Precisa passar pomada de assadura em toda troca de fraldas?

Você passa pomada de assadura em toda a troca de fralda do bebê ou menos vezes? Fiz essa pergunta outros dia no meu Instagram @vestidademae e confesso que fiquei surpresa que 69% das pessoas passam em todas as trocas de fralda! Às vezes é um hábito automático, principalmente nosso brasileiro que adora passar muitos cosméticos.

Mas você sabia que não precisa passar pomada preventiva de assadura com frequência?

O que funciona comigo pode não funcionar com você, mas aqui em casa eu aprendi que o melhor é não passar pomada em toda troca. É preferível deixar a pele respirar e mais do que tudo, eu não gosto de passar um monte de química na pele do bebê sempre. Nós quem trocamos a fralda sempre que conhecemos melhor a pele do nosso bebê – e cada um é diferente. Com Oliver, ele nunca fica assado, somente se acontece de eu demorar de trocar uma fralda de cocô, fica mais vermelhinho e é nessa ocasião que eu passo a pomada de prevenção de assadura. Aqui em casa funcionou usar sempre o lencinho da Clenea, que é 98% água, e pomadas um pouco mais naturais como BabyGanics, Weleda e Mustela.

Mães de meninas me mandaram comentários bem opostos! Algumas dizendo que meninas assam mais fácil e precisam passar em toda troca. Outras dizendo justamente que quando pararam de passar tanta pomada foi quando pararam as assaduras. Mas não existe nenhuma relação do sexo do bebê com assar mais ou menos.

Vale lembrar que o próprio cocô muitas vezes é quem causa a assadura. Porém, também pode ser a fralda descartável, roupas muito apertadas, pomadas em excesso, lenços umedecidos (a maioria é cheia de produtos químicos alergênicos!), sabonete de banho.

Lembre-se sempre que quem conhece melhor a pele do seu bebê é você e vale sair do automático! Sabia que em outros países, principalmente EUA e Europa, não se tem o costume de passar pomada de assadura sempre? É somente quando o bebê fica com a pele mais vermelhinha, ou numa diarréia, por exemplo. 

Por isso, tente economizar os tubos de pomada e deixar a pele respirar sem estar sempre com creme. Você vai ver como pode ser ótimo para seu bebê!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE