A polêmica dos sucos de caixinha!

Por: Natália Vignoli

A pouco tempo, correram pelas redes sociais algumas notícias sobre o “suco de caixinha” – de mocinho para vilão! As mãe preocupadas com a ingestão demasiada de açúcar pelos seus filhos, ficaram de boca aberta quando souberam a quantidade de açúcar adicionada nesses produtos.

De fato, a grande parte das marcas adiciona uma quantidade desnecessária (para a saúde) de açúcar, e, em alguns casos, ultrapassa até mesmo o refrigerante! Mas isso não é desculpa para trocar a fruta (in natura) pelo bebida gaseificada lotada de aditivos! Temos alternativas, chegaremos lá!

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), principalmente os sucos denominados “néctar”, são os que contém a menor quantidade de polpa de fruta na composição, por vezes, não chegando nem a 20% e, consequentemente, é aonde encontramos a maior adição de açúcar.

E os sucos em pó? Temos os 0% de açúcar! Seria a solução?! Nem pensar! Esse tipo de “suco” tem desde um apelo para o público infantil quanto para as mamães de dieta e, honestamente, não deveriam nem estar no mercado. Lotados de corantes, conservantes, sódio, açúcares e adoçantes, não trazem benefício nenhum, muito pelo contrário!

O que fazer então? Bem, apesar de ter ligo em alguns lugares que o suco de frutas natural deve ser administrado com cuidado pensando na questão da alta disponibilidade de açúcar e pela alta quantidade de frutas usadas para fazer o líquido, digo: nada disso! Suco de frutas natural é sim muito bem vindo!

Evidentemente que existem maneiras de deixar esse suco mais nutritivo e adequando! A adição de farelos, grãos e folhas – como aveia, quinua, chia, farinha de banana verde, folhas verdes, fazem com que esse açúcar seja absorvido mais lentamente! Além disso, quando possível, usar a casca e bagaço das frutas (sem coar o suco).

Agora, para as mães que precisam de mais praticidade, vem a boa notícia! Existem sim sucos industrializados de boa qualidade! Observe as embalagens, olhe os sucos orgânicos que apresente “sem adição de açúcar” e “Suco de – fruta – concentrado”. Em geral eles são vendidos em garrafas de vidro.

Outras opções, também orgânicas, podem vir em caixinha, escritas na embalagem “sem adição de açúcar”. Outros podem vir em uma espécie “saquinho” e são até chamados de smothie! A água de coco também é uma excelente alternativa, até para a estratégia de congelar a caixinha e colocar na lancheira, para o seu bebe tomar o suco geladinho! 😉

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE