Roteiro Dinamarca com crianças
Dinamarca é a terra do Lego, dos vikings, dos trolls, dos dois parques de diversões mais antigos do mundo, dos parquinhos criativos por toda a parte! É a terra do autor de contos de fadas Hans Christian Andersen, o qual inspirou a Disney em 8 contos, incluindo A Pequena Sereia e Frozen. Frozen foi inspirado no conto “A rainha do gelo”, de Hans Christian Andersen publicado em 1844, sabia? Dinamarca é o país em que as crianças são bem-vindas em todos os lugares. É um dos países mais felizes do mundo! (2º país na lista de 2023). Só Copenhagen tem 125 parquinhos! Essa foi uma das viagens mais especiais da família, fomos em Setembro de 2023, Nicolas com 7 anos e Oliver 5 anos, e abaixo compartilho o roteiro Dinamarca com crianças.
Roteiro Dinamarca com crianças
O que você precisa saber
Quando ir: importante lembrar que a Dinamarca fica bem ao norte no Hemisfério Norte, e além da mudança de temperatura conforme a estação do ano, tem a mudança de horas de sol por dia. Os meses mais quentes são no verão europeu, Julho e Agosto, mas por quente lá entende-se cerca de 20ºC. No verão, o sol pode nascer às 4h30 e se pôr às 22h, dias longos. Já no inverno, Dezembro, o sol nasce 8h30 e se põe 15h40 da tarde! No verão é quando a cidade está mais viva, com atividades ao ar livre, porém também mais cheia e cara. No inverno, talvez só vale a pena na época de Natal, se gostar de decoração de Natal. Fomos em Setembro, baixa temporada, temperatura estava agradável e sol se pondo às 20h, foi ótimo.
Como chegar: não tem voo direto do Brasil para Dinamarca, então basicamente você escolhe qual cia áerea e conexão é melhor para você. Nós fomos de LATAM via Frankfurt, na Alemanha. De Frankfurt para Copenhagen é um voo rápido de apenas 1h20.
Dicas de onde pesquisar: gosto de pesquisar em sites de turismo oficiais do país. Para saber o que está acontecendo na época que você for, site Visit Copenhagem e Visit Denmark, foram nestes sites onde fiz a maior parte das minhas pesquisas.
Copenhagem Card: vale muito a pena comprar, incluí o trasporte público ilimitado e mais de 80 atrações. Todos os passeios que fomos, foi com o Copenhagem card, bem prático! Compre conforme o número de dias que irá usá-lo.
Andar de bicicleta: Copenhagen é muito melhor de bicicleta! É a melhor cidade do mundo para andar de bicicleta, mais da metade da população vai de bicicleta para o trabalho, deixar as crianças na escola, tudo. Cidade plana, planejada para bicicleta, maioria dos lugares era 5-8 minutos de bicicleta. As crianças vão sentadas numa “cargo bike”, essa cesta grande anexada à bike – ótimo também para carregar a mochila, casacos, garrafa de água. Nosso hotel aluga as bikes, mas a cargo bike estava já ocupada, então nos indicaram uma loja de aluguel de bicicleta perto do hotel para alugar. Tem muitas pela cidade, só procurar pelo app do google maps. As bikes tem uma chave para trancá-las quando estacionar pela cidade. Não se preocupe, a cidade toda tem ciclovias e estacionamentos de bikes, é a coisa mais fácil do mundo.
Sistema de transporte público: é um dos melhores do mundo, quase ninguém anda de táxi ou carro, tudo de transporte público ou bicicleta. Fomos de metrô do aeroporto para nosso hotel, super fácil, prático, barato. Crianças abaixo de 12 anos acompanhando adulto andam de graça.
Moeda e gorjetas: a moeda é o Danish Kroner (DKK), mas você não precisa se preocupar em trocar dinheiro, não usamos, ninguém lá usa dinheiro físico! Tudo no cartão de débito global e/ou cartão de crédito. Não existe a cultura de gorjetas no país, já que todas as profissões são consideradas importantes e bem remuneradas. Também ninguém vai carregar malas por você, esse tipo de serviço que país com diferença social tem. Lá não tem, lá a mentalidade é que ninguém é mais importante do que ninguém, cada um faz o seu.
Língua: apesar da língua nativa ser o dinamarquês, toda a população fala bem inglês. Como um país pequeno, eles sabem que precisam falar inglês para se comunicar com o resto do mundo. E lembre-se que não tem diferença social, todos aprendem inglês na escola.
Já ouviu falar em “Hygge”? Essa palavra é dinamarquesa e representa muito a cultura do país, apesar de ser difícil de explicar e ainda mais difícil de pronunciar. A tradução seria um “aconchegamento”, mas é mais sobre um sentimento. Hygge significa criar uma atmosfera calorosa e aproveitar as coisas boas da vida com pessoas boas. É acender uma vela em casa e ficar debaixo de um cobertor, fazer um piquenique com os amigos. É cuidar do seu bem-estar. Lembre-se que é um dos países mais felizes do mundo – e eles levam a sério “estar hygge”.
Tax Free: para quem não mora na União Europeia, é possível pedir o reembolso do imposto no aeroporto, nós fizemos e deu super certo. Vale para qualquer compra de produtos acima de 300dkk (mais ou menos R$215,00), você precisa pedir o carimbo de tax free na loja no ato da compra e apresentar as notas fiscais, passaporte, passagem e os produtos na área de Tax Refund no aeroporto. O valor do imposto pode ser devolvido em dinheiro ou no seu cartão de crédito.
Antes de ir
A viagem para Dinamarca é muito mais interessante quando você sabe um pouco sobre a cultura local. Não posso falar sobre roteiro Dinamarca com crianças sem começar com esses livros e instagrams!
Para as crianças, comprei estes livros infantis antes de ir pela Amazon EUA mesmo, entrega no Brasil sem impostos e super rápido. Envolver e trazer previsibilidade faz muita diferença para as crianças. Mostrar no mapa onde fica, qual a bandeira, assistir filmes relacionados (“Como treinar seu Dragão” mosta um pouco sobre os vikings), imprimir desenhos de colorir dos pontos turísticos. Vale a pena mostrar os livros de Hans Christian Andersen, que inspirou vários filmes da Disney.
Para os adultos, recomendo muito ler “O Segredo da Dinamarca”, de Helen Russell, eu adorei ter lido o livro e chegar lá entendendo mais sobre os hábitos e cultura, fez toda a diferença. “Crianças Dinamarquesas” também é um excelente livro para ler antes de ir.
Essa é uma das minhas melhores dicas: aprendi muito sobre os hábitos, cultura e lugares de passeio seguindo essas mães no instagram, a maioria mães americanas que se mudaram para Copenhagen e compartilham sobre os hábitos locais com crianças pequenas: @fleurdellie @annieineventyrland @lafem.cph @copenkails
Roteiro Dinamarca com Crianças
Fizemos essa viagem emendando uma semana de feriado prologado. Tirando o dia de ida e volta, tivemos 6 dias inteiros na Dinamarca. Fomos numa sexta à noite, pelo voo, conexão e fuso horário, o sábado foi durante a viagem, retornamos no sábado seguinte. Em 6 dias não dá tempo de conhecer absolutamente tudo, mas fizemos bastante coisas. Compartilho nosso roteiro Dinamarca com crianças:
Dica Roteiro Dinamarca com Crianças: Achei 3 dias inteiros em Copenhagen pouco. Fizemos muitas coisas com o tempo que tínhamos, mas gostaria de ter feito com mais calma, faltou ir até o Superkilen Park (playground e ampas para skate e bike contemporâneos), ir em mais lojas de Design Dinamarquês, alugar o barco GoBoat, no qual as pessoas levam uma pizza, vinho e fazem um piquenique pelo canal.
Dia 01 – Chegada em Copenhagen à noite. Fomos de metrô do aeroporto para o hotel, com caminhada de uns 10 minutos até a porta do hotel, tranquilo. Dormir para ajustar fuso horário e aproveitar o dia seguinte. Ficamos hospedados no hotel SP34, um hotel boutique da Brochner Hotels. Gostei muito do hotel pela localização e café da manhã orgânico e saudável incluído. Ficamos num dos quartos mais caros, a Penthouse, com varanda e essa foi uma das melhores coisas, eu amava ver da varanda a movimentação da cidade ao amanhecer. Quarto super confortável. O hotel é estilo moderninho, não exatamente para famílias, aliás só havia outra família com crianças, 90% dos hóspedes eram somente adultos, não espere por nada específico para crianças. A recepção fica dento do bar, por exemplo. Tem um happy hour de vinhos todo fim de tarde, mas nunca consegui participar porque sempre estávamos em passeios.
Dentro do metrô, indo para o hotel Não esqueça de ver tudo pelo Google Maps Lobby do hotel SP34 Sofá cama das crianças Café da manhã delicioso orgânico e saudável
Dia 02 – Copenhagen. Este foi o dia de explorar a cidade! Alugamos as bike e fizemos muitos pontos turísticos: Rosenborg Castle, Amalienborg Palace para ver a troca de guarda (diariamente às 12h. Quando o Rei está no palácio, a troca da guarda é acompanhada de banda), Nyhavn (almoçamos num restaurante turístico ali mesmo), Ved Stranden – Canal Tours, The Round Tower, Estátua Pequena Sereia. Voltando para o hotel, paramos num restaurante casual perto para pizza e drinks The Secret Garden. Dica: Para Rosenborg Castle e Amalienborg Palace, mesmo estando incluso no Copenhagen Card, precisa entrar no site e agendar seu horário.
Dica Extra: Comprei online um “caça do tesouro” para fazer com as crianças e explorar a cidade. Achei fantástico, uma forma de conhecer a cidade através de um jogo, as crianças ficaram interessadas. Não completamos o jogo inteiro porque não daria tempo. O site para compar chama Seek n’See.
Rosenborg Castle Rosenborg Castle Amalienborg Palace Amalienborg Palace Troca da guarda Amalienborg Palace Nyhavn Nyhavn Nyhavn Ved Stranden – Canal Tours Estátua Pequena Sereia
Dia 03 – Copenhagen. Dia de passear e se divertir no Tivoli, o segundo parque de diversões mais antigo do mundo! (o primeiro também fica na Dinamarca). É uma mistura de jardim sofisticado com parque de diversões, encantador. Fora de época, durante a semana, estava vazio. Compramos acesso ilimitado e foi a melhor escolha, fomos várias vezes em diversas atrações. Walt Disney esteve neste parque em 1950, se inspirou e em 1958 abriu a Disneyland na Califórnia. Como o dia estava escurecendo somente às 20h, no meio da tarde saimos para conhecer a Strøget, a rua de comércio/ lojas. Dica: veja sempre no google maps o horário de fechamento das lojas, afinal na Dinamarca as pessoas tem vida após o trabalho, não fecha tão tarde.
Loja Lego na Strøget Strøget Street Loja de Natal na Strøget The Organic Hot Dog, perto da Torre Redonda, considerado o melhor da cidade
Dia 04 – Copenhagen. Parquinhos e Experimentarium. Começamos no Fælledparken, o maior parque da Dinamarca. Lá tem muitos parquinhos, inclusive esse com as torres de Copenhagen. Parquinhos criativos, temáticos, interessantes, melhor lugar para crianças. Destino do dia foi Experimentarium, esse lugar já foi nomeado pela Times Magazine como um dos 100 melhores lugares do mundo. É um centro de ciências para crianças. O melhor que já fomos no mundo. Na volta, paramos em outros parquinhos como Århusgade. Almoço no TorvehallerneKBH, um espaço com mais de 80 lojas de comida. Pedi o smørrebrød, prato típico nacional da Dinamarca especialmente para almoço, é como um sanduíche aberto. Já ouviu falar na Flying Tiger? Loja de presentes e itens de papelaria/ festa/ brinquedos criativos fundada em Copenhagen, tem por toda Europa, vale a visita. Última parada foi o Museu da Arquitetura Dinamarquesa. O museu tem um playground incrível do lado de fora.
