5 hotéis selecionados perto de SP para viajar com crianças

Nos últimos anos eu sempre fiz aqui uma lista dos melhores hotéis e resorts para viajar com bebê e crianças pequenas perto de SP. Com dois filhos que viajam desde que tem poucos meses de idade (Nicolas viajou com 5 meses, Oliver com 2 meses, hoje eles têm respectivamente 6 e 3 anos), já tivemos muitas oportunidades de viagens para bons hotéis perto de SP. Porém desta vez é diferente, época de pandemia e distanciamento social, não fazia sentido uma lista grande. Preferi escolher 5 hotéis selecionados perto de SP para viajar com crianças.

Critérios de seleção destes hotéis:

Muito se fala sobre os protocolos, e sim, eles são importantes. Porém, na minha opinião pessoal, mais importante do que protocolo e taxa de ocupação, é a quantidade de quartos de cada hotel! Sim, quantidade de quarto, porque menos quartos, significa menos pessoas. Com menos pessoas é mais fácil manter um distanciamento social, evitar aglomerações. Afinal em áreas como piscina e restaurante, todos ficam sem máscara. Por isso, grandes hotéis e resorts com muitos quartos não foram minha escolha neste momento.

A prioridade das viagens mudaram, o foco é natureza. Locais que meus filhos tenham uma grande área ao ar livre, muita natureza, já que moramos em apartamento em SP. Viagens para centros turísticos não foram minha prioridade.

Atenção especial aos protocolos no restaurante. Em hotéis menores, com menos pessoas, é mais fácil se manter os protocolos. Em grandes resorts, sempre tem quem “esqueça” de colocar máscara ou vestir luvas para se servir, impossível querer que todos tenham o mesmo cuidado que você.

5 hotéis selecionados perto de SP para viajar com crianças:

Grande Hotel Senac São Pedro

Foi o primeiro que visitei durante a pandemia, é um hotel-escola referência em hotelaria, inclusive ajudaram na criação do Manual de Protocolos para Reabertura dos Meios de Hospedagem durante a pandemia.

Fica cerca de 2h20 de SP, em Águas de São Pedro. O ponto forte do hotel, além da alta gastronomia por ser hotel-escola e excelência no atendimento, é o parque aquático construído em 2016. São apenas 112 quartos e 5 vilas, uma capacidade total de 350 pessoas (antes da pandemia, durante a pandemia depende da % permitida de ocupação) numa área de 330 mil metros quadrados. Como são poucas pessoas, o parque aquático parece estar sempre vazio, uma delícia – é dividido em 3 partes para diferentes faixas etárias, tem água climatizada, piso antiderrapante, todos os cantos arredondados e é totalmente acessível para pessoas com deficiência. A recreação infantil é a partir de 5 anos (menores de 5 podem aproveitar junto com um adulto responsável). Atende todos os tipos de restrição alimentar. Lá é um hotel para um perfil de adulto que gosta da tranquilidade, sem música alta na piscina, sem monitores gritando. Não tem piscina coberta aquecida, mas durante a pandemia, a hidro do SPA foi liberada para uso das crianças junto com os pais, horário reservado 6 pessoas por vez. Tem brinquedoteca, sala de jogos, quadras de tênis, quadra poliesportiva, academia, um jardim contemplativo lindo.

Aos fins de semana e feriado tem pensão completa e buffet assistindo, ou seja, buffet todo protegido, o funcionário paramentado que tem serve. Durante a semana, conforme número de hóspedes, costuma ser a la carte. A dica é ligar na central de Reservas para saber valores, disponibilidade, diferença dos quartos e tipo de pensão. Pergunte te sem algum cupom promocional VESTIDADEMAE, de tempos em tempos divulgo no meu instagram. Telefone 08007700790.

Grande Hotel Senac Campos do Jordão

Assim como o hotel acima unidade São Pedro, também é hotel-escola, excelência em gastronomia e atendimento. Porém, são experiências completamente diferentes.

São apenas 95 quartos, numa área de 440 mil metros quadrados. Apesar do hotel ficar localizado numa cidade turística, é possível se hospedar lá e nem precisar/ querer sair do hotel. Adoro o ar puro e clima de montanha, costuma ter tempo agradável o ano inteiro, sendo mais concorrido nos meses de frio junho-julho. Considero ótimo hotel para viajar com bebês por toda a natureza e tranquilidade. Disponibilizam berço, banheira, trocador, lixeira de fraldas, aquecedor de mamadeiras, até cabides infantis eles colocam no quarto. O hotel tem uma grande piscina aquecida a 32ºC e coberta, porém com entrada de luz natural, ela é agradável tanto se estiver sol ou chuva e o acesso é por elevador dentro do hotel, não precisa passar por área externa.

Além da piscina, tem um grande gramado, bosque com trilhas, queda d’água, quadras de tênis, academia, o parquinho é ótimo, um novo arvorismo para crianças acima de 1,20m. Recreação infantil acima de 5 anos. Durante a pandemia, a brinquedoteca e Copa do Bebê estão desativadas, mas o hotel é solícito para qualquer pedido. Também costuma ser pensão completa aos finais de semana e feriado, meia pensão a la carte durante a semana, verifique na Central de Reservas. Aqui o link do site para mais fotos, mas a dica é ligar para saber valores e disponibilidade melhor do que no site. Pergunte se tem algum cupom ativo VESTIDADEMAE. Central de Reservas: 08007700790

Fazenda Capoava

Bem pertinho de SP, na região de Itú, apenas 1h15 da capital, perfeito para uma viagem de fim de semana. O grande diferencial lá, na minha opinião, é parecer que você está na sua fazenda entre amigos, sem ser sua, rs! Faz parte da Associação Roteiros de Charme.

