Quando fazer o primeiro corte de cabelo no bebê

Não existe uma regra, um momento ideal. Obviamente cada bebê é um, alguns nascem cabeludos, outros nascem carecas. O momento certo é quando o cabelo está caindo muito sobre os olhos da criança, embaraçando demais, bagunçado sem corte.

No meu caso, Nicola nasceu com cabelo fininho igual ao meu, sempre teve pouco cabelo, sempre fininho. Aos poucos foram formando cachinhos e aí que eu não quis cortar mesmo, tinha medo de cortarem os cachinhos e nunca mais formarem. Só que nos últimos meses o cabelo realmente cresceu demais, começou a ficar em cima da orelha, todo bagunçado na lateral, um franja grande e sem forma. Era hora de cortar o cabelo. E isso só aconteceu com 1 ano e 10 meses!

Após a experiência, minhas dicas são:

 Você pode cortar o cabelo em um salão especializado infantil, no seu próprio cabeleireiro adulto e sei até de alguns pais que cortam o próprio cabelo dos filhos. A vantagem dos salões infantis, além dos vários brinquedos, é que os profissionais já estão acostumados com a criança chorar ou relutar em cortar o cabelo e eles terão paciência. Talvez num salão adulto não tenham tanta paciência. Outro ponto é que num salão adulto muitas vezes tem cheiro de produtos químicos e muitas mulheres falando alto… Eu particularmente acho mais caótico.

 Nós fomos num salão infantil e a cadeirinha em formato de espaçonove ajudou muito à distrair Nicolas. Porém, quando o profissional colocou a capa para cortar o cabelo, Nicolas começou a se sentir preso, começou a chorar percebendo que algo diferente iria acontecer. Eu percebi que era a capa o problema, e assim que tiramos, ele ficou mais à vontade.

 Perceba o jeito do seu bebê se sentir mais à vontade: com capa, sem capa, na cadeirinha de bebê, na cadeira de adolescente, no colo da mãe, mãe de pé, mãe sentada. Ninguém conhece o seu filho melhor do que você e vale tudo para tornar o momento menos estressante para o bebê.

 Leve algum brinquedo favorito do seu filho, pode ajudar a ele ficar mais seguro no local desconhecido.

 Se possível ir em dias e horário menos cheio, melhor, porque ambientes lotados e com profissionais com pressa e fila de atendimento sempre é mais estressante.

 Peça recomendações para as amigas mais experientes sobre qual profissional e salão elas costumam ir.

 E por fim, se você gostaria de guardar a primeira mecha de cabelo do primeiro corte, avise ao profissional. Também não esqueça de registrar o momento, a família vai adorar poder acompanhar.

O primeiro corte de cabelo do Nicolas foi filmado para eu guardar de lembrança este momento e para compartilhar com vocês um dia real. Espero que gostem e acompanhem mais no canal do Youtube!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE