Qual a melhor posição para instalação da cadeirinha do carro?
Cadeirinha do bebê comprada, é hora de instalar no carro. Você já pensou em qual a melhor posição para instalação da cadeirinha ou bebê conforto no carro?
Posição Central: é considerada a mais segura, pois no caso de uma colisão lateral no carro, estatisticamente o bebê está mais protegido estando no centro, longe de qualquer impacto lateral, mais distante também do vidro, janela e travas. Além disso, eu particularmente prefiro essa posição central porque você pode colocar o bebê na cadeirinha por qualquer um dos lados do carro, dependendo da mão em que estiver estacionado. Outro ponto é que o contato visual dentro do carro ou mesmo acessar o bebê é mais fácil estando na posição central. Por exemplo, se a chupeta caí ou qualquer objeto, é mais fácil você virar para trás e ajudar o bebê. Num caso de assalto, também considero mais fácil me contorcer para trás para retirar o bebê da cadeirinha no centro e sair com ele nos braços. Jamais sairia do carro sem o bebê, para ter que abrir a porta traseira e só aí retirá-lo. Mas lógico que essa é uma situação que esperamos nunca ter que passar!
Atrás do Condutor: não sendo possível a instalação na posição central, a segunda posição mais indicada é atrás do condutor, pois involuntariamente é o lado que o condutor mais protege numa situação de risco de colisão. Você também estará mais perto para sair do seu assento, abrir a porta traseira e acessar o bebê, ao invés de ter que dar a volta no carro para abrir a porta do outro lado.
Atrás do Passageiro: não sendo possível as opções anteriores, é a terceira opção.
Atenção, algumas observações importantes:
Se o carro tiver sistema Isofix ou Latch: sempre prefira acomplar a cadeirinha neste sistema, mesmo se só tiver disponível nas posições laterais. O sistema Isofix, ou o equivalente americano Latch, é um sistema de engate diretamente na carroceria do carro, e não no cinto de segurança, fazendo com que o deslocamento e a rotação da cadeirinha durante um impacto frontal e/ou lateral seja minimizado, menos sucetível também aos erros de instalação com cinto de segurança e permitindo menos folgas, portanto mais seguro. No Brasil, O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou que os novos projetos de automóveis, produzidos no Brasil ou importados, deverão possuir os sistemas de fixação Isofix ou Latch a partir de 29 de janeiro de 2018. Depois de dois anos, em 2020, a medida valerá para todos os veículos em produção no país.
Se o seu carro se tiver o cinto abdominal na posição central, mantenha a cadeirinha nas laterais com o cinto de 3 pontos, que é o mais adequado. Jamais instale a cadeirinha na posição central apenas com o cinto abdominal.