Dicas para mala de viagem para neve das crianças
Vai viajar para neve, resort de ski? Veja abaixo as dicas para mala de viagem para neve das crianças. É uma mala que assusta para quem não tem experiência com destinos de neve e frio rigoroso, mas te conto: é uma mala muito mais compacta do que você imagina!
Não cometa este erro
Nós que moramos em país tropical fomos acostumadas a usar moletom e malha de lã nos dias frios, não é mesmo? Pois essas são as peças que não funcionam para o frio de verdade e ocupam muito espaço na mala. Não cometa esse erro de levar muitos moletons e malhas de lã grossas ocupando espaço da sua mala, elas não promovem a regulagem térmica do corpo, se você usar uma monte de moletons e malhas de lã, continuará passando frio quando estiver ao ar livre, e calor quando estiver dentro de algum ambiente, já que nestes lugares em geral são todos aquecidos. Uma ou outra peça para usar no ambiente interno de um resort de ski, como para ir jantar no hotel, é suficiente.
Importante lembrar que camiseta de algodão não promove a regulagem térmica do corpo, também não deve ser usada por baixo das roupas, ela não irá aquecer as crianças – exceto se dentro de algum ambiente for muito quente e quiser ficar de camiseta.
Algumas pessoas já comentaram comigo sobre vestir 3 meias. Deve ser super desconfortável, fora a “trabalheira”. Tenha a peça certa, como uma meia térmica.
Não é sobre vestir um monte de roupas, perder a mobilidade e continuar passando frio, é sobre a roupa certa. Também não é sobre quantidade de looks, mala para viagem de neve é muito mais funcional do que sobre variedade de looks.
Leve as peças certas
No frio rigoroso, especialmente neve, as roupas são funcionais e as pessoas se vestem por camadas. As dicas para mala de viagem para neve são ter peças assim:
Blusa térmica da Babydoo Calça térmica da Babydoo
1ª camada: a peça segunda pele ou chamada de térmica, justa ao corpo, faz a regulagem da temperatura corporal. Vista uma blusa segunda pele (e calça, se quiser) antes de tudo. Existem blusas e calças segunda pele de qualidade e gramatura diferentes, finas, grossas. Não são aquelas parecendo meia calça, dê preferência para as peças que tem o avesso peluciado/ flanelado. Essas peças são curinga, são o que as crianças (e você) mais irão usar, tanto por baixo da roupa de ski, como peça principal. O bom é que essas peças têm secagem rápida. Criança não costuma suar, mas se sujar e precisar lavar no chuveiro, na manhã seguinte já está seca. 2 ou 3 conjuntos de térmicas para viagem é o suficiente.
2ª camada: a peça que vai reter o aquecimento. Dê preferência fleece ou soft, polar.
3ª camada: a peça que protege das ações externas como vento, chuva ou neve. Casaco corta-vento, casaco acolchoado, capa de chuva, por exemplo. Por fim, gorro, luvas e meias para aquecer as extremidades do corpo.
Você sabe a diferença entre casaco de frio X casaco de esquiar?
Casaco de frio Casaco de Neve
O casaco de esquiar não é apenas um casaco de frio, ele é funcional para quem irá passar o dia na neve. São roupas criadas com tecido que tenha impermeabilidade, respirabilidade e isolamento térmico. São peças que tem elástico ou ajuste com velcro interno na barra, mangas e capuz, para ajustar e não entrar vento. Tem bolsos externos e internos para levar tudo o que será preciso para uso na montanha (documento, passe de ski, celular, protetor labial, protetor solar, guardar as luvas). Alguns tem inclusive um paninho preso para limpar a lente do óculos de ski e ganchinho para prender as luvas e não perder.
Ajuste de cintura Bolso interno para guardar óculos de neve Bolso com ajuste e para prender luvas Manga dupla para aquecer mão Bolso interno para documentos Capuz com ajuste de elástico e removível
Comprar, alugar, pedir emprestado?
Verifique antes se o resort de neve que você irá tem roupas de ski para alugar. A maioria não tem, você deve levar as roupas! No resort só alugam a bota, ski e capacete.
Peça emprestado para quem tem, isso é um consumo consciente e prolonga a utilidade da roupa. Se for comprar, especialmente para crianças que perdem a roupa de um ano para outro, olhe antes em sites de segundão mão como Enjoei.
Outra opção bem interessante e recente no Brasil é o aluguel de roupas de Ski. Tem várias empresas alugando roupa de ski, tanto de mulher, homem ou crianças, inclusive Moon boot e acessórios. Algumas empresas: BoBags, Dress&Go, Closet do Ski e Linda Neve.
Os itens essenciais para não esquecer
2 ou 3 conjuntos de roupa segunda pele.
1 agasalho fleece com zíper para usar como segunda camada no ski, caso sua jaqueta de ski não tenha (algumas jaquetas são 2 em 1).
1 jaqueta impermeável para esquiar.
1 calça impermeável para esquiar.
1 casaco de frio para passear, se for o caso.
Roupas casuais para usar dentro do resort (como calça de moletom e agasalho ou sweater fino).
1 ou 2 pijamas.
Roupa de piscina + chinelos.
Bota de neve/frio para passear.
Gorro e/ou protetor de orelha térmico
Cachecol/ Bandana tubular para aquecer o pescoço/ balaclava
Luvas de Neve impermeáveis. Lucas térmicas, para usar quando não estiver esquiando.
Óculos de Neve.
Roupa íntima.
Meias comuns e meia térmica.
Como caber tudo na mala
A “estratégia” que eu fiz foi usar os sacos à vácuo para reduzir o volume nas malas. Estes sacos são vendidos facilmente online (só digitar no google ou marketplaces) e normalmente precisam de aspirador para sugar todo ar, comprimindo o volume. No hotel, na hora de voltar, você pode pedir o aspirador emprestado para governança ou usar uma bombinha de sugar o ar que vem junto com alguns sacos à vácuo, ou ainda simplesmente ir enrolando o saco, expulsando todo ar dentro dele. Deu super certo, é possível viajar com mala super compacta!
Antes Depois
Dicas para mala de viagem para neve das crianças – Onde encontrar
Onde encontrar essas peças: aqui no blog tenho parceria com a marca especialista em roupas de frio Babydoo e cupom de 6% de desconto, VESTIDADEMAE6. São de lá as blusas e calças segunda pele dos meus filhos e minhas também, as melhores que já tivemos.
Veja mais aqui sobre como vestir as crianças para o frio.