Como engordar o seu leite

Amamentar exclusivamente e em livre demanda até os 6 meses é a melhor maneira de nutrir o seu filho, isso já estamos carecas de saber. Já sabemos também que o “final do leite” – chamado leite posterioré mais rico em gorduras, portanto, “engorda” mais o bebê, isso quer dizer que ele deve mamar até esvaziar a mama, chegando naquele leite mais amarelo e denso.

Sabemos também que tudo o que ingerimos é usado para compor o nosso leite, e podemos gerar mudanças sutis em seu sabor e odor dependendo do que comemos!

Agora o que pouco se sabe é que o excesso de doces e açúcares não “engorda” leite e nem aumenta sua produção (a não ser, talvez, pela liberação de serotonina na mãe – neurotransmissor do bom humor – que pode relaxar a mulher e contribuir para o aumento de leite – mas por estar relaxada).

Se você quer e/ou precisa oferecer um leite mais gordinho para o seu filhote, uma das estratégias que você tem é investir em uma alimentação rica em gorduras mono e poli-insaturadas! Essas sim mudam a densidade calórica e melhoram a qualidade do leite materno!

Alimentos como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias, amendoim etc), açaí, chocolate amargo, abacate, azeite, peixes como atum, bacalhau, salmão, sardinha e atum, semente de chia e quinua são ótimas opções.

Incluir esses alimentos no seu dia a dia favorece um leite nutricionalmente mais rico e atua não só no ganho de peso do bebê, mas otimizando a sua formação cerebral e celular.

Aqui vão algumas sugestões de como introduzir esses alimentos na sua rotina:

– Abacate: vitamina de abacate (a minha dica é bater o abacate no leite de vaca ou vegetal, mas para adoçar, adicione uma banana bem madura) ou guacamole no pão, ou abacate com cacau e mel.

– Oleaginosas: castanhas e nozes como lanche da manhã/tarde/ceia, salpicadas no iogurte ou na salada.

– Açaí: na forma de suco ou na tigela com frutas.

– Chocolate amargo: esse a mulherada gosta mesmo é sozinho!

– Peixes (citados acima): no almoço e/ou jantar, cozidos, grelhados, assados. Você pode até fazer um salmão com crosta de castanha do pará (processe a castanha, misture gema de ovo e aveia, passe no salmão temperado com alho, sal, pimenta e limão e asse no papel manteiga).

– Azeite: em saladas e para cozinhar. Ou no pão, como uma manteiguinha.

– Semente de chia: em iogurtes e sucos.

– Quinua: em saladas, no lugar do arroz, na forma de leite de quinua.

Nos próximos posts, receitas rápidas e práticas com o azeite, o abacate e a quinua!

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE