Como escolher o sapato do bebê

Vocês sabe como escolher sapatinhos de bebê? Confesso que antes de eu ser mãe, quando uma amiga tinha bebê e eu ia visitar na maternidade, meu presente era sempre um tênis para bebê – eu comprava tamanho de 6 meses e achava que estava arrasando no presente fofinho. Só que os tênis para bebê que eu escolhia eram sempre duros e difíceis de colocar no pé!

Foi exatamente por isso que a marca Tip Toey Joey começou 15 anos atrás. Naquela época só havia sapatos duros e miniaturas de sapatos adultos no mercado. Depois de ganhar vários pares assim de presente por ocasião do nascimento da Sofia, Scott e Ana – os fundadores da marca – perceberam que o pezinho delicado da sua bebê não podia ser apertado dentro daqueles sapatinhos lindos porém duros.

Eu só fui pensar no assunto depois que virei mãe. Nos primeiros meses é importante o bebê ficar descalço – as texturas, sensações, o se conectar com o chão são fundamentais no desenvolvimento.

Quando o bebê começa a engatinhar e dar os primeiros passos, é hora de pesquisar os sapatinhos de bebê ideais. Vamos aos 3 passos para você comprar o sapato certo:

 Como deve ser o sapatinho para os primeiros passos e anos de formação do pezinho da criança?
Até os 9 meses de idade, os pezinhos são constituídos por cartilagem frágil e maleável que dá mobilidade e flexibilidade para o pezinho. A estrutura do esqueleto ainda está em fase de desenvolvimento ósseo. A sensibilidade do pezinho nessa fase é como a da mão e as informações que recebe através da sola e dedinhos, ajudam o bebê a desenvolver seu senso de equilíbrio e sua percepção espacial.

É por isso que nessa fase, os sapatos devem ser super macios e flexíveis. Para não atrapalhar o desenvolvimento natural do bebê e não comprometer a saúde do pezinho. E foi pensando nestas necessidades únicas que só o pezinho do bebê tem, que a Tip Toey Joey desenvolveu seus sapatinhos.

 Que atributos um Tip Toey Joey tem para promover a saúde do pezinho durante os primeiros passos?
O Tip Toey Joey Originals tem 3 atributos fundamentais para a saúde e bem estar dos pezinhos durante os primeiros passos:

a. Solado Flex&Grip™ anti-escorregão, de borracha e com flexibilidade e espessura ideal para permitir que o bebê continue sentindo o chão, como se estivesse descalço.
b. Elástico no calcanhar Stretch&Stay™ que abraça o pezinho suavemente. Além de facilitar a abertura no momento do calce, impede que o sapatinho saia do pé quando o bebê enrola os dedinhos.
c. Feito de couro extra macio, por dentro e por fora, que absorve o suor e regula a temperatura interna. Deixa o pezinho respirar, impedindo a proliferação de fungos.

Vale dizer que é mais largo na frente, diferente dos sapatos que afinam no bico e apertam os dedinhos, Tip Toey Joey tem espaço pros dedinhos mexerem livremente lá dentro.

 Como saber qual o tamanho certo para comprar?
Não é muito fácil medir os pezinhos dos bebês, principalmente quando eles enrolam e encolhem os dedinhos. Quando o bebê é muito pequenino e ainda não fica de pé, o melhor é colocar ele no colo e posicionar o pezinho no antebraço, bem retinho. Então marcar com uma caneta um tracinho no ponto do calcanhar e um outro na extremidade do dedão e do dedo médio. Meça com a régua a distância entre os pontos e encontre a numeração correspondente na tabela abaixo. Ah! É sempre prudente deixar uma folguinha de 0,5 a 1 cm.

Quando o bebê já fica de pé, é só repetir esse passo a passo, mas fazendo ele pisar numa folha de papel. Importante perceber se o pezinho não está enrolado ou encolhido!

A marca também acredita no mesmo que eu acredito: o melhor para os primeiros passos é deixar o bebê descalço! Como nem sempre isso é possível, principalmente quando as crianças começam a ir pra escolinha, a Tip criou um sapato que imitasse imita ao máximo essa sensação e fosse é como uma segunda pele protetora, que respeita e não atrapalha o desenvolvimento natural. É por isso que dizemos sempre que melhor que Tip Toey Joey, só descalço!

Loja virtual: br.tiptoeyjoey.com/loja/baby-0-2-anos

Este post foi escrito em parceria com a marca Tip Toey Joey, uma marca que admiro e é o único sapato infantil que uso com meus dois filhos Nicolas e Oliver.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE