Principais queixas durante a gestação – parte 2

Por: Natália Vignoli

Na primeira parte desse tema, falamos de estratégias voltadas aos problemas como azia, má digestão, plenitude, náusea e vômito. Hoje vamos deixar a vergonha de lado e falar de outras dificuldades bem comuns para algumas mulheres: constipação intestinal e flatulência!

Na gravidez, a progesterona estimula a absorção de água, tendendo ao ressecamento do bolo fecal. Adicione as alterações hormonais com as alterações físicas do período, compressão uterina, suplementação de ferro, baixa ingestão de fibras, pouca água e diminuição da atividade física… pronto! Tudo isso junto faz um belo conjunto para estimular a flatulência e a constipação intestinal.

Ainda bem que temos diversas estratégias para contornar essa situação!

Invista na água! De preferência entre as refeições.

Comece seu almoço e jantar com um belo prato de salada de folhas.

As frutas, quando possível, devem ser comidas com a casca ou bagaço.

Algumas frutas têm efeito laxativo: ameixa preta, mamão, laranja, frutas secas.

Leites fermentados e iogurtes ajudam a reconstituir a nossa flora intestinal, favorecendo o funcionamento adequado do intestino.

Evite doces concentrados e açúcar simples, esses alimentos tendem a fermentar mais.

Quando for fazer feijão, deixe-o de molho por 12 horas e vá trocando a água, ou ferva por 10 minutos, despreze a água e cozinhe. Essa técnica tende a diminuir a quantidade de fitato, responsável pela formação de gases nos feijões.

Invista nas fibras presentes nos alimentos integrais como arroz integral, torrada integral, pães integrais, bolos e biscoitos integrais.

Cereais como granola, aveia, cevada, centeio, farelo de trigo, linhaça têm bastante fibra, mas comece devagar, 1 colher por vez!

Faça suas refeições em um lugar calmo e mastigue bem devagar.

Se der vontade de ir ao banheiro não espere, vá assim que sentir necessidade. Não atender a esse reflexo piora o quadro de quem tem constipação e flatulência.

Combinações nutritivas para nutrir nossa flora intestinal:

o Iogurte + Linhaça

o Banana + Aveia

o Frutas vermelhas + Leite

o Arroz integral + Feijão

o Peixes como salmão, truta e atum.

o Mix de castanhas com frutas secas.

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