Ideias para o cantinho da leitura

Izabella Penna Escabeche é arquiteta, mãe da Stella e colaboradora do blog com suas dicas sobre quarto do bebê e criança.

Olá meninas (os)! Continuem enviando sugestões de temas para os posts sobre decoração infantil, pois eu e a Fernanda estamos adorando a participação de vocês.

Seguindo a ordem dos pedidos que vocês deixaram no instagram, o post de hoje vai para a Adriana (@abacatecomlaranja) que pediu inspirações para cantinho de leitura. Até agora ela é a leitora mais participativa e nos enviou várias sugestões de tema!

Todos sabem a importância do hábito da leitura na vida de qualquer pessoa, não é mesmo? A leitura deve ser incentivada ainda na infância para que as crianças cultivem o amor pelos livros desde pequenas.

A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada em maio de 2016, aponta que o brasileiro lê 4,96 livros por ano, 44% da população do Brasil não lê e 30% nunca comprou um livro. Estatísticas bem desanimadoras, não é mesmo?

Vamos mudar estes números e aumentar a quantidade de leitores brasileiros? Vou te mostrar ideias inspiradoras para você montar um cantinho de leitura para as crianças já! Vem comigo:

PRATELEIRAS

Você pode usar prateleiras estilo “calha” ou “caixinha” para que os livros não escorreguem e possam ficar dispostos na posição vertical. O ideal é instalar a prateleira ao alcance da criança para que ela tenha autonomia na hora da leitura.


Fonte da Imagem: http://www.loveandlion.com/room-tours/room-tour-aris-modern-big-boy-roo/


Fonte da Imagem: https://www.styleroom.se/images/489731

No quarto da minha filha Stella, escolhi este modelo de prateleira que foram instaladas acima do berço de forma que ela possa alcançar os livros:


Projeto Decor Petit | Foto: Mariana Lima

ALMOFADAS E PUFES

As crianças precisam se sentir confortáveis para o momento da leitura e a melhor maneira de deixá-las à vontade é utilizar almofadas e pufes para que elas possam se jogar no cantinho:


Fonte da Imagem: http://www.dearestlou.com/2016/03/reading-nook-for-z-with-pillowfort.html?spref=pi


Fonte da Imagem: http://www.myscandinavianhome.com/2016/10/a-visit-from-daphne.html


Fonte da Imagem: http://weekdaycarnival.blogspot.com.br/2011/06/our-little-gorillas.html

MÓVEIS
Não tem muito espaço disponível? Então adapte algum móvel que já existe no ambiente e utilize-o para acomodar os livros:


Via: http://metacoleman.com/interiors/iFonte da Imagem: http://projectlittlesmith.blogspot.com.br/2011/12/diy-scater-book-cubby.html

Fonte da Imagem: https://www.landofnod.com/good-read-book-caddy-azure/f12250

TENDAS
E que tal criar um cantinho que serve tanto para leitura quanto para as brincadeiras das crianças? As tendas são sucesso garantido:

Via: http://www.apartmenttherapy.com/georges-magical-woodland-nursery-nursery-tour-211819#_


Fonte da Imagem: http://www.sophieandmillie.com/single-post/2015/05/13/just-hang-it-wall-hooks-storage


Fonte da Imagem: http://www.dailydreamdecor.com/2016/03/this-darling-home-office-retreat-is-goals.html

Espero que tenham gostado das ideias! Agora não tem desculpa para não montar um cantinho de leitura para a criançada. Ah, lembrando que as crianças aprendem através de exemplos, ok? Pais leitores, filhos leitores!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE