Batizado Católico do Bebê | Esclarecendo dúvidas
Qual é o significado do batismo?
Na Igreja Católica, o batismo representa o primeiros dos sete sacramentos e é considerado um rito de passagem. Ao receber tal benção, a criança inicia a sua fé e sua vida cristã, tornando-se um filho de Deus, um discípulo de Cristo, um membro da Igreja e abrindo seu caminho para a salvação. Não se recebe nenhum outro sacramento sem o batismo. Tal tradição, que se tornou muito comum no Brasil (um país religioso), representa também um momento de celebração, ideal para unir familiares e amigos. O rito é feito com água sagrada sobre o iniciado e cada um dos elementos da cerimônia tem um significado.
– Óleo e água –A madrinha conduz a criança até a pia batismal e o padre derrama, com uma jarra, a água sagrada em sua cabeça, dizendo as preces do batismo: ‘Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’. Tal gesto representa vida nova e confirma que a criança está batizada. Em algumas igrejas, o padre passa um pouco de óleo dos catecúmenos no peito da criança, pedindo que a força de Cristo penetre na vida dela.
– Vela – Durante a cerimônia, a madrinha carrega a criança e o padrinho fica ao seu lado. Depois da benção, o padrinho oferece simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: `Recebe a luz de Cristo´. Essa vela é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo.”
– Roupa branca – Normalmente, o iniciado usa roupas brancas, que representam a pureza. Em algumas famílias, o uso do mandrião é tradicional e a roupa passa de geração em geração. Trata-se de um vestido longo branco, uma veste tradicional de batismo, usada tanto por meninos quanto meninas. Outro costume – mas não uma regra – é a madrinha escolher a roupa do batizado.
Qual é o papel dos padrinhos?
Os padrinhos são figuras muito importantes no batismo. Eles assumem a tarefa de garantir que o iniciado seguirá seus estudos da doutrina cristão. Ou seja, é deles a responsabilidade de que a ligação dos pequenos com aquela igreja não acabe por ali. “Padrinho e madrinha devem ser cristão firmes, capazes e prontos a ajudar, o novo batizado, criança ou adulto, em sua caminhada na vida cristão.” (retirado do Catecismo da Igreja Católica, número 1255). Recomenda-se escolher pessoas bem próximas da família e que tenham um vínculo com a religião
Os pais precisam ser batizados?
A exigência costuma ser a de que os pais sejam casados na Igreja e no Civil. Normalmente, o fato dos pais não serem batizados não impede o batismo. As exigência da Igreja, de acordo com o Código de Direito Canônico, pesam muito mais sobre os padrinhos do que sobre os pais.
Os padrinhos precisam ser batizados e casados na Igreja Católica?
Sim, normalmente, tal exigência é feita pela igreja. No caso de padrinhos casados, é exigido que tal união tenha sido feita também na Igreja, e não somente no civil, pois o fato vai de encontro com o 6o item, abaixo (a Igreja considera que quem mantém um casamento não abençoado pela Igreja vive em desacordo com a fé).
De acordo com o Código de Direito Canônico – Cânon 874 § 1. Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:
1° – Seja designado pelo batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;
2° – Tenha completado dezesseis anos de idade
3° – Seja católico, confirmado, já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;
4° – Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;
5° – Não seja pai ou mãe do batizando;
6° – Leve uma vida de acordo com a fé (católica)
Padrinhos precisa ser um casal (homem e mulher) ou pode-se chamar 2 pessoas do mesmo sexo, como duas irmãs, por exemplo?
Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873). A solução, nos casos em que se deseja ter 2 padrinhos ou 2 madrinhas costuma ser a seguinte: apenas um deles assina como madrinho/padrinha e o outro assina como testemunha. Sugerimos conversar com o padre da Igreja escolhida.
Com quanto tempo de antecedência se deve agendar e quais são os documentos necessários?
Depende da agenda da Igreja eleita. Em todas, no entanto, o documento indispensável aos pais e padrinhos é o certificado do curso preparatório, assim como a certidão de nascimento da criança. Costuma-se pedir também os certificados de casamento religioso e civil, assim como o RG e comprovante de residência. Na Paróquia Nossa Sra. do Brasil (SP), por exemplo, o curso preparatório acontece uma vez por mês. Aos padrinhos, costuma-se pedir a certidão de Batismo (é exigência na N. Sra do Brasil).
Existe alguma regra em relação à idade certa para batizar?
A Igreja Católica sugere que o batizado seja feito o quanto antes, de preferência nos primeiros meses de vida, mas, podem receber o Batismo crianças de diferentes faixas etárias. A partir dos setes, no entanto, a preparação é feita através da Catequese Paroquial.
ola! Gostaria de saber se para batizar a criança é necessario ser crismado?
obrigada
Olá. Os padrinhos precisam ter o sacramento do batismo apenas.
Gostei muito da explicação sobre o batismo.Os crentes acham que estão certos (e que só eles estão certos)em batizar as pessoas com 17 anos ou mais. Estou juntando argumentos para poder defender a nossa posição. Afinal uma Igreja que tem mais de 2000 anos não pode estar errada por tanto tempo.
Agora vou procurar informações sobre santos e imagens que eles tanto criticam.Procuro argumentos sobre isso. Salomão mandou fazer imagens de leões, bois (se não me engano) e querubins na entrada do templo. Estou certo
Abraços.
Posso te dar um conselho? Não perca seu tempo tentando convencer e esfregar na cara dos crentes detalhes tão pequenos e inúteis… Eles se apegam a estes pequenos detalhes para fazer exatamente isso.
Se você adorar uma imagem de barro (Já vi muitos católicos fazendo isso), você estará errado e eles corretos. Se na missa, ao invés de adorar o Santíssimo sacramento, você ficar adorando a imagem de Jesus na Cruz, vc estará errado.
O que eles não entendem é que as imagens são como fotografias, se uma fotografia molhar, rasgar ou pegar fogo, é só revelar/imprimir outra.
Eu tinha uma Nossa senhora na minha mesa do trabalho e ela, sem querer caiu no chão e perdeu a cabeça… fiquei chateado pois teria que comprar outra… comprei outra e segue a vida!
Jesus acolhe os irmãos, mesmo com as diferenças deles… façamos o mesmo!
João Paulo, achei sua resposta muito sensata. O mundo precisa de mais pessoas assim, que ponderem as palavras de forma que traga luz ao mesmo tempo não magoe quem quer que esteja lendo, expondo claramemte sua opinião, posição religiosa, transmitindo amor e compaixão. Um abraço e que Deus o abençoe.
Nos batizados mais antigos, existiam os padrinhos de consagração e o padrinho ou madrinha de vela, isto foi abolido do batizado?
Ainda existe! Mas veja com a igreja em que vai batizar seu filho como elas procedem.
se os pais nao participam na igreja nao pode batizar seu filho?
A igreja, não poderá negar os padrinhos por conta disso. Claro, é importante entender que os padrinhos serão os guias na fé católica.
Precisam ser batizados na igreja católica.
Ser solteiro e não morar juntos.
E se casados, na igreja católica.
Olá, boa noite! Tenho algo a falat, creio que essa posição e de paróquia por paróquia. Eu e meu noivo fomos chamados para ser padrinhos de batismo, meu noivo e católico, eu não sou católica, nasci no lar cristão evangélico e por esse motivo não fui batizada quando criança, ao me tornar adolescente fui batizada na igreja evangélica. Hoje sou cristã, de uma igreja denominada cristã e não evangélica devido às coisas malucas que existem por aí. Como meus compadres são bem católicos perguntei se existia algum problema por eu n ser batizada na igreja católica, e eles disseram que não, pois o meu batismo e válido pois usou a trindade ( te batizo em nome do pai, filho e Espírito Santo) sendo assim meu certificado de batismo mesmo sem ser na igreja católica eles aceitam pois foi usada a santíssima Trindade em meu batismo.
Quantos padrinhos são necessários? Estou em dúvida se é 3 ou 4?
São necessários 2 padrinhos.
Tenho duas perguntas:
Qual a importância do batismo em minha vida?
Como posso viver plenamente meu batismo?
Quem e divorciado pode batizar ?
Ola , irei fazer uma representação no meu colégio de batismo ,o Post ajudou muito
recentemente teve um filho, eu gostaria de saber se minhas duas irmãs pode batizar meu filho, pois elas ainda não são casadas?
Oi gostaria de saber qual e a madrinha mesmo se e a de vela ou a de água ?
De acordo com o código can. 873 , pode ter apenas um padrinho ou madrinha e o outro assinar como testemunha ,mas tudo isso deve ser acertado com padre.
Quantos padrinhos e quantas madrinhas precisam hoje em dia para um batismo?
Olá, para batizar o bebe precisa ser crismado? O curso de batismo so pode ser feito depois do nascimento do bebe?
Pamela, as regras mudam de igreja para igreja, então ligue na sua igreja para se informar.
Boa tarde gostaria de saber quantas pessoas ao total posso chamar para batizar meu filho(a) desde já agradeço a atenção de todos
Boa tarde,
gostaria de saber se para batizar, um dos padrinhos devem ser casados ?
Desde já agradeço.
Atenciosamente
Cecília, não precisam, mas pergunte na Igreja onde pretende batizar.