Introdução Alimentar | Alergias

Natália Vignoli é nutricionista, mamãe da Letícia e colaboradora do blog com suas dicas de nutrição para grávidas, mamães, bebês e crianças.

As alergias alimentares são quaisquer reações adversas aos alimentos ou aditivos alimentares. Podem apresentar sintomas respiratórios, cutâneos – como dermatites e manchas – cólicas ou alteração nas fezes. O mais comum entre as crianças são as dermatites atópicas, as famosas “bolinhas na pele”.

Entre as alergias alimentares mais comuns, temos a alergia a proteína do leite de vaca, ovo, trigo e soja, as quais costumam desaparecer após o segundo ano de vida. Já as alergias as castanhas, amendoim, nozes e frutos do mar costumam acompanhar a criança durante toda a vida.

Aqui, vale salientar que a intolerância a lactose é diferente da chamada alergia a proteína do leite de vaca. A primeira não se trata de uma alergia, mas da ausência parcial ou total de uma enzima – lactase – que digere o açúcar do leite; nesse caso, produtos sem lactose, resolvem o problema, não sendo necessária a exclusão do grupo alimentar.

Já a alergia a proteína do leite de vaca diz respeito à proteína presente no leite, sendo assim, mesmo produtos “Lactose zero” geram alergia. O ideal nesse caso é a exclusão total do grupo de lácteos da dieta.

Uma vez diagnosticada a alergia alimentar, a conduta nutricional é a dieta de exclusão, a qual é realizada com um número limitado de alimentos e seguindo por até 6 semanas de restrição alimentar. Quando a alergia é descoberta ainda em fase de aleitamento, o ideal é que sejam excluídos os alimentos causadores de alergia da dieta materna, para que a amamentação possa prosseguir.

Já na fase de introdução alimentar, os alimentos oferecidos ao bebê devem ser selecionados e a família informada e consciente. Adicionalmente, algumas alternativas podem ser feitas para melhora da parede intestinal, como administração de probióticos, por exemplo.

Na descoberta de algum indício de alergia, vale a visita ao gastropediatra e a nutricionista, que irá orientar a melhor alternativa dietética para cada caso.

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE