Como organizar o quarto do bebê

Com a chegada de um bebê, muitas mudanças acontecem e, por isso, a organização é essencial para que tudo fique mais fácil, prático e acessível para todos que irão se dividir nos cuidados com o novo membro da família. Neste post você vai aprender sobre como organizar o quarto do bebê.

Estando tudo ao alcance e devidamente identificado, todos sabem aonde está cada item e todos podem ajudar a recém-mamãe, que precisa descansar, tomar um bom banho e se alimentar adequadamente.

O ideal é que sejam organizadas as roupinhas de recém-nascido até 6 meses e que sejam categorizadas por tamanho e por modelo. Desta forma, as gavetas e os armários não ficam muito cheios, há visualização de todos os itens do enxoval para esta faixa etária e, assim, tudo pode ser utilizado sem ser esquecido. É muito comum, principalmente no primeiro filho, roupas de bebê serem guardadas e esquecidas por não estarem a mão.

As roupas a partir de 9 meses podem ser guardadas no armário, em caixas identificadas. Lembrando que, ao retirar as roupas de recém-nascido da cômoda, por exemplo, as roupas de 9 meses devem ser organizadas na cômoda para que sejam usadas em breve. Consequentemente, as roupas que não cabem mais podem ir para a caixa das roupas maiores, que foram guardadas na cômoda, e deixadas no armário.

 COMO ORGANIZAR A CÔMODA

Na 1ª gaveta:

Fraldas e pomadas de assadura;
Remédios mais utilizados (analgésicos, antitérmicos, termômetro, antigases);
Cortador de unhas e lixa;
Paninhos de boca e fraldinhas de pano;
Chupetas.

Nas gavetas seguintes, organizar as roupinhas de recém-nascido, 3 meses e 6 meses, seguindo uma ordem por cada fileira. Por exemplo:
Bodies de manga curta;
Bodies de manga longa;
Calças.

 NÃO TENHO CÔMODA! E AGORA?

Se não houver cômoda e as roupas forem ficar guardadas no armário, as gavetas podem ser utilizadas, desde que o enxoval esteja categorizado por tamanho e por modelo. Facilita e muito a dinâmica do dia a dia e a manutenção da organização.

 O QUE PENDURAR E O QUE DOBRAR?

Para saber o que fica pendurado e o que fica dobrado, basta pensar que o que for volumoso, difícil de ser mantido dobrado e fácil de amassar deve ser pendurado.

Desta forma, por exemplo, saias e casacos volumosos, jardineiras, vestidos e camisas sociais devem ser pendurados. Se não houver espaço nas gavetas, as camisas polo também podem ser penduradas.

Macacões de 0-3 meses também podem ser pendurados, porque há diferença de comprimento entre os modelos. Assim você sabe quais são os menores para usar antes – desde que estejam pendurados em cabides iguais para conseguir visualizar certinho os menores no comprimento.

 SAPATOS

Os sapatos ficam guardados no armário.

Caso não haja uma sapateira no armário do quarto do bebê, os sapatos podem ser acomodados embaixo das roupas penduradas. Utilize prateleiras para ganhar espaço (facilmente encontradas em lojas de organização e em grandes lojas de materiais de construção).

As meias podem ser organizadas em colmeias tamanho baby. Ficam fáceis de serem pegas e melhor acomodadas, já que não ficam escorregando dentro das gavetas. Podem ficar com os sapatos ou na primeira gaveta da cômoda.

 ROUPARIA E ESTOQUE DE FRALDAS

O estoque de fraldas e a rouparia do bebê devem ficar guardados no armário.
Cada jogo de lençol deve ser dobrado em conjunto (lençol de elástico, lençol de cobrir e a fronha).

Espero que essas dicas ajudem bastante quem precisa organizar o quarto do bebê que está para chegar!

Este post foi escrito pela Mariana Caratori, da empresa Organizado Lar, especialista em organização do quarto do bebê e organização residencial. Saiba mais no site: organizadolar.com.br

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE