Festa Infantil | Niver da Jojo

Eu amo tanto essa festinha de 1 ano da Jojo que poderia até deixar sem texto – só as imagens bastam. Amo porque tem cara de festa feliz, com detalhes planejados pela mãe, a fotógrafa Fernanda Petelinkar, por 6 meses e muitas coisas feitas por ela mesmo e a família. Tudo teve como ponto de partida os donuts, e eu vou deixar a Fernanda contar todos os detalhes, é emocionante e me fez ter vontade de começar a planejar a festa do meu bebê agora mesmo:

“Quando estava grávida, cheguei a cogitar não fazer festa de 1 ano pra ela. Achava desnecessário e ela nem se lembraria depois. Mas ao longo desse primeiro ano a gente descobre que essa comemoração é mais pra gente do que pra eles. É também o nosso primeiro ano de uma vida completamente nova, é a comemoração do nosso sucesso como mães, cada uma do seu jeito, com seus desafios vencidos, com seus medos superados. É uma forma de dizer: conseguimos! Passamos por esse primeiro, de muitos anos de descobertas diárias, desse mundo secreto e misterioso que é ser mãe. E pra mim foi também uma forma de celebrar esse ‘serzinho’ especial que é a Jojo.

Aí vem o desafio de formatar uma festinha, que tenha a nossa cara, que esteja de acordo com o nosso (pequeno) budget, mas que seja especial e inesquecível. Nessa hora, cada mãe tem um sonho, uma forma de fazer acontecer, talentos ou não. Eu sempre amei todo esse mundo craft, DIY, artes manuais etc. Já fiz crochet, tricot, dobraduras, artesanato, restaurei móveis… Um pouco de tudo, e sempre com a inspiração na minha mammy querida que tem um super dom pra essas coisas também. Deixei isso de lado por um bom tempo pois a vida toma seu rumo, a gente faz faculdade, trabalha e acabei um bom tempo longe desse mundo. Mas nada como ter uma festinha da filha pra programar pra resgatar tudo isso lá do fundo do baú!  Toda a festa foi idealizada por mim e feita com a ajuda de muitas pessoas: minha mãe, irmã, marido, tia, padrinhos da Jojo, a Tati (babá). Cada um ajudou como pôde e fica aqui minha eterna gratidão a elas.

Acho que o ponto de partida foram os donuts. Eu e o Ro somos apaixonados por essas rosquinhas doces americanas e acho que foi a primeira coisa que me fez pensar na festa da Jojo. Acordei um dia e pensei: na festa da Jojo eu quero donuts. E tudo meio que partiu daí. A festa não teve tema, não curto muito festas temáticas, queria algo colorido, fofo, feminino.Minha mãe fez a linda cortina de corações que usei atrás da mesa, eu e a Tati fizemos os pompons que foram usados na mesa do bolo e também nos vasinhos, como buquês, já que a ideia era não usar flores. Eu amo flores, mas como eu que faria tudo, achei que complicaria muito minha vida se inventasse de fazer arranjos e nem tenho talento pra isso. E também porque queria que as lembrancinhas dos adultos, vasinhos com suculentas, fizessem as vezes de decoração nas mesas. Comprei os vasinhos e suculentas no ceasa, minha irmã pintou os olhinhos e montamos eles na noite anterior da festa. Eu e o Ro fizemos as caixinhas de coração de origami, que continham pequenos coraçõeszinhos dentro e coloquei nas mesas, foi uma forma de distribuir amor para todos que estavam ali. Comprei os talheres de madeira no AliExpress e personalizei com durex e carimbos que já eram meus. As bexigas transparentes e confetes gigantes também comprei no AliExpress e a ideia era colocar os confetes dentro e pendurá-las pela festa, mas acabei deixando elas soltas embaixo da mesa do bolo e foi ótimo pq as crianças se divertiram com elas. Eu e minha mãe fizemos o brigadeiro de colher e o merengue no potinho. A Soul Sweet comprou comigo a ideia dos donuts e ainda por cima fez os docinhos mais lindos e deliciosos do mundo.

A festa foi no salão do prédio do meu avô, e eu adoro porque o prédio é super antigo e o salão é uma mistura de vidro e concreto, bem minha cara. Claro que precisava ter bastante luz por causa das fotos! Tive que pensar numa solução prática e gostosa pra servir para os convidados. A festa foi ao meio dia, por isso servi almoço. Comprei uma massa recheada com queijo e molho de tomate, super simples, fácil de servir na hora e deliciosa. Para as crianças contratei 3 barraquinhas de pão de queijo, pipoca e batata frita. 

Como a festa era no salão, minha preocupação era com a ocupação das crianças durante a festa, ainda mais com faixa etária que ia de 1 a 8 anos. Optei por não alugar nenhum brinquedo tipo cama elástica, piscina de bolinha. Rezei pra não chover e quis pensar em soluções que fizessem as crianças brincarem em conjunto, com os pais, com brincadeiras simples. Comprei as lembrancinhas (4 tipos diferentes) e entreguei para as crianças durante a festa, assim, aquela já seria uma atividade elas, que além de fazerem os brinquedos, poderiam brincar com eles depois. Foi um sucesso!!! Outro destaque foi a mesa de lousa, que aluguei da Decoração do Baile. As crianças amaram, dos grandes aos pequeninos, fizeram a maior bagunça e as mães queriam todas saber onde eu tinha comprado as mesas!

A Jojo sempre foi muito musical, adora Palavra Cantada e vive dançando ao som de qualquer batuque. E fiquei muito feliz quando os padrinhos da Jojo me disseram que dariam de presente um showzinho do grupo Conta e Canta que é uma mistura de música e história. Jojo curtiu e as outras crianças também. E a atração final foi a Piñata, que sempre atrai as crianças que amam os docinhos e balas.

O registro disso tudo ficou por conta da Daniela Leme, que além de melhor amiga, é a melhor fotógrafa de festinhas infantis! Mas claro que eu quis fazer umas fotinhos da decoração.

Foi tudo perfeito, do jeitinho que eu sonhei. O tempo ajudou, não choveu e nem fez frio. A festa foi até às 6 da tarde e a sensação de gratidão e amor tomou conta da gente no final da festa. Foi uma festa pequena, para as pessoas mais próximas e feita com muito amor e dedicação de muitas pessoas. E quando chegamos em casa o Ro olhou pra mim e disse: já estou com saudade da festa, quero fazer outra logo! Nada melhor do que ter esse sentimento, de que valeu a pena cada segundo.

Claro que comecei a separar as referências desde que a Jojo tinha 6 meses, comprei as coisas no AliExpress e Etsy com antecedência pra ter certeza de que chegariam a tempo, mas a execução mesmo da festa foi feita nos 3 dias que antecederam a festa, foram noites de pouco sono, que não trabalhei, correria, mas que foram uma delícia e já tenho saudade!“.

As fotos do Parto

Nicolas completou 2 meses. É verdade, passa tão rápido. Hoje eu e meu marido nos emocionamos revendo as fotos do parto. Que delícia ter o registro fotográfico deste dia tão mágico, é tão especial poder rever tudo o que aconteceu naquele dia. Resolvi compartilhar com vocês (me considero amiga de todas!).

Vale muito a pena ter fotos do parto, ainda mais se conseguirem a presença de uma fotógrafa conhecida e querida – e com experiência em parto, senão a pessoa pode ficar impressionada e acabar atrapalhando a equipe médica. Eu fiquei muito feliz em ter a Fernanda Petelinkar, que já é a fotógrafa da família.

As fotos mostram nossa “espera”na sala de pré-parto, a família conosco, a entrada na sala do parto, o nascimento do Nicolas e a cena de “Rei Leão”, que meu marido sempre sonhou em fazer. E sim, eu estava tranquila o tempo todo. Tudo cheio de amor.

Os primeiros 2 meses do Nicolas

Esta semana Nicolas completa 2 meses! Costumo dizer que estes primeiros meses são de sentimentos bem extremos: é completamente encantador e ao mesmo tempo muito difícil. Agora com 2 meses passados, olhando para trás, parece que nem foi tão difícil assim, sobrevivemos! Cada casa é uma casa, vou contar minha experiência própria, sem ditar certos ou errados, apenas o que funcionou para mim:

Dormir à noite

No primeiro mês, o bebê é tão pequenininho que colocá-lo no berço parece como colocar um grão de areia no oceano! Meu carrinho de bebê tem a opção de moisés (já mostrei o carrinho neste post), então optamos por deixar Nicolas dormir no próprio carrinho. Em casa temos um quarto de hóspedes, eu optei por dormir neste quarto no primeiro mês, com o carrinho ao meu lado e a luz do corredor acesa. Assim conseguia observar bem o bebê e levantar para as mamadas sem acordar o marido (na minha opinião não fazia sentido duas pessoas acordarem de madrugada, e o marido levanta muito cedo para trabalhar, precisa estar descansado – ele ajuda muito em outros momentos).

Exatamente quando Nicolas completou 1 mês, o sono dele já estava melhor e eu também mais segura para dormir sem ter que acordar com cada pequeno ruído do bebê. Assim, passamos a deixá-lo dormir no berço e eu voltei a dormir no quarto do casal – mesmo tendo que levantar durante a madrugada para amamentar, durmo melhor na minha cama ao lado do marido. Deixo a babá eletrônica ligada, o que faz uma luz enorme no quarto e prejudica a qualidade do sono (meu e do marido). Acho que assim que completar os 2 meses, meu próximo passo será dormir sem a babá eletrônica ligada, afinal apenas deixando as portas dos quartos abertas consigo escutar o bebê e levantar para amamentá-lo quando ele começa a ficar inquieto. A qualidade do sono dos pais também é importante, até para conseguir cuidar bem do bebê.

Banho

Nicolas não chora durante o banho, o que torna tudo mais fácil! Entre as dicas para o banho:

– como nos mudamos para um apartamento novo, a arquiteta sugeriu não colocar box no banheiro do quarto do Nicolas, assim a banheira fica no espaço do chuveiro e temos bastante espaço para dar banho nele, sem o vidro do box limitando o espaço.

– outra vantagem de ter a banheira do bebê no espaço do chuveiro é que quando o banho acaba, é só soltar a mangueira de saída de água da banheira e toda água caí diretamente no ralo do chuveiro. Para encher a banheira também é fácil, só ligar o chuveiro e a água já caí diretamente no lugar certo.

– como os dias estão friozinhos, temos deixado a água do banho mais quente, em torno de 37 graus, para que fique bem relaxante. Na verdade, acho que é por isso que ele não chora. Nos primeiros banhos a água ficava entre 34-35 graus, ele chorava um pouco. Desde que mudamos para 37 graus, ele não chora mais, fica bem relaxado. Só com a água do chuveiro não conseguimos atingir essa temperatura, então o que fazemos é ferver um pouco de água numa chaleira e jogar essa água mais quente na banheira, até atingir os 37 graus.

– Vale dizer que quem dá o banho aqui em casa é o marido! No começo eu tinha um pouco de medo de segurar o Nicolas só apoiado no meu braço, medo de deixá-lo afundar na água. Enquanto o pai dá o banho, eu escolho a roupa para trocar, preparo o trocador com a fralda e próxima roupa, para vesti-lo o mais rápido possível assim que sair do banho.

Cólicas do Bebê

Acreditem se quiser, mas Nicolas não teve cólicas até agora. Me sinto abençoada, porque eu estava preparada pscicologicamente para tudo, menos para o choro desesperador de cólicas (não sei lidar com choro desesperador, rs). Estou me alimentando bem (muitas frutas e legumes), mas confesso que não estou me privando de nada, principalmente do chocolate que sempre adorei. Algumas pessoas ficaram me “enchendo o saco” (desculpa a expressão) dizendo que eu não poderia comer isso ou aquilo por causa das cólicas e este é o resultado: não deixei de comer nada e está tudo certo. Por isso digo, a questão não é “proibir” e sim balancear e observar se está tudo bem com o bebê.

Roupas de Recém-Nascido

Me perguntaram muito no Instagram até quando Nicolas usou roupas de recém-nascido. Ele usou muito! Nasceu com 48cm e até 1 mês e meio usou muitas roupas de recém-nascido. Muita gente diz para não comprar muitas, porque vai perder logo. Mas a verdade é que 1 mês e meio é muito tempo, afinal recém-nascido suja muita roupa (as fraldas vazam…), então é importante ter várias opções para a semana inteira. Considere que pode usar 2 roupas por dia. Para quem mora em São Paulo, como eu, acho importante também ter roupa para todos os tipos de clima. Nestes primeiros 2 meses eu não tinha muitas roupas de frio, tive que comprar mais opções correndo. Aqui em SP faz todos os climas independente da estação do ano, rs!

Se tiverem dúvidas ou curiosidades, podem perguntar que vou contar mais sobre minha rotina em breve!

Paula Di Dario na BabyBum

Já pensou em eternizar um momento da infância do seu filho? Aquelas “obras de arte” de desenhos que ele faz? Aquele desenho da família toda desenhada na escola para o dia das mães? Tudo isso pode virar uma escultura ou joia pelas mãos da Paula Di Dario. Essa foi uma das melhores surpresas da BabyBum 2015, não vejo a hora de ter um desenho do meu filho para transformar numa escultura!

As peças podem ser de ouro, prata ou apenas banhadas em ouro, depende de como você quiser. Até o tom de madeira da base pode ser escolhido para que combine da melhor forma com a decoração da sua casa. Amei!

It Babies na BabyBum

Esse era simplesmente o stand mais cheio (eu consegui fotografar assim que a feira abriu, antes de lotar!)… Ainda mais com esse friozinho que tem feito em São Paulo, tempo perfeito para comprar acessórios práticos e lindos para as crianças. A It Babies faz bolero, cachecol, coletes, gorro, chapéu, fuseau – todas as peças são neutras e podem ser usadas por muito tempo.

Para quem perdeu a oportunidade na BabyBum, pode comprar online no site: itbabies.com.br

Ideia da Lu na BabyBum

Um dos bons achados na BabyBum 2015 foi a Ideia da Lu. Confesso que quando eu fui fazer enxoval nos EUA, achei tudo igual, tudo mais do mesmo, tudo sem graça. Bom saber que existe coisas diferentes e moderninhas por aqui, como as criações da Ideia da Lu. São almofadas, babador, fralda de boca, mantas de carrinho, quadrinhos para o quarto, jogo americano, manta para TV, tudo com estilo pop e divertido!

Para quem perdeu a feira BabyBum, não tem problema. Todos os produtos estão disponíveis na loja online: loja.ideiadalu.com.br

Mommy in Bloom | Sono do Bebê

Durante a BabyBum 2015 recebemos diversos convidados no nosso espaço do Vestida de Mãe. Aproveitei a visita da Patricia Tsukada, consultora de maternidade e sono de bebê, fundadora da Mommy in Bloom, para tirar algumas dúvidas que eu mesma tenho sobre o sono do recém-nascido – sendo mãe de um bebê de quase 2 meses, essa consultoria sobre sono e soneca do bebê é super importante. Minhas dúvidas podem ser as mesmas que as suas, então aproveite para assistir o vídeo abaixo, filmado e editado pelo pessoal super competente da Studio See You.

PATRICIA2 from Studio See You on Vimeo.

Luciana Pinheiro | Drenagem Linfática na Gestação

A BabyBum já acabou, mas ainda tenho muitas coisas para mostrar para vocês, principalmente informações e conteúdo útil. No espaço Vestida de Mãe recebi visitas super queridas e aproveitei a oportunidade para tirar algumas dúvidas minhas, que podem ser também as mesmas que as suas! A Luciana Pinheiro é bacharel em estética, especialista em gestantes, e conversei com ela sobre os benefícios da drenagem linfática na gestação. (é com ela que estou fazendo minhas massagens!). O vídeo foi feito pelo Studio See You e ficou ótimo (bom, eu sou suspeita). Assista os 4 minutinhos de muita informação:

LUCIANA PINHEIRO from Studio See You on Vimeo.

Petit Galerie na BabyBum

Eu gosto de presentes que possam ser guardados e lembrados para sempre. Joias com certeza são assim. O primeiro brinquinho ou pulseira da bebê, a medalha no batismo, aquele pingente presenteado no aniversário. A Petit Galerie é uma joalheria especializada em peças infantis e tem uma coleção enorme de mais de 300 peças criadas com toda segurança para o uso em recém-nascidos até as crianças grandinhas. Tudo disponível para venda online e entrega em todo o Brasil.