Como escolher a escola infantil | 10 dicas importantes
Outro dia conversando com estrangeiros, ouvi um comentário interessante de que essa questão de como escolher escola infantil nem chega a ser um ponto de conversa importante, já que em geral vão para escola público mais perto de casa – tanto na Europa como EUA. Bem diferente da realidade do Brasil, com discrepância enorme entre escolas e tantas metodologias que existem hoje. E sim, a escolha da escola infantil é muito importante, são os anos de formação da personalidade da criança, são a base de tudo.
10 dicas sobre como escolher a escola infantil
Individualidade da criança: Na primeira infância, a identidade da criança está em formação. Portanto, como a instituição irá respeitar a formação da identidade de cada indivíduo no ambiente coletivo é a melhor questão para perguntar ao visitar as escolas.
A criança está descobrindo quem é e o que quer. Então, escolas com ‘set de regras’ muito rígidos nessa fase moldam a forma como se constroí a identidade. (Sugestão: na visita à escola, pergunte como o local cuida da identidade individual da criança em formação).
Área verde: criança precisa de espaço para brincar, correr, explorar. Precisa do contato com a natureza que não temos oportunidade de ter. Principalmente para quem vive em apartamentos pequenos. Contato com pequenos animais, chão de terra, tanque de areia, horta, área verde.
Numa era em que cada vez mais a tecnologia faz parte do nosso dia, manter a criança conectada à natureza é fundamental. (Sugestão: na visita à escola, pergunte sobre o tempo em que as crianças passam dentro da sala e o tempo em atividades fora da sala, ao ar livre, no pátio).
Localização: para alguns pais, esse é o item mais importante, principalmente em grandes metrópoles com trânsito. Afinal, não faz sentido perder tanto tempo com a criança no carro para ir e vir, especialmente durante a primeira infância. Comece a visitar escolas perto da sua casa e vá expandindo até achar a ideal.
Foco em brincar: na primeira infância, brincar é o caminho genuíno para aprender e formar-se como sujeito autônomo e social. Entenda que aquisição de conhecimento técnico ou qualquer exigência é nula nesta fase. As crianças desenvolvem suas competências corporais e individuais brincando. Sugestão: Pergunte sobre as brincadeiras livres e dirigidas.
Fuja de qualquer aceleração de experiências, pré-alfabetização, competição. Aliás, essa é uma ansiedade dos pais que tem atrapalhado o desenvolvimento genuíno das crianças. Criança precisa brincar e, hoje, as escolas infantis desempenham esse papel, já que, antigamente, as crianças tinham mais possibilidade de brincar livre na rua e praças.
Eu me encanto pelas escolas com espaço criativo para brincar, brinquedos de madeira, espaços lúdicos sempre renovados para despertar novas atenções, brinquedos que possa escalar, tanque de área.
Sem apostilas: acho simplesmente bizarro ter apostilas para crianças na primeira infância. Pelo o que conversei com alguns pais e escolas, acabou se tornando uma ferramenta muito mais para agradar aos pais, que querem sentir que a escola está “educando” seus filhos. Se a escola não tem apostila, acham o ensino fraco. Inversão de valores…
Para mim, se a escola segue apostilas prontas, simplesmente não estão respeitando o item 1, da construção da individualização. Não estão prestando atenção nos projetos, temas e questões que cada indivíduo e turma trazem para o dia a dia em escola.
Diversidade e inclusão: em pleno terceiro milênio, num mundo globalizado, se a escola não está aberta à diversidade, para atender crianças com necessidades especiais, não serve para cuidar de nossos filhos. Porque, hoje, uma das maiores competências do mundo é empatia. E se não aprendemos desde criança a compreender a necessidade do outro, que triste o adulto se tornará. (Sugestão: na visita à escola, pergunte como a escola recebe alunos com necessidades especiais).
Alimentação balanceada: não é um assunto ainda prioridade para todas as famílias, mas sem dúvidas foi prioridade na minha decisão de escolha da escola. Em algumas escolas são os pais quem enviam o lanche. Em outras, é fornecido pela escola. Neste segundo caso, peça para visitar a cozinha, veja o cardápio, converse com a nutricionista da escola.
Na primeira infância, a base da alimentação é formada. Lógico que o mais importante é o exemplo que se dá em casa. Mas, muitas vezes a criança vai ficar o dia inteiro na escola – com lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Então, é importante avaliar. Evitar consumo excessivo de industrializados. (Sugestão: na visita à escola, peça para ver o cardápio mensal do lanche/refeições e visite a cozinha).
Parceria escola-família: valores de vida se aprende em casa, e não na escola. Contudo, é importante que a escola esteja alinhada com seu estilo de vida e os valores que você acredita. É importante também que a criança entenda que você gosta daquele ambiente.
(Sugestão: na visita à escola, pergunte como é a comunicação entre escola e famílias – se além da agenda do aluno ou app, há momentos que a mãe possa conversar com a professora, se há reuniões individuais ou somente coletivas).
Converse com outros pais da creche/ escola: sempre bom saber a opinião de quem já tem filhos na escola e saber um pouco mais do dia a dia, lembrando sempre que as pessoas tem valores e crençAs diferentes, e portanto é normal terem opiniões diferentes.
Como a escola têm se atualizado no mundo dinâmico: depois de 2020, quando do dia para a noite as escolas tiveram que se reinventar e adaptar o ensino online e híbrido, e considerando que o mundo tem mudanças numa velocidade cada vez mais rápida, como a escola se atualizada às novas tecnlogias e novos tempos? Como foi a conduta da escola no protocolos de segurança, na aquisição de tecnlogias, no treinamento de professores?
E para você, como foi escolher a escola infantil?
Veja também o post quando colocar o filho na escola?