do mundo, fica na região Norte do Chile. Para chegar lá, voamos de São Paulo para Santiago (cerca de 4h de voo), de Santiago para Calama (1h50 de voo). Chegando em Calama, o transfer do hotel nos esperava – são cerca de 100km, 1h30 para chegar ao hotel.

Quando ir

As melhores épocas são sempre Outono (Abril a Junho) e Primavera (Setembro a Novembro), quando as temperaturas são mais amenas e é baixa temperada. No Atacama há grande variação de temperatura, com dias quentes e noites muito frias. A única época recomendada a ser evitada é janeiro e fevereiro, meses de verão que podem ter chuvas fortes – e se chover, vira tudo barro, não dá para fazer os passeios. Nossa viagem foi no começo de Setembro, fim do inverno e foi ótimo, estava temperatura agradável para fazer os passeios durante o dia, apesar do sol ser absurdamente forte durante o dia.

Ficamos 3 noites hospedados, foi o suficiente para uma viagem com crianças pequenas.

Onde Ficar: Tierra Atacama

Esse hotel é o que considero luxo despretensioso, para quem gosta de aventura com o máximo de conforto, comida maravilhosa, piscina com vista para o vulcão Licancabur. É minha segunda vez no Tierra Atacama, mas a primeira com crianças! 

Me contaram que depois de 2021 estão recebendo mais famílias com crianças. Tendência que já comentei, famílias em busca de tempo junto de qualidade, novas experiências, ar livre. São super kids-friendly, tem menu com itens fáceis, os guias foram todos receptivos e pacientes, tem alguns jogos na sala de estar do hotel.

São 32 quartos super espaçosos, montaram 2 camas bem confortáveis para os meninos. Adoro que cada hóspede ganha uma garrafa de água para encher e se hidratar muito.

Tierra Atacama é All Inclusive

Todos os passeios, refeições e traslados incluídos nas tarifas, além de bebidas alcoólicas da casa e não alcoólicas. Vinhos ótimos nas refeições, pisco sour no fim da tarde, uma delícia. No fim da tarde, depois do passeio, podíamos pedir empanadas, porção de fritas, é tudo incluso. As refeições são sugestões do chef, sempre uma entrada, prato principal (opção de carne, peixe e opção vegetariana) e sobremesa. O hotel é super kids-friendly, tem um menu com opções fáceis como arroz, vegetais, massa, filé de frango, de carne, caso precise.

Quando chegamos, o responsável pelos passeios faz uma reunião com cada hóspede para apresentar as opções. A escolha dos passeios é personalizada para cada família. Não costumam misturar famílias com crianças com outros adultos, já que o ritmo é diferente, então na maioria dos passeios estavam apenas nós com o guia. Todos os passeios do hotel são na van do hotel, com os melhores guias e grupos bem pequenos. Você escolhe 2 passeios por dia, ou 1 passeio longo de dia todo (não recomendado para crianças pequenas). Os passeios, em geral, são das 09 às 12h, volta para almoçar no hotel e descansar, depois das 15 às 18h, super tranquilo.

O hotel tem sempre promoções para famílias, por isso a melhor forma de saber os valores é pelo telefone deles no Brasil 0800-761-1627. Por exemplo, aqui no Atacama crianças não pagam de Julho a Setembro. Tem vezes que ganha uma noite a mais. No Tierra Patagônica e Chiloé, crianças não pagam em Abril e Outubro. Vou deixar meu link do Booking também, mas repare que normalmente ele calcula 2 quartos separados, por isso fica mais caro.

Passeios no Atacama com crianças

Lembrando que o hotel que organiza todos os passeios e estão inclusos na diária. Vamos de van, com guias experientes. Levaram assento booster para as crianças, snacks de castanhas, água e outras bebidas. Sendo uma viagem com crianças, acho super importante essa comodidade e segurança de não ter que contratar passeios a parte fora do hotel.

Dia 01 – Salar do Atacama

Nosso primeiro passeio, Salar do Atacama, um deserto de sal cercado por montanhas e vulcões, com muitos flamingos. O passeio saí do hotel às 15h e retorna às 18h. Tem 3 espécies de flamingos aqui: chileno, andino, James. Tivemos tanta sorte que nem sei… Os flamingos James estavam fazendo a dança para as fêmeas, e pelo o que entendi acontece uma vez só. Aprendemos que os flamingos se alimentam de um “bichinho” da água que vimos lá, e seu predador é a raposa. Visitamos também uma casa local, é comum terem Lhamas em casa por aqui. No caminho, pela estrada, aprendemos sobre os vulcões. Esse passeio é bem tranquilo, pouca caminhada, muito aprendizado.

Dia 02 manhã – Vallecito

Nosso primeiro passeio do dia foi para Vallecito, que aula a céu aberto! Cerca de 30 minutos até chegar no local, mesma altitude do hotel, mais ou menos 2.400 metros.-Bacana dizer que esse é um passeio alternativo que o hotel criou ao invés de levar no Valle de la Luna, onde vão centenas de turistas.

Na primeira parada a guia mostrou e explicou que a mescla de minerais criou cristais no gesso, um processo de milhares de anos. Os meninos amaram ver as pedras de gesso com cristal e brincar de empilhar. Próxima parada, um ônibus de décadas passadas abandonado, colocado pelos mineradores décadas atrás, uma solução para poderem almoçar na sombra! Hoje, virou point de foto instagramável. Meninos provaram o sabor do sal cristalizado na rocha, exploraram a antiga mineração, ouviram o som dos cristais. Vimos no mesmo local 3 cordilheiras: Cordilheira Domeyko, Cordilheira do Sal e Cordilheira dos Andes, além dos vulcões. E terminamos descobrindo que aqui ali filmado parte do Mandalorian, série do Star Wars!!

Dia 02 tarde – Quebrada Diablo

Os meninos nem queriam ir, depois não queriam voltar de tanto que gostaram. Esse passeio é uma caminhada por um cânion, fica cerca de 30 minutos do hotel. Para os adultos, há opção de fazer de bicicleta. Nós fizemos caminhada, mas achei interessante que os meninos transformaram a caminhada em parque de diversões: escalaram, exploraram, transformaram qualquer descida em escorregador, foi demais! Caminhamos (lentamente) por 1h.

Dia 03 manhã – Guatin

Assim como o passeio anterior, esse também era uma trilha, porém numa área para conhecer os cactos e chegar na cachoeira. Mais uma vez, achei que os meninos não iriam gostar e eles amaram! Por isso que eu digo, tem coisas que é difícil saber se as crianças irão gostar ou não, só indo mesmo para saber. Foi uma conquista ter feito a trilha, com certeza voltaram crianças mais confiantes e experientes.

Dia 03 tarde – Laguna Cejar

Nosso último passeio no Atacama foi para Laguna Cejar. Fomos de carro (cerca de 30 minutos do hotel), mas tem opção de ir de bike também. A água destas lagoas vem subterrânea do Cordilheira dos Andes e quando chegam ali cheias de minerais e sal que juntaram pelo caminho – é tanto sal na água que flutuamos! Mas para flutuar, precisa ter coragem de entrar na água gelada, segundo o guia, deveria estar uns 15 graus (é gelada mesmo, ainda mais que estamos no inverno). O Tierra Atacama leva toalha e roupão, o lugar é lindo e tem estrutura com chuveiro e banheiros. Apenas 1 lagoa é aberta aos turistas, as outras ficam fechadas para preservar o ambiente – e tudo isso é um aprendizado importante para as crianças também!

O que levar

Chapéu, óculos de sol, tênis de trilha, água para hidratar, muito protetor solar o tempo todo, creme hidratante para mãos, protetor labial, água termal hidratante para o rosto é um pequeno luxo maravilhoso, colírio e descongestionante nasal para driblar a secura. Para as crianças, eu leva algum snack que eles gostam de comer também

No deserto há mudança brusca de temperatura, muito calor de dia, muito frio à noite. Vista-se em camadas e sempre se protegendo do sol – mesmo no verão, as blusas de manga comprida tecnológicas, com tecido leve, geladinho e proteção UV vão regular a temperatura do corpo, não vão te esquentar, vão absorver o suor e proteger do sol. No inverno, use as blusas térmicas (segunda pele) como primeira camada e o casaco por cima. Quando esquentar, é só tirar o casaco.


Veja todos os posts de viagens internacionais clicando aqui.

Viagem realizada em Setembro de 2022, Nicolas com 7 anos e Oliver com 4 ano, a convite do Tierra Atacama. Para valores, ligue no 0800 do hotel no Brasil (0800-761-1627), ou com sua agência de viagens. Minha agência de viagens é a Infinite Turismo.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE