Dicas de Bariloche com crianças 2023

Eu te ajudo a planejar com dicas de Bariloche com crianças para suas férias de inverno! Este post é pensando para as famílias que já tem voo e hotéis definidos e agora buscam por dicas de passeios, restaurantes e principalmente, como evitar perrengues com crianças! Destino com uma paisagem espetacular, com as montanhas dos Andes como pano de fundo, cercada por lagos cristalinos, como o Lago Nahuel Huapi e florestas densas, mescla natureza deslumbrante, neve no inverno, infraestrutura de cidade com influência europeia e estilo alpino.

Bariloche costuma ser o primeiro destino de neve de muitos brasileiros, por ser perto do Brasil, poucas horas de voo mesmo com escala em Buenos Aires. Há voos sem escalas na alta temporada, mas devem ser reservados com antecedência para conseguir bons preços – a demanda é muito alta em Julho para Bariloche.

Dicas de Bariloche com crianças 2023

Eu já fui para Bariloche, porém muitos anos atrás, em 1990! Me lembro com carinho de muitos passeios, dessa foto com o São Bernardo, de subir no Cerro Otto e restaurante giratório, de andar na Rua Mitre, do passeio de barco até Bosque de Arrayanes e de fazer esqui-bunda! Este guia foi preparado com dicas de quem mora em Bariloche, agências e minhas pesquisas.

Eu e minha família em Bariloche, em 1990

Como evitar perrengues

Alinhe expectativas, a cidade é um destino turístico com alta demanda nas férias de Julho. Pensei em alguns pontos para você se planejar:

Deslocamento na cidade: saiba que a quantidade de táxi/ uber na cidade não dá conta de atender a alta demanda das férias, não é aconselhável viajar contando só com essa opção, é comum esperar por muito tempo para conseguir um carro e virar um perrengue com crianças. Alugar carro é recomendado para quem já tem experiência de dirigir na neve, caso seja seu caso, já faça a reserva de carro antes de ir. A solução: já ir com transfer aeroporto-hotel-aeroporto e passeios planejados (alguns passeios oferecem opção de transfer), um hotel bem localizado na cidade e com transfer para a montanha de neve.

Câmbio de dinheiro, câmbio blue: para entender o câmbio blue, o qual torna o peso interessante para nós brasileiros, leia este excelente post do blog Viaje na Viagem. Fazer o câmbio pode virar uma missão impossível se você não souber onde fazer. O mais comum é fazer o câmbio blue numa casa da Western Union, porém esteja preparada para possíveis filas, já veja antes no google maps onde tem a mais próxima do seu hotel.

Faça reserva de passeios e restaurantes antes de ir. Planejamento é tudo! Perguntei para quem mora na cidade e me confirmaram que os restaurantes disputados, o ideal é ir com reserva. Na lista de restaurantes abaixo mencionei quais não aceitam reservas e quais aceitam.

Se você deseja fazer alguma de ski, planeje já reservar as aulas/ professores antes de ir. Procure no google, peça recomendação para quem já foi, no seu hotel ou agência de viagens. Com a alta demanda, pode ser difícil conseguir disponibilidade na hora que você quiser. Uma sugestão para as crianças que vão aprender a esquiar é o Winter Park,  parte do Cerro Piedras Blancas, lá tem escola de ski e 3 pistas básicas.

Use a roupa certa de inverno! Eu te ajudo a planejar a mala de viagem para destino de neve neste post aqui! Um erro muito comum dos brasileiros é usar 3 meias para esquentar os pés, por exemplo – não funciona e fica super desconfortável, você vai precisar de meias térmicas!

Passeios – dicas de Bariloche com criancas

Piedras Blancas

Perfeito para primeiro passeio, essa é uma das melhores dicas de Bariloche com crianças, fica apenas 5km do centro da cidade e lá você encontrará várias atividades na neve para brincar em família: cinco pistas de esquibunda (trineos) e dois teleféricos que dão acesso às pistas, são 3000 metros de pistas exclusivas para esquibunda! Tem também uma pista de 1000 metros exclusiva para tubing (boia de neve). É praticamente um parque de diversões na neve, além do esquibunda, você pode passear no teleférico para ver a vista, fazer um snow safari em moto de neve. Veja o site completo em português.

Winter Park Bariloche

Bem de frente ao Cerro Piedras Blancas você vai encontrar o Winter Park Bariloche e esse é considerado o melhor lugar para aprender a esquiar! Pensando nas famílias com crianças pequenas que irão ver neve e esquiar pela primeira vez, aqui tem 3 pistas de iniciantes e aulas para iniciantes, melhor começar por um lugar menor do que na mais cheia Carro Catedral.

Cerro Catedral Alta Patagonia

A principal estação de esqui em Bariloche tem 53 pistas de ski, sendo 6 pistas para iniciantes, e 38 teleféricos, tendo opções tanto para esquiadores como para quem só quer subir na montanha. Cerro Catedral fica a 19Km do centro de Bariloche, verifique se o seu hotel tem translado até lá (alguns hotéis tem) ou se vale a pena contratar o translado com agências locais. Se você nunca esquiou antes, lá tem escolas de esqui e kids club para crianças a partir de 3 anos. Mas se o seu objetivo não é esquiar e sim brincar na neve, lá também é o local certo: pegue o teleférico até o topo da montanha e terá opções de trenó ou boia de neve, esquibunda, ou reserve uma excursão em motos de neve. O local tem bastante infraestrutura, por isso costuma ser uma passeio de dia inteiro: restaurantes, lojinhas, aluguel de roupa, centro médico.

Centro Cívico e Calle Mitre

Centro cívico foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1987 e é onde fica a Câmara municipal e praça principal de Bariloche, de frente para o Lago Nahuel Huapi, com arquitetura inspirada nos Alpes e um museu – tenha dinheiro fácil para pagar as fotos das crianças junto com os cães São Bernardo que ficam por ali. A Calle Mitre foi a primeira rua de Bariloche, a primeira asfaltada e é onde você vai gostar de passar para ver as lojinhas, comprar chocolate na Mamuschka, Abuela Goye e Rapa Nui.

Isla Victoria y Bosque de Arrayanes

Viagem com crianças na neve, é bom fazer uma mescla com passeios contemplativos. O passeio para Isla Victoria e Bosque de Arrayanes é o passeio contemplativo mais procurado, o Bosque de Arrayanes foi inspiração de Walt Disney para o bosque de Bambi, eu fui quando tinha 12 anos e lembro até hoje deste passeio! É um passeio de meio dia, envolve caminhadas leves, parte do Puerto Pañuelo. Site do passeio.

Circuito Chico

Passeio clássico e tradicional, é como um city tour para conhecer os arredores de Bariloche. Recomendado fazer no primeiro ou primeiros dias, para se situar no lugar. Em geral as paradas clássicas são: Cerro Campanário, Punto Panorámico, Capela de San Eduardo, Hotel Llao Llao e Fábrica de Rosa Mosqueta. Pode haver outras paradas extras conforme o guia ou agência do passeio. Cerro Campanário é a principal parada, você pode subir de teleférico para uma das vistas mais lindas da viagem. Você pode contratar um passeio particular, apesar do preço mais caro, ou ir em excursão em grupo, lembrando que na alta temporada é comum ter muita fila para subir no teleférico em Cerro Campanário.

Teleférico do Cerro Otto

Passeio tradicional inaugurado em 1980, a subida dura 12 minutos, em gôndolas/cabines panorâmicas totalmente fechadas. lá em cima, a 1.405 metros de altura acima do nível do mar, tem a famosa confeitaria giratória, a qual gira num raio de 360° em duas velocidades pré estabelecidas e quase imperceptíveis. Tem o Funicular Otto, dá para fazer caminhadas com raquetes para neve ou esqui-bunda!

Visitar o Museu do Chocolate em Bariloche

Fenoglio foi o primeiro fundador de confeitaria e loja de chocolates em Bariloche, adquirida na década de 70 pela Havanna, a qual montou a fábrica na propriedade de Fenoglio e hoje é o Havanna Museo del Chocolate. É um passeio bem didático sobre a história do chocolate, dá para ver um pouco da fábrica, dura cerca de 30 minutos. Como é mais didático e sobre a história do chocolate e da marca, não necessariamente é um passeio sucesso com as crianças, mas pode ser opção rápida se estiver por perto ou estiver chovendo.

La Cueva

Este é um passeio turístico que pode ser uma experiência diferente. Fica no Cerro Catedral e combina passeios em motos de neve e quadriciclos com uma proposta gastronômica exclusiva de qualidade. Natureza, floresta, aventura, gastronomia. Tem opções de horários de manhã, tarde e noite. Para maiores de 6 anos. Informações e reservas aqui.

El Refugio de Arelauquen

Assim como a dica acima, é uma experiência de passeio em moto de neve com refeição, dura cerca de 3h. Incluí transfer de ida e volta desde o hotel, passeio em Land Rovers Defenders até a base das motas, passeio em moto de neve, fondue de queijo, chocolate e bebidas. Reabertura 20/06/23 até 15/09/2023, já recebendo reservas. Valores e reservas aqui.

Além destes, é possível fazer passeios de dia inteiro pelas proximidades:

Villa la Angostura e Cerro Bayo

San Martin de los Andres por 7 lagos

Restaurantes

Lista de sugestões de restaurantes que mesclam os famosos, tradicionais e clássicos com sugestões de moradores locais.

El Boliche de Alberto – um dos mais famosos e tradicionais restaurantes de carne desde 1990, com pratos bem servidos.

El Mallin – cozinha inspirada na Patagônia num cenários cheio de antiguidades. Faz reserva por Whatsapp +54 9 2944616099

Familia Weiss – ambiente rústico, um dos mais famosos. Não faz reserva, é por ordem de chegada.

Cerveceria Gilbert – fábrica de cerveja artesanal e restaurante de montanha. Programação de música ao vivo e horários no insta @cerveceria.gilbert. Reservas por whatsapp +54 9 294 445492

Restaurante El Patacon – restaurante especializado em carnes, mas com menu diverso, em frente ao lago Nahuel Huapi, é bem concorrido para almoço ou jantar com vista para o Lago e as Cordilheiras, recomenda-se fazer reserva por Whatsapp +54 9 294 4679612

Anima Restaurante – com selo de Traveller Choice em 2022, como um dos 5 melhores de Bariloche, ambiente e comida mais contemporânea. Restaurante pequeno de poucas mesas, deve-se fazer reserva por Whatsapp +54 9 2944598900

La Fonda del Tío – restaurante simples, econômico, frequentado por locais e comida super bem avaliada, especialmente a milanesa à napolitana. Tem massas e pratos rápidos. Não faz reserva, é por ordem de chegada. Localizado na turística Rua Mitre.

La Marmite – restaurante suíço de Fondue, localizado na Rua Mitre, onde estão vários hotéis e restaurantes. Não faz reserva, é por ordem de chegada.

Almado Bariloche – um vistabar com restaurante. Bar com vista linda, bons drinks e comida. Reservas por Whatsapp +54 9 2944667007

Lupino Bakery – entre as melhores padaria de Bariloche, criada por uma francesa, se define como “fermento e vinho”. Durante a noite serve pizza e vinho.

Fauna Helados – sorveteria recomendada, sorvetes feitos com frutos da Patagônia.

La Dulciteca – doceria e padaria bem recomendada na Rua Mitre.


Para ver as dicas completas de Buenos Aires com crianças, clique aqui.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE