Pantanal com Crianças | O que levar e quando ir

Fizemos a viagem Pantanal com crianças em Maio de 2021, Nicolas com 6 anos e Oliver com 3 anos. Neste post irei contar sobre Pantanal – o que levar e quando ir.

Pantanal: o que levar?

▪️ Calças e camisetas de manga comprida, de preferência com proteção UV e repelente. Parece estranho usar calça e manga comprida em pleno calor acima de 30 graus, mas acredite, chegando lá o que não faz sentido e ficar com a pele exposta ao sol e aos mosquitos. Comprei 2 camisetas para mim e Mauro e para os meninos, como crescem rápido e não sei se usarão mais, só comprei uma para cada e lavava na pia do quarto mesmo, secam super rápido. Apesar de manga comprida, são em tecido geladinho e fresquinho.


▪️Tênis ou bota para caminhadas.


▪️Chapéu, óculos de sol, binóculos, lanterna.


▪️Comprei um repelente pequeno para levar na mochila e o repelente Exposis de passar em cima da roupa (sim, porque os mosquitos ficam mesmo em cima da roupa).


▪️Sempre cores claras/ neutras. Cores escuras atraem o mosquito. E atraem mesmo, levamos uma mochila preta numa das caminhadas e vimos como os mosquitos ficavam em volta da mochila!


▪️Bom ter uma mochila leve para carregar a garrafa de água, binóculos, lanchinho para as crianças, lanternas se tiver caminhada à noite.


▪️Eu levei também pomada Diprogenta, com ação anti-inflamatória e antibiótica, indicada pela minha dermato para tratar qualquer picada que inflame, além de aliviar coceira. Precisa de receita médica para comprar.


▪️Essa minha calça da foto comprei na @decathlonbrasil, vale a compra porque depois é uma boa calça para ir ao parquinho, clube, viagem de fim de semana… As camisetas com proteção UV e repelente são da @extreme_uv. Os chapéus foram emprestados por uma amiga, mas tenho um da marca brasileira @curtlobr.

Além destas roupas compridas, durante o dia na Pousada (ficamos na Araras Eco Lodge) ficávamos de short e camiseta ou roupa de piscina.

Qual a melhor época para ir ao Pantanal?

Pelo o que aprendi aqui, o ano todo é bom – mas cada estação são experiências completamente diferentes. É o tipo de viagem que cada vez que for, cada estação do ano, vai ser uma vivência nova.

No Outono, de Abril a Junho, a temperatura é mais agradável, já passou a época das chuvas, tem menos mosquitos, o verde que estava debaixo da água volta a aparecer.

No Inverno, de Junho a Setembro, é a época de seca. A vegetação fica mais amarelada, pela falta de água. É mais fácil de ver os animais, porque eles vão em direção das margens das lagoas em busca de água. As aves constroem seus ninhos e inicia a temporada de reprodução. Menos mosquitos, menos calor.

Na Primavera, de Outubro a Dezembro, as primeiras chuvas deixam a vegetação mais verde. Dizem ser lindo, com as flores dando um colorido diferente. É a estação de acasalamento para a maioria dos mamíferos.

Já no verão, de Janeiro a Março, é a época da planície inundar. Época das chuvas, mas são chuvas rápidas. A planície do Pantanal não inunda por conta das chuvas e sim pela água que corre de outras regiões. O calor é maior, mais mosquitos, mas outras experiências diferentes, é possível andar a cavalo mesmo na inundação, por exemplo.


Pantanal com crianças – onde se hospedar: clique aqui para ler.


Pantanal: o que levar

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE