Festa Infantil | Niver da Jojo

Eu amo tanto essa festinha de 1 ano da Jojo que poderia até deixar sem texto – só as imagens bastam. Amo porque tem cara de festa feliz, com detalhes planejados pela mãe, a fotógrafa Fernanda Petelinkar, por 6 meses e muitas coisas feitas por ela mesmo e a família. Tudo teve como ponto de partida os donuts, e eu vou deixar a Fernanda contar todos os detalhes, é emocionante e me fez ter vontade de começar a planejar a festa do meu bebê agora mesmo:

“Quando estava grávida, cheguei a cogitar não fazer festa de 1 ano pra ela. Achava desnecessário e ela nem se lembraria depois. Mas ao longo desse primeiro ano a gente descobre que essa comemoração é mais pra gente do que pra eles. É também o nosso primeiro ano de uma vida completamente nova, é a comemoração do nosso sucesso como mães, cada uma do seu jeito, com seus desafios vencidos, com seus medos superados. É uma forma de dizer: conseguimos! Passamos por esse primeiro, de muitos anos de descobertas diárias, desse mundo secreto e misterioso que é ser mãe. E pra mim foi também uma forma de celebrar esse ‘serzinho’ especial que é a Jojo.

Aí vem o desafio de formatar uma festinha, que tenha a nossa cara, que esteja de acordo com o nosso (pequeno) budget, mas que seja especial e inesquecível. Nessa hora, cada mãe tem um sonho, uma forma de fazer acontecer, talentos ou não. Eu sempre amei todo esse mundo craft, DIY, artes manuais etc. Já fiz crochet, tricot, dobraduras, artesanato, restaurei móveis… Um pouco de tudo, e sempre com a inspiração na minha mammy querida que tem um super dom pra essas coisas também. Deixei isso de lado por um bom tempo pois a vida toma seu rumo, a gente faz faculdade, trabalha e acabei um bom tempo longe desse mundo. Mas nada como ter uma festinha da filha pra programar pra resgatar tudo isso lá do fundo do baú!  Toda a festa foi idealizada por mim e feita com a ajuda de muitas pessoas: minha mãe, irmã, marido, tia, padrinhos da Jojo, a Tati (babá). Cada um ajudou como pôde e fica aqui minha eterna gratidão a elas.

Acho que o ponto de partida foram os donuts. Eu e o Ro somos apaixonados por essas rosquinhas doces americanas e acho que foi a primeira coisa que me fez pensar na festa da Jojo. Acordei um dia e pensei: na festa da Jojo eu quero donuts. E tudo meio que partiu daí. A festa não teve tema, não curto muito festas temáticas, queria algo colorido, fofo, feminino.Minha mãe fez a linda cortina de corações que usei atrás da mesa, eu e a Tati fizemos os pompons que foram usados na mesa do bolo e também nos vasinhos, como buquês, já que a ideia era não usar flores. Eu amo flores, mas como eu que faria tudo, achei que complicaria muito minha vida se inventasse de fazer arranjos e nem tenho talento pra isso. E também porque queria que as lembrancinhas dos adultos, vasinhos com suculentas, fizessem as vezes de decoração nas mesas. Comprei os vasinhos e suculentas no ceasa, minha irmã pintou os olhinhos e montamos eles na noite anterior da festa. Eu e o Ro fizemos as caixinhas de coração de origami, que continham pequenos coraçõeszinhos dentro e coloquei nas mesas, foi uma forma de distribuir amor para todos que estavam ali. Comprei os talheres de madeira no AliExpress e personalizei com durex e carimbos que já eram meus. As bexigas transparentes e confetes gigantes também comprei no AliExpress e a ideia era colocar os confetes dentro e pendurá-las pela festa, mas acabei deixando elas soltas embaixo da mesa do bolo e foi ótimo pq as crianças se divertiram com elas. Eu e minha mãe fizemos o brigadeiro de colher e o merengue no potinho. A Soul Sweet comprou comigo a ideia dos donuts e ainda por cima fez os docinhos mais lindos e deliciosos do mundo.

A festa foi no salão do prédio do meu avô, e eu adoro porque o prédio é super antigo e o salão é uma mistura de vidro e concreto, bem minha cara. Claro que precisava ter bastante luz por causa das fotos! Tive que pensar numa solução prática e gostosa pra servir para os convidados. A festa foi ao meio dia, por isso servi almoço. Comprei uma massa recheada com queijo e molho de tomate, super simples, fácil de servir na hora e deliciosa. Para as crianças contratei 3 barraquinhas de pão de queijo, pipoca e batata frita. 

Como a festa era no salão, minha preocupação era com a ocupação das crianças durante a festa, ainda mais com faixa etária que ia de 1 a 8 anos. Optei por não alugar nenhum brinquedo tipo cama elástica, piscina de bolinha. Rezei pra não chover e quis pensar em soluções que fizessem as crianças brincarem em conjunto, com os pais, com brincadeiras simples. Comprei as lembrancinhas (4 tipos diferentes) e entreguei para as crianças durante a festa, assim, aquela já seria uma atividade elas, que além de fazerem os brinquedos, poderiam brincar com eles depois. Foi um sucesso!!! Outro destaque foi a mesa de lousa, que aluguei da Decoração do Baile. As crianças amaram, dos grandes aos pequeninos, fizeram a maior bagunça e as mães queriam todas saber onde eu tinha comprado as mesas!

A Jojo sempre foi muito musical, adora Palavra Cantada e vive dançando ao som de qualquer batuque. E fiquei muito feliz quando os padrinhos da Jojo me disseram que dariam de presente um showzinho do grupo Conta e Canta que é uma mistura de música e história. Jojo curtiu e as outras crianças também. E a atração final foi a Piñata, que sempre atrai as crianças que amam os docinhos e balas.

O registro disso tudo ficou por conta da Daniela Leme, que além de melhor amiga, é a melhor fotógrafa de festinhas infantis! Mas claro que eu quis fazer umas fotinhos da decoração.

Foi tudo perfeito, do jeitinho que eu sonhei. O tempo ajudou, não choveu e nem fez frio. A festa foi até às 6 da tarde e a sensação de gratidão e amor tomou conta da gente no final da festa. Foi uma festa pequena, para as pessoas mais próximas e feita com muito amor e dedicação de muitas pessoas. E quando chegamos em casa o Ro olhou pra mim e disse: já estou com saudade da festa, quero fazer outra logo! Nada melhor do que ter esse sentimento, de que valeu a pena cada segundo.

Claro que comecei a separar as referências desde que a Jojo tinha 6 meses, comprei as coisas no AliExpress e Etsy com antecedência pra ter certeza de que chegariam a tempo, mas a execução mesmo da festa foi feita nos 3 dias que antecederam a festa, foram noites de pouco sono, que não trabalhei, correria, mas que foram uma delícia e já tenho saudade!“.

Relações profissionais

Fotos Decoração: Fernanda Petelinkar

Fotos da Festa: Daniela Leme

Donuts, Docinhos e Bolo: Soul Sweet

Peças Decorativas mesa de doces: Decoração do Baile

Talheres de Madeira, Bexigas e confetes: AliExpress

Copos descartáveis: Etsy

 

Piñata: Parangolé

Cardápio: Mesa3

Barraquinhas de pão de queijo, pipoca e batata frita: Tutti Festas

Lembrancinhas: Box Joanninha

Atração musical infantil: Conta e Canta

CONVERSE COM A GENTE