Contratando um ensaio de Recém Nascido

Os ensaios de recém-nascidos, ou newborn, estão cada vez mais em alta e eu super recomendo fazer, lembrança linda dos primeiros dias de vida do bebê. Mas como e quando fazer estas fotos? Para tirar algumas dúvidas, conversei com a Julie Freitas, fotógrafa associada da ABFRN – Associação Brasileira de Fotografia de Recém Nascido. Aliás no site abfrn.com.br existe uma lista de profissionais de todo o Brasil.

newborn_JulieFreitas

1.       O que os pais devem avaliar antes de contratar um profissional para fazer um ensaio fotográfico de Recém nascido?

Hoje em dia o mercado de fotografia de recém nascidos está muito aquecido, e muitos fotógrafos começaram a fazer esse tipo de foto. O ensaio de recém nascidos pode ser posado (no estilo “newborn ou clássico”, no qual o fotógrafo deve ter vários conhecimentos sobre o recém nascidos) ou no estilo “life style”, no qual o fotógrafo toca muito pouco no bebê, quem o posiciona geralmente são os pais. Em qualquer um dos ensaios os pais devem avaliar as poses e o conforto que o bebê apresenta nas fotos, pesquisar sempre sobre o fotógrafo, buscar referências ou indicações são sempre bem vindas!

2.       Qual a fase ideal para se fazer um ensaio fotográfico de RN?

O ideal é até 15 dias de vida, quando o bebê geralmente é mais sonolento, tem a musculatura menos rígida e ainda não tem cólicas. Quando fotografamos um bebe de 4/5 dias geralmente temos um ensaio considerado perfeito, ele mama antes da sessão e dorme o tempo todo, conseguimos várias poses lindas com diferentes produções. Já em um bebê mais “velhinho” (após 20 dias), a sessão pode vir acompanhada de sono mais leve e/ou cólicas. Resumindo, quanto antes fotografa-lo, será melhor o resultado!

3.       Que cuidados especiais um fotógrafo de RN tem que ter?

São vários, o principal deles é conhecer a anatomia do bebê para não coloca-lo em alguma posição desconfortável, para que não o machuque. O recém nascido não é um boneco para ficar pendurado ou ficar em algum lugar diferente e inusitado que comprometa sua segurança.

4.       Existe uma tabela de preços para esse trabalho? Qual a média?

Não, não existe uma tabela de preços, pois isso vai mudar muito de acordo com região fotografada. Uma coisa posso falar, é uma fotografia que não deve ser barata, nós fotógrafos investimos em muitos cursos e workshops, acessórios diferentes e a sessão poderá durar até 5/6 horas. Mas, na minha opinião, o resultado é tão gratificante que compensa muito, esse momento é unico e passa muito rápido, um registro bem feito realmente não tem preço!

5.   Quais as dicas que podemos dar para os pais que querem fazer as fotos dos recém nascidos em casa?

Procure ultilizar a luz natural indireta, posicionar o bebê bem no meio da cama de casal ou em seu próprio quartinho dentro do seu berço. Sempre estar atento ao bebê, o ideal é ter mais alguém de pertinho para não comprometer a segurança do bebê caso ele se mexa bruscamente. Tomar cuidado com o fundo da foto, deixar o mais limpo possível, tirar controle remoto ou papéis aparentes nas mesinhas de cabeceira, limpando de forma visual o ambiente. Utilizar uma manta neutra para não ter muita informação de estampas na foto afinal o foco principal é o bebê! E nunca colocar o bebê em superfícies altas (tipo mesas, aparadores, cômodas, estantes…). Isso pode até parecer esquisito mas já vimos muita fotos que comprometem sim a segurança do bebê!

Julie

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE