Quando colocar os filhos da escola
Qual a idade certa de colocar as crianças na escola?
A melhor resposta que escutei foi a da educadora Daniela de Rogatis, no curso sobre “o papel da escola”: não tem mais a ver com idade, mas sim com a prontidão. Quando as crianças dão sinais de que o ambiente se esgotou para eles.
Pensem comigo: tempos atrás, as crianças só iam para escola depois dos três anos. Bebês e crianças passavam o tempo em praças, parques ou quintal de casa. Sempre em contato com a natureza, brincando, explorando. E assim desenvolviam naturalmente tudo o que precisa nessa faixa etária: identidade própria, desenvolvimento motor e o afeto.
Nos anos 70, com o aumento de fábricas no Brasil e a mulher indo ao mercado de trabalho, surgiram as creches para que, assim, as mães pudessem trabalhar. Somente em 1988 a educação infantil foi reconhecida pela constituição no Brasil. Viram como é recente? As escolas infantis surgiram da necessidade dos pais irem trabalhar, e não mais da necessidade das crianças precisarem de um lugar para se desenvolver ou aprender inglês.
Minha experiência
Como trabalho em casa, fui uma mãe bem presente no primeiro ano do Nicolas. Na realidade, só pretendia colocá-lo na escola depois dos 2 anos. A gente brincava, tinha música, exploração sensorial. Mas, meu prédio não tinha outras crianças, nem tem playground, só tem uma brinquedoteca pequena.
Um dia, comecei a visitar escolas e me encantei por uma em específico, com natureza, bichinhos, árvores, playground lindo, intervenções lúdicas. Vi aquelas crianças brincando ali e meu filho com a babá na brinquedoteca pequena. Então, resolvi colocá-lo na escola com 1 ano e 4 meses.
Nicolas sempre foi explorador. Por isso, eu sentia que o ambiente já havia se esgotado para ele. E, assim, achei que era a hora certa de ir meio período brincar num lugar com mais espaço e natureza. Foi dessa maneira que escolhi a escola do Nicolas. E esse foi o propósito. Para brincar, mais opções de experimentar e explorar. Não para aprender nada específico. E sempre bem claro que valores, respeito, rotina se aprende em casa, com o nosso exemplo, e não na escola.
E da forma como fiz com Nicolas, o Oliver irá para escola quando eu sentir que é o momento dele.
Babá ou Escola Infantil
Definitivamente, não existe uma resposta que seja uma fórmula mágica. Porque depende da babá e depende da escola. Se a criança tem uma boa babá e espaço para brincar, não há necessidade de ir para escola. Mas, se a babá passa mais tempo no celular do que criando momentos de exploração para a criança, melhor ir para escola. Mesma coisa para a criança passa mais tempo vendo TV e iPad do que brincando e em contato com a natureza
Quem precisa retornar ao trabalho depois da licença maternidade, não consegue ter ajuda de uma boa babá ou familiar e precisa deixar os filhos na creche, não há o que discutir.