São 36 chalés, mas durante a pandemia estão trabalhando com 25 chalés, ou seja, a ocupação não passa de 75-100 pessoas, para uma área enorme de natureza. A recreação infantil é formada por recreadores e biólogos, foco em atividades ao ar livre, educativas, brincadeiras de antigamente e conhecer os animais. Tem patos soltos, ilha dos macacos, galinha, diversas aves e o famoso tucano Agnaldo – com liberação do IBAMA, o hotel cuida de animais que não podem voltar sozinhos para natureza, provenientes de tráfego de animais e maus tratos. Tem cavalgadas acompanhada por condutores, um dos pontos altos da fazenda (pago à parte), lago onde é possível nadar, fazer stand up, caiaque, parquinho, tirolesa infantil, piscina climatizada.

É pensão completa, com café da manhã, almoço, lanche e jantar, bebidas não inclusas. Na minha opinião, é o melhor hotel em relação a facilitar a comida para bebês e crianças até 5 anos: na recepção tem um formulário, no qual você pode solicitar almoço e jantar no horário que quiser mais cedo, especificar como quer a refeição, não tem custo extra. Na hora marcada, estará disponível no restaurante. Reservas clicando aqui pelo site deles. Verifique se meu cupom VESTIDADEMAE está ativo, com ele voc6e ganha um mimo de meia garrafa de vinho no quarto.

Hotel Carroção

Uma novidade das viagens durante a pandemia foi a possibilidade de viajar em família para lugares que antes somente recebiam viagens excursão de escola, formaturas e acampamento de crianças nas férias, como o Sítio do Carroção, que faz isso há 50 anos. Eles se reiventaram, transformaram os quartos de crianças para quartos de família, investiram em hotelaria de luxo. Quarto com ar condicionado, TV, serviço de abertura de cama, deixam um bombom e recadinho todas as noites, coisa de hotel de luxo mesmo! Com a vantagem de ser apenas 25 quartos, ou seja, mais uma vez poucas pessoas para uma área enorme.

Mas o ponto forte são as atividades temáticas: passeio do Indiano Jones, do Dinossauro, pista de corrida de F1 para crianças, passeio de Caravela, Caverna com piscina de água quentinha (é uma atração, o uso é com agendando, igual todas as atividades), fazendinha dos animais, aquário de água doce com 2 jacarés e laboratório, onde é possível fazer carinho num baby jacaré, são muitas aventuras! Tem também clubinho com recreação para as crianças. Não recomendo para bebês, as atrações são mata adentro, com ponte que balança, andando por pedras, terreno desigual. Claro, bebês acompanhando irmãos mais velhos aproveitam, tem a fazendinha, a piscina e tem até uma Copa do Bebê. Mas aqui, acima de 2 anos e meio, 3 anos, aproveita mais, lembrando que o lugar costuma receber crianças acima de 5 anos, realmente aproveitam muito mais o entendimento das atividades.

Além das atividades temáticas, tem sala de jogos, quadra esportiva e piscina, sendo uma delas climatizada. As refeições são a la carte, não inclusas na diária, apenas café da manhã. A procura pelo local foi bem grande e praticamente não tem muitas datas disponíveis, você consegue ver disponibilidade e valores aqui. Quando as escolas voltarem a ocupar o calendário do local, a prioridade é das escolas e funcionará como hotel apenas em feriados especiais. Funciona também com Day Use, tenho cupom de 10% de desconto para Day Use de quarta a sexta, cupom VESTIDADEMAE10 E 5% durante fim de semana, cupom VESTIDADEMAE5. Valores e todas informações sobre Day Use, aqui.

RepLago

Completamente diferente de tudo, aqui o foco é natureza! É como estar numa bolha mágica, nos desligamos do mundo. O RepLago também é um acampamento de crianças que passou a receber famílias durante a pandemia. São apenas 13 chalés, pouquissímas pessoas. Não tem serviço de hotelaria, aqui é necessário levar os próprios lençóis, cobertores, travesseiros, toalhas. É tudo simples, não espere por TV, secador de cabelo. Mas é mágico!

O diferencial é que cada família é acompanhada do início ao fim por um monitor, e o monitor cria a programação de acordo com o perfil da família. As famílias não ficam juntas durante nenhuma atração, realmente tem bastante isolamento. Não há programação fixa, é realmente muito personalizado conforme idade das crianças e estilo. Crianças somente podem ficar com o monitor acima de 5 anos, abaixo desta idade precisa estar acompanhado por um adulto.

As principais atrações são no Lago, com banana boat, sofá boat, esqui aquático, acqua jump (um pula pula gigante). Tem trampolim, tirolesa, parede de escalada, arvorismo, ateliê de artes, pomar, estudos da flora. Os monitores propõem jogos, fazem fogeira com marshmellow à noite e o ponto alto é o cinema com pipoca dentro do lago, debaixo das estrelas, onde ficamos nos barcos.

É pensão completa, comida simples, caseira, gostosa, em formato de buffet assistido, no qual o funcionário paramentado te serve. Tem um piquenique também gostoso todos os dias às 16h30, individual para cada família. Todas informações e valores aqui.


Para a lista de hotéis perto de SP para viajar com crianças e bebês, feita antes da pandemia, clique aqui. Na categoria viagens nacionais tem tem post de todos os hotéis que já estive com meus filhos.


Já esteve em algum destes hotéis selecionados perto de SP com crianças? Como foi sua experiência?

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE