Volta às Aulas | Dicas para os pais

Depois de meses dedicadas a cuidar com exclusividade dos seus bebês, é normal que as mães fiquem preocupadas, ansiosas e até sofram um pouco quando chega a hora de decidir levá-los à escola. A insegurança pode ser ainda potencializada nos casos em que a criança não se adapta a nova rotina logo de cara e apresenta resistência (que são muito comuns!). Mas, como encarar a nova fase é inevitável – pois ela traz os estímulos necessários para o bom desenvolvimento do pequeno -, os pais devem estar conscientes do importante papel que têm nessa empreitada: o de incentivar e encorajar os filhos. Conversamos com a educadora Mariana Monteiro, que atua dentro de escolas infantis, e pedimos algumas dicas de conduta para lidar com as emoções que envolvem o primeiro dia de aula. Confira a conversa abaixo:

Vocês costumam aconselhar os pais sobre como preparar os filhos para o primeiro dia de aula? Como aconselham?  
Antes do início das aulas, aconselhamos os pais a conversarem com seus filhos, contarem que conheceram os professores, contarem quais serão as atividades na escola, contar sobre os amigos que estarão na mesma sala e sempre enaltecer como estar na escola com as outras crianças será legal.

Como os pais podem tornar o momento de ir para a escola mais interessante para os filhos, para deixá-los mais animados?
Cada criança tem um processo de adaptação diferente, mas existem formas de amenizar a separação da criança e dos pais e tornar a escola mais interessante aos olhos das crianças. Se os pais contam sobre como a rotina nova será divertida, sobre todas as atividades novas que farão com os novos amigos, todo incentivo dos pais passa confiança para a criança.

A preparação deve começar em casa, por exemplo, explicando para a criança, arrumando o material, separando o lugar para o material na casa. A criança deve participar disso?
O ideal é que a criança participe de todo o processo, participe da compra dos materiais, da arrumação. Conversar com a criança sobre como será divertido na escola nova é essencial.

E no trajeto e no momento de deixar a criança na aula, tem alguma dica?
Se possível, faça o trajeto com a criança antes do início da escola. É ideal também que a criança que já anda vá andando até a sala, pois assim a separação é mais fácil do que quando a criança está no colo. A despedida deve ser rápida e os pais podem dizer que o filho se divertirá com os amigos e professores e logo estarão lá para levá-lo para casa novamente.

O que os pais podem/devem fazer, como devem agir, quando as crianças se recusam a ir para a aula?
Os pais devem evitar perguntar à criança por que não ela quer ir para a escola apontando possíveis motivos da recusa, por exemplo: “Algum amiguinho te bateu? A professora brigou com você?” A recusa também não pode ser valorizada, os pais devem continuar a passar confiança para os filhos e continuar a enaltecer a rotina escolar.

Quando as crianças têm irmãos mais velhos já na escola, o processo fica mais fácil?
Sim, eles ficam orgulhosos por já poderem frequentar a mesma escola dos irmãos mais velhos e já entendem um pouco da rotina do irmão.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE