Guia completo de viagem de avião com bebê

Milhares de bebês e crianças viajam de avião por dia. Então por que você acha que justo com você será complicado? Eu simplesmente nunca pensei assim. Sempre acho que vai dar tudo certo – e isso já é metade do caminho para tudo dar certo.

A outra metade é planejamento, e mostrarei a seguir:

O QUE LEVAR NA BOLSA DO BEBÊ NO AVIÃO?

Você pode levar TUDO o que o seu bebê pode precisar durante o voo!

Pote com o leite em pó já porcionado para todo tempo do voo e chegada no destino.

Mamadeiras já com a medida certa de água.

OBS: Normalmente não se pode passar no raio-x com água, mas para o bebê pode! Como já disse acima, você pode levar no avião com tudo o que o bebê precisar. E por que eu já levo água na mamadeira, ao invés de pedir no avião? Porque eu prefiro não depender de ninguém. Se o bebê quiser mamadeira durante pouso ou decolagem, a equipe de bordo não vai conseguir servir neste momento, por exemplo.

Papinha já aquecida no pote térmico. Não pode entrar na maioria dos países com alimentos, principalmente que não sejam industrializados e lacrados. Mas para consumo no avião, nunca tive problemas.
Snacks para durante o voo, como biscoito de polvilho ou fruta. Mais uma vez, não pode entrar em outros países com frutas, mas para consumo durante o voo, nunca tive problemas (até porquê vendem inclusive nas lojinhas no saguão de embarque).
Babador descartável
Kit de talheres de bebê
Mantinha para aquecer o bebê
Troca de roupa para o bebê
Troca de roupa para a mãe, caso acontece algum “acidente” de comida ou fralda com o bebê.
Fraldas, lencinho umedecido
Casaco e meia do bebê
Naninha, se usar
Chupetas, se usar

Existem lenços desinfetantes (procure no amazon por “Disinfecting wipes’) que são indicados para limpar todas as superfícies no seu assento no avião. Sabemos que avião é um dos lugares com mais germes e bactérias, então para o caso de bebês pequenos, pode ser interessante. Nunca usei.

COMO ENTRETER BEBÊS E CRIANÇAS NO VOO?

Pense em brinquedos pequenos fáceis de levar na bolsa, que não façam barulho e que entretenham os bebês e crianças. Algumas dicas abaixo:

 Crianças adoram novidades. Levar o brinquedo que ela mais gosta e usa todos os dias pode não gerar tanto interesse no avião, por não ser novidade. Pense nos brinquedos guardados que faz tempo que ela não brinca.

 Uma ótima ideia é levar pequenos presentes. Saquinhos de presente entretem as crianças enquanto abrem, descobrem o que tem dentro e brincam com algo novo.

 Boas opções para o voo são: cadernos de pintar com a caneta de água (procure por Magic Water Drawing Book), a caneta pinta com água e depois de um tempo apaga e começa tudo de novo, as crianças ficam fascinadas, cadernos de adesivos reutilizáveis, brinquedos de ventosas. Na imagem abaixo: 1 – Melissa & Doug Puffy Sticker Activity Book Pet Place, 2- Melissa & Doug Water Wow! Reusable Color with Water Activity Pad 3-Pack, 3 – Melissa & Doug K’s Kids Take-Along Shape Sorter Baby Toy With 2-Sided Activity Bag and 9 Textured Shape Blocks, 4 -Fat Brain Toys Original Squigz Starter 24 piece set – Suction Construction.

 Bebês se distraem fácil com qualquer coisa. Lembre-se de que qualquer copinho plástico vira um brinquedos, a própria revista do avião, os botões da cadeira, tudo pode ser transformado em brinquedo e distração. No primeiro momento no avião, deixe o bebê explorar tudo: o cinto de segurança, a janela que abre e fecha, os botões etc.

 Se o bebê ficar entediado, uma voltinha pelo avião resolve. Ir até o espaço de serviço dos comissários de bordo, buscar um copo novo, algo simples assim mas que já quebra o momento de tédio do bebê.

 

DICAS GERAIS

 Companhias aéreas tem regras diferentes entre si, então se você tem alguma pergunta específica , ligue no call center da cia área com o número do sei código de reserva e faça a pergunta para eles – fácil de resolver!

 Mamar no peito ou mamadeira durante a decolagem e pouso é ótimo para evitar a pressão no ouvido, o movimento de sucção ajuda a não ter dor no ouvido.

 Mesmo que você não leve comida e água na bolsa antes de passar no raio-x, você pode comprar nas lojas de conveniência ao lado do portão de embarque. Pode ser uma boa opção para comprar um pão de queijo, fruta, garrafa de água e estar prevenida durante o voo.

 Os bebês costumam dormir a maior parte do tempo no voo. E o colo da mãe é o maior calmante. Tudo vai dar certo!

 Existe uma almofada inflável para apoio dos pés na classe econômica que está fazendo sucesso. Transforma a poltrona numa caminha para bebês e crianças. Eu usei numa viagem de SP para Orlando e foi sucesso! Dizem que algumas companhias aéreas não estão aceitando, por obstruir a passagem, então vale confirmar antes!

 Converse com seu pediatra para saber quais medicamentos você deve levar na mala de mão. O remédio antiemético (contra enjoo) e analgésico é bom ter na mala de mão, porque num caso de desconforto e choro muito intenso, pode te ajudar.

 Pais calmos, filhos calmos. Mantenha o mantra. Repita.

Boa viagem!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE