Brinquedoteca em casa

Izabella Penna Escabeche é arquiteta, mãe da Stella e Pedro e colaboradora do blog com suas dicas sobre quarto do bebê e criança. Neste post ela mostra uma brinquedoteca em casa multifuncional.

Quem nunca sonhou com um cômodo exclusivo para as brincadeiras dos filhos? Um lugar com espaço para guardar os brinquedos, fazer atividades manuais, com espaço de leitura e que também receba bem os adultos? Realizei esse sonho em um projeto recente: a brinquedoteca da Rita! 

Brinquedoteca em casa

A escritora e roteirista Tati Bernardi escolheu a Decor Petit para transformar o escritório do ex-marido em uma brinquedoteca para sua filha Rita, de 4 anos de idade. Após o divórcio, o espaço estava vazio e quase virou uma mini academia. O pedido da Tati foi um espaço que funcionasse como mini ateliê, espaço de leitura, maquiagem e também para brincadeiras. Precisava também de um sofá-cama para acomodar a babá que dorme lá nos finais de semana. 

O cômodo tem medidas generosas – são 16m2 e já contava com um armário embutido de 6 portas que acomoda a maioria dos brinquedos em caixas organizadoras. A estante de livros em madeira maciça também foi mantida e abriga os livros da Rita e material de pintura e desenho. 

Layout Flexível

Layout flexível foi o conceito principal do projeto e, para acomodar as diversas atividades da Rita e ter um espaço que pudesse acompanhar o crescimento dela, a solução foi escolher móveis soltos e descartar um mobiliário executado em marcenaria que acabaria engessando o espaço. O mobiliário fica concentrado nas extremidades do cômodo e, desta forma, o centro da brinquedoteca fica livre para brincadeiras. 

Em vez de um grande sofá-cama, optamos por uma dupla de futon dobrável que funciona como poltrona individual e sofá quando fechado e quando aberto vira uma cama de casal. Serve para acomodar a pessoa que irá dormir ali (tanto na brinquedoteca quanto no quarto) ou também para ser usado em brincadeiras durante o dia. As luminárias pendentes feitas com técnicas de dobradura dão o toque de cor com iluminação acolhedora para o cantinho. 

Colocamos 3 estantes baixas com nichos abertos ao lado da estante existente para funcionar como apoio de armazenamento. É nela que ficam os jogos e brinquedos em menor quantidade – ótima opção para fazer um rodízio de itens, já que a maioria dos brinquedos fica guardada dentro do armário.

A mesinha retangular com 4 cadeirinhas pode ser usada para atividades individuais ou em grupo (desenho, pintura, massinha, slime etc.). A mini penteadeira é a estrela do espaço e a Rita, que é toda vaidosa, se diverte inventando maquiagens e penteados de brincadeira. O espelho em formato de picolé complementa o cantinho de forma divertida e ousada. 

Na parede principal sugerimos um painel de parede bem divertido com desenho de praia – Tati se apaixonou por ele assim que o viu, e nas demais paredes o desenho escolhido foi uma estampa com fundo branco e tracinhos na cor verde água – o mesmo tom presente no painel de praia. Quadrinhos, placas, lousa em formato casinha, almofadas, tapete vinílico, régua de crescimento, objetos de decoração e ganchos complementam a decoração. Desta forma, as paredes ganharam cores alegres e estampas lúdicas, mas sem ser estampas com uma cara muito infantil e óbvia.  

Tati e Rita amaram a brinquedoteca em casa e o espaço é muito usado diariamente! Um cômodo que acolhe crianças e adultos, não foge da decoração do restante do apartamento e onde mãe e filha irão criar muitas memórias incríveis! 

Ficha técnica do projeto:

Projeto de arquitetura de interiores: arquiteta Izabella Penna Escabeche (Decor Petit) 

Fotos: Renata D’Almeida 

Assessoria de projeto: Mini Mundo 

Papel de parede, quadros, régua de crescimento, tapete e almofadas: Mama Loves You 

Espelho de picolé, ganchos, almofadas e placas: Artiê Design 

Mesinha de atividades, cadeirinhas e mini penteadeira: Estúdio Minca 

Estantes baixas e cadeira branca: Linha Bloom 

Futon dobrável: Futon Company 

Lousa em formato de casinha: Caza Nova 

Objetos de decoração: Pimbos Kids 

Luminárias pendentes: Iluminoo 

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE