BATIZADO: Mandrião, festa, presentes e lembrancinhas
Quando o pequeno George, filho do príncipe William e de Kate Middleton foi batizado, no dia 23 de outubro de 2013, com recém-completados três meses, seu traje gerou polêmica na internet. Muitos desavisados criticaram o fato do pequeno ter comparecido à cerimônia usando um ‘vestido’. O tal ‘vestido’ era, na verdade, o mandrião, uma clássica vestimenta que é usada no batismo. Apesar de ter ficado sumida por um tempo no Brasil, existe uma tendência de resgate de tal tradição. A família real segue tal protocolo desde 1871, quando a rainha Vitória encomendou o traje para a sua filha mais velha, também chamada Vitória. O príncipe William, por exemplo, usou o mesmo mandrião do seu pai, Charles, e, por conta do desgaste da peça, George usou uma réplica, em 2013. Neste ano, no dia 5 de julho, a pequena Charlotte apareceu com a mesma vestimenta usada pelo irmão em seu batizado.
A polêmica foi criada justamente por pessoas que não sabiam que o mandrião é uma peça unissex, que pode ser usada tanto por meninas quanto por meninos. Não existe uma regra para os moldes de tal roupa, no entanto, a saia é bem longa, o que traz um certo charme à ocasião. A cor costuma ser branca – pois o tom expressa pureza e representa o elo entre o Sagrado e a criança. A poesia do uso de tal peça é justamente o fato dela ser passada de geração em geração e muitos ainda adicionam um toque extra: bordam o nome de todos os membros que utilizaram o item, na sua barra.
SOBRE A FESTA DE COMEMORAÇÃO
Normalmente, a ocasião é mais intimista e envolve somente amigos bem próximos e familiares. A celebração costuma acontecer logo após o batizado na Igreja e, por isso, a escolha do que fazer depende do horário marcado para a benção. Se o horário marcado for bem cedo, recomenda-se um café da manhã ou brunch. Optando pelo primeiro, vale apostar em bolos, geleias, frios, frutas, sucos e, no caso do brunch, entram até algumas comidinhas mais com cara de almoço, como saladas, tortas, quiches salgadas e até sobremesas.
No caso de almoço, a refeição pode ser servida na casa dos pais, de um parente próximo ou em um restaurante (neste caso, os pais ou padrinhos costumam pagar para os convidados). Muitas vezes, os padrinhos ou os avós oferecem o almoço em suas casas. Não existe regra para o cardápio, ele varia de acordo com a vontade dos envolvidos. Enquanto alguns optam por chamar buffets especializados, outros preferem colocar a mão na massa. Os batizados que acontecem depois do almoço podem ser seguidos de um lanche da tarde, nesse caso, o cardápio pode seguir o mesmo estilo do brunch e do café da manhã, com salgados, sanduiches, cafés, sucos. A decoração não precisa ser muito elaborada ou ter um tema, caso não ache necessário. Apostar em elegantes arranjos de flores brancas ou bem clarinhos para enfeitar a casa e a mesa costuma ser uma saída prática e eficiente.
SOBRE OS PRESENTES (AOS CONVIDADOS)
Aos que são convidados do batizado, é de bom tom sempre presentear. Se você não é religioso, uma sugestão é escolher um brinquedo, um móbile, um CD com músicas ou uma roupinha. Os bem próximos (o que inclui padrinho e madrinha) costumam optar por joias, como pulseirinhas, medalhinhas (muitas vezes usadas no berço), correntinhas com figuras religiosas e/ou o nome da criança gravado, terços e escapulários.
SOBRE AS LEMBRANCINHAS (AOS ORGANIZADORES)
É simpático oferecer aos convidados lembrancinhas que serão capazes de eternizar – ou ao menos prolongar – a memória de tal data tão especial. Elas funcionam como um simbólico ‘obrigada por estar presente neste momento da vida do pequeno’. Existem diversos modelos diferentes e, na maioria dos casos, eles costumam carregar, mesmo que sutilmente, motivos religiosos. Entre estes, estão mini terços, vidrinhos personalizados com água benta, velas e anjinhos. Para aqueles que adoram as lembrancinhas comestíveis, elas podem ser personalizadas e trazer o tema no embrulho ou mesmo nos docinhos, como, por exemplo, biscoitos personalizados, docinhos trabalhados com temas ou mesmo dentro de caixinhas estampadas com os motivos do batizado. O ‘ bem batizado’ também está cada vez mais popular. Nessa hora, vale abusar da criatividade e ver qual opção, entre as muitas que existem, mais agrada.