Experimentarium Experimentarium Experimentarium Experimentarium Experimentarium Experimentarium Århusgade Århusgade TorvehallerneKBH TorvehallerneKBH TorvehallerneKBH TorvehallerneKBH Museu da Arquitetura Dinamarquesa Museu da Arquitetura Dinamarquesa Museu da Arquitetura Dinamarquesa Museu da Arquitetura Dinamarquesa
Dia 05 – Odense. Alugamos um carro na Avis Billeje perto do nosso hotel para conhecer as próximas cidades. Reservamos com antecedência e retiramos bem cedo. Seguimos em busca de Trolls, Vikings e Contos de Fadas. Primeira parada, achamos o Trolls. Little Tilde é uma escultura de Thomas Dambo, são 6 esculturas gigantes nos arredores de Copenhagen em um belo local escondido. Quase uma caça ao tesouro, amamos. Colocamos Little Tilde no Google Maps e fomos. Seguimos para Roskilde, onde tem o Viking Ship Museum com 5 barcos vikings da Era Viking. Todos os lugares recebem bem as crianças, tinha fantasias para se sentir um viking, reprodução de um barco viking para entrar, passeio em um barco viking! Queríamos ter passado mais tempo, passeio super interessante, mas meu dia estava cheio. Deixaria mais horas para esse passeio. Seguimos para Odense passando pela The Great Belt Bridge, uma das maiores pontes do mundo. Odense tem um museu aberto em 2021 totalmente inovador, a melhor experiência de museu que já fui, H.C. Andersens Hus, autor dinamarquês conhecidos pelos seus contos de fadas literários. Dentro do museu tem o Ville Vau, a terra dos contos de fadas. Sem palavras, melhor espaço para crianças brincar de imaginação da vida. Jantamos ao lado do museu num italiano ótimo chamado La Dolce Vita. Ficamos hospedados no Hotel Odeon por uma noite, no dia seguinte cedinho já partiríamos.
Little Tilde Little Tilde Vikingeskibsmuseet Vikingeskibsmuseet Vikingeskibsmuseet Vikingeskibsmuseet
Dia 06 – Billund, Lego House. Saímos cedo de Odense e chegamos em Billund. Dia de Lego House! Billund é a cidade onde Lego foi criado e Lego House é um dos lugares mais legais que já fomos na vida. Sào 25 milhões de pecinhas de Lego para brincar em diferentes espaços, com diferentes desafios. No final do dia, fizemos check in no Legoland Hotel Billund. Hotel incrível, com tudo pensando para crianças. Dica: veja no calendário do LegoHouse, Legoland e Legoland Hotel as datas quem que estará aberto ao longo do ano, porque não abre todos os dias, especialmente durante a semana em baixa temporada.
Nosso quarto tinha vista para o parque, um sonho! Reparem no chuveirinho para banho na criança
Dia 07 – Billund, Legoland. Legoland Billund é o primeiro parque Legoland do mundo, desde 1968. Do hotel Legoland, tem uma entrada direta no parque, nosso quarto inclusive tinha vista para o parque. Parque lindo, florido, bem cuidado como tudo na Dinamarca. Aproveitamos demais! Sem fila, máximo 5-10 minutos de fila. Dica: a escola de direção foi o favorito dos meninos no parque, mas tem custo à parte e precisa agendar horário no local da atração. Comprar ingresso online pelo site também é mais barato do que na hora. Após o parque, mudamos de hotel paa o Legoland Castle Hotel. No meu caso, foi porque realmente só consegui 1 diária em cada um, não tinha 2 diárias no mesmo. Mas no fim, amei mudar de hotel e ter experiências diferentes, os hotéis são lado a lado.
Legoland Castle Hotel Legoland Castle Hotel Legoland Castle Hotel Legoland Castle Hotel
Dia 08 – Retorno para casa. Não voltamos para Copenhagen. Devolvemos o carro no aeroporto de Billund mesmo e de Billund voamos para Frankfurt, e Frankfurt de volta para São Paulo.
Não é no roteiro Dinamarca com crianças que está o melhor da Dinamarca! O melhor da Dinamarca é observar a cultura e hábitos totalmente diferentes do Brasil. Me perguntaram se ninguém pega aquele monte de Legos disponíveis no quarto, hotel e por toda a parte. A gente está tão acostumado às pessoas se aproveitarem, tirarem vantagem, que nem conseguimos imaginar que não, ninguém pega o que não é seu. Confiança é uma das principais características do povo dinamarquês, eles confiam uns nos outros, e isso é apontado como um dos principais motivos de serem um dos povos mais felizes do mundo. Já ouviram falar que na Dinamarca (e outros países escandinavos) é comum os pais deixarem o carrinho de bebê – com o bebê – no lado de fora de um restaurante, se estiver dormindo, por exemplo? Não é só para se habituar com o frio ou porque faz bem para os pulmões, como dizem. É porque as pessoas confiam umas nas outras, ninguém vai pegar o bebê de outra pessoa. Eles se sentem seguros e confiam na comunidade, isso é maravilhoso.
Me perguntaram se mesmo as pessoas que trabalham na padaria, mercado falam inglês. Eu poderia simplesmente contar que 90% das pessoas falam inglês fluente como segunda língua, todos aprendem na escola, já que são um pequeno país e sabem que se não falarem outra língua, não se comunicarão com o mundo. Mas é além disso: na Dinamarca todos são iguais, ninguém é considerado melhor que ninguém! Todos têm educação financiada pelo governo, não existe exatamente as diferenças de classes sociais e trabalhos menos importantes. Quem trabalha no comércio em geral são estudantes, ou a família do proprietário, enfim, pessoas como eu ou você, todos são iguais. As pessoas escolhem seus empregos por aptidão mesmo, já que quanto mais se ganha, mais impostos se paga. É comum para o Dinamarquês fazer cursos ou participar de clubes no fim do dia – lembram que eles saem do trabalho às 16h? É normal ter o CEO da empresa e o padeiro no mesmo clube jogando bola juntos, por exemplo, todos iguais.
Como são todos iguais, ninguém vai te servir. Um dia no café da manhã eu precisava de uma colher, no automático chamei a garçonete e pedi uma colher. Ela me mostrou onde ficam as colher no buffet. Na hora eu saquei que eu havia feito a pergunta errada, não era papel dela me servir e trazer uma colher para mim (café da manhã buffet), ela estava lá para manter a ordem do lugar, não servir a ninguém. Da mesma forma, você não vai ver frentista, pessoa carregando sua mala, muitos funcionários nos caixas de mercado, lojas. É tudo automatizado, você vai lá e se vira. Entrei na Uniqlo, escolhi uma blusa, fui no caixa automático, passei o código de barras, paguei com o cartão, coloquei a blusa na minha mochila e pronto! Se quiser uma sacola, precisa pagar extra, as pessoas costumam trazer suas próprias sacolas, sustentabilidade, lembra? Entrei no Mc Donald’s, 3 meninas lindas estilo Barbie trabalhavam no lugar, era tudo limpo e silencioso, faziam um hambúrguer como se fosse restaurante 5 estrelas.
Num passeio bem turístico de barco pelo canal vimos uma mulher pelada pulando na água fria. Absolutamente normal. No mesmo passeio, simplesmente a Primeira Ministra da Dinamarca estava num outro barquinho também passeando com amigos num domingo, absolutamente normal – são todos iguais e balanceiam bem a vida profissional e pessoal. Tudo fecha cedo, às 16 ou 17h, afinal todos merecem ir cuidar de suas vidas, ter momentos de bem-estar, bons momentos, estar Hygge, como eles dizem.
Falado nas mulheres, 44% de mulheres no parlamento, 52 semanas de licença parental divididas entre pai e mãe, igualdade salarial. Ninguém vai entregar a conta do restaurante para o homem da mesa, por exemplo. 78% das mães dinamarquesas voltam ao trabalho. É muito comum ver pai com bebezinhos passeando por aí. Aliás, passeando por aí, não teve um lugar sequer que a gente tenha passado que não fosse lindo esteticamente, limpo e organizado. Respeito pelo design, arte e pelo lugar onde vivem é muito importante para o dinamarquês, e sem dúvidas estar num lugar bonito e organizado ajuda a sensação de felicidade. Dinamarca tem meu coração, viagem muito especial!
Veja em vídeo os stories diários da viagem – Roteiro Dinamarca com crianças:
Copenhagen 1, clique aqui.
Copenhagen 2, clique aqui.
Billund, clique aqui.
Outras viagens com crianças, clique aqui.