Três maneiras de renovar as paredes
Izabella Penna Escabeche é arquiteta, mãe da Stella e colaboradora do blog com suas dicas sobre quarto do bebê e criança.
Olá, leitoras queridas! Para quem está querendo renovar as paredes do quarto da(o) filha(o), mas sem perder muito tempo e, é claro, conseguindo um efeito incrível, este post está imperdível!
Separei inspirações e fotos de três recursos decorativos que dão uma cara nova para qualquer parede sem graça: boiserie, lambri e rodameio. O ponto em comum entre esses elementos é que acrescentam profundidade e, também, a ideia de movimento à parede. Vem comigo conhecer cada um deles com mais detalhes:
BOISERIE
A boiserie é um painel com molduras em relevo. A técnica surgiu na França, no século XVII, com a função de isolante térmico. Mas, logo depois, passou a ser um item apenas decorativo. Naquele tempo era feito de madeira, porém atualmente pode ser encontrada em MDF, poliestireno expandido (isopor) reciclado ou gesso.
Este é um tipo de acabamento originalmente clássico. Entretanto, é muito versátil e, mesmo em ambientes mais modernos, pode dar um belo toque de originalidade.
Fonte da Imagem: Monika Hibbs
Fonte da Imagem: Luna Mag
Fonte da Imagem: Figueiredo Fischer
Fonte da Imagem: Revista Casa e Jardim
Fonte da Imagem: Pottery Barn Kids
LAMBRI
Em suma, é um painel composto por régua verticais intercaladas com sulcos em baixo relevo. Originalmente feito em madeira, hoje pode também ser feito em MDF, gesso e PVC.
Frequentemente é utilizá-lo em meia altura para fazer uma composição mais descontraída.
Aliás, vale dizer que o painel de lambri pode ser mais espesso, funcionando, assim, como uma prateleira para apoiar livros e também alguns objetos.
Fonte da Imagem: Style by Emily Henderson
Fonte da Imagem: Triplex Arquitetura
Fonte da Imagem: Mommo Design
Fonte da Imagem: Ladnebebe
Fonte da Imagem: The Stables
RODAMEIO
E por último, mas não menos importante, o rodameio é o elemento mais simples entres os três que citei. Surpreendentemente, é apenas uma moldura simples colada na parede! De início, a função original do rodameio era proteger as paredes de eventuais batidas das costas das cadeiras. Mas, atualmente, é mais utilizado como elemento decorativo e também pode ser feito em MDF, gesso ou isopor.
Este é um recurso que gosto muito de usar em meus projetos, principalmente para fazer a transição entre papel de parede e pintura.
Fonte da Imagem: Petit and Small
Fonte da Imagem: Cristiane Passos Arquiteta
Fonte da Imagem: Coisas da Doris
Fonte da Imagem: Linha Arquitetura