Os 4 Q´s da Alimentação Infantil na Prática!
Por: Natália Vignoli
Nos últimos 2 posts conversamos sobre os Q´s da alimentação infantil, enfatizando a qualidade, quantidade, quando comer e a importância das refeições em família. Depois de toda teoria, vamos para a prática!
O café da manhã é a nossa principal refeição, desperta nosso metabolismo para o dia! Devemos optar por proteínas fontes de cálcio, carboidratos e frutas.
Os carboidratos inteligentes para o café da manhã da criançada são as bisnaguinhas integrais, pão de forma integral e de grãos, cereal matinal sem açúcar, aveia, granola, tapioca e frutas secas. Sim, o seu filho já pode e deve comer alimentos fontes de carboidrato integral!
As proteínas ricas em cálcio são os queijos cremosos, queijos brancos, leite de vaca, de soja, de amêndoa, iogurtes e tofu. Uma alternativa é temperar o tofu com um pouco de azeite e ervas, fica um patê delicioso, riquíssimo em proteínas e cálcio, mas quase nulo em colesterol!
As frutas vêm de todas as formas: picadas, inteiras, batidas com leite e iogurte ou como sucos!
Na lancheira também entram alimentos saudáveis e saborosos, assim seu filho evita as guloseimas da cantina. Pães coloridos (de beterraba, cenoura, espinafre) são boas opções! Varie e inove nos recheios, você pode misturar legumes ralados (cenoura, abobrinha) com pastas de queijo, por exemplo.
Inclua sempre 1 ou 2 frutas e escolha as opções mais resistentes, como maçã, pêra, banana. Você ainda pode misturar essas frutas com cereais, aveia, granola, mel e iogurte.
Mas se seu filho adora uma bolachinha e um bolinho, ofereça opções integrais e ricas em fibras! Hoje temos inúmeras opções e, de quebra, já vem em porções individuais, facilitando a nossa vida!
Outra dica bacana é deixar o suco de caixinha (sem conservantes!) no congelador, assim quando for montar o lanche, além de ter um suco fresquinho para o momento do consumo, ele vai ajuda a manter os demais alimentos “refrigerados”, principalmente os queijos e iogurtes!
No almoço e no jantar lance mão do nosso tradicional arroz e feijão!
Para variar essa mistura brasileira, use cereais diferentes como painço, cevadinha, trigo, mistura de arroz com 7cereais, quinoa e combine com os mais diversos tipos de feijões que temos (preto, carioca, rosinha, azuki, grão de bico, lentilha, ervilha, fava). Inclua uma proteína fonte de ferro presente nas carnes, frangos, peixes e ovos e dê o colorido com legumes e folhas verdes. Abuse e use das ervas aromáticas!
No dia da macarronada, um prato de massa integral com molho a bolonhesa (maneirando no queijo), já é uma refeição completa! Basta apenas ser acompanhada de uma salada de folhas.
Na sobremesa, deixe os docinhos para o almoço, alternando com frutas! Uma sugestão para incluir o doce sem abrir mão da saúde são as frutas aquecidas no microondas salpicadas com canela, cacau e mel!
Para frutas in natura, prefira as fontes de vitamina C, como a mexerica, laranja, kiwi, acerola, goiaba e abacaxi, assim tanto você quanto o seu filho irã absorver melhor o ferro que vem do feijão e da carne!
No próximo post falaremos de sopas e vitaminas para variar o cardápio da criançada!
Olá Fernanda, ola Natália, gostei muito do post de vocês. Tenho um site sobre alimentação infantil, o Comer para Crescer, e já compartilhei seu post em nossa fanpage e no twitter.
beijos
Mônica
http://www.comerparacrescer.com
https://www.facebook.com/Comerparacrescer
@comercrescer