A Escolha do Parto

Vou falar um pouco sobre mim: sou uma pessoa 100% prática, objetiva, muito direta, controladora, sem paciência nenhuma, mega organizada, gosto de tudo planejadinho e programado. Somando à isso, nasci de cesárea, minha mãe teve as 3 filhas por cesárea. Pela descrição, seria quase óbvio adivinhar que vou querer parto cesariana. Mas não, meu desejo é pelo parto normal.

Antes de tudo, quero dizer que respeito todos os tipos de parto: cesárea, normal ou natural. E quando alguma grávida me conta qual opção escolheu, eu jamais tento fazer a pessoa mudar de ideia e nem fico falando o porquê acredito parto normal ser a melhor opção, afinal eu sei o quanto é chato, quando estamos grávidas, ter mil pessoas dando palpite, querendo dizer o que é melhor ou pior para nós. Cada uma sabe de si, seja qual for a opção de parto que a pessoa escolheu, eu dou um sorriso de felicidade por ela e pronto. Inclusive a maioria das pessoas que conheço escolheram cesárea – e OK, o importante é cada um se sentir segura com sua decisão!

Mas aqui é meu diário e aqui eu posso falar exatamente o que penso, certo? O que eu penso, de forma bem direta (avisei lá em cima que eu sou direta!) é o seguinte: escolher cesárea por um motivo pessoal – seja lá qual for, OK. O problema é quando é falta de informação ou pior, quando a decisão no fundo foi do médico por comodismo.

– Marcar dia e hora para cesárea: oi? Não consigo achar normal. Mesmo sendo uma pessoa controladora e planejada como eu. Nosso corpo é sábio, quando o bebê estiver pronto para nascer, ele vai nascer da melhor forma possível, sem precisar marcar hora. (lógico falando de forma genérica, salvo exceções quando o bebê ou mãe correm risco de vida e precisam de uma cesárea de emergência).

– Medo de sentir dor: oi? Nós mulheres somos fortes! Todas dizem que dói muito, mas depois você nem lembra e fica ótima. Eu acho muito mais violento uma cirurgia da profundidade da cesárea. A recuperação é muito mais difícil, a dor pós operação é muito maior. Na hora você não sente nada, mas depois fica dias se recuperando, acho muito pior!

– O cordão umbilical está enrolado no pescoço do bebê: e você ainda acredita nesta desculpa? Isso é mito, desculpa de médico que não quer fazer o parto normal! Lembre-se que o bebê não respira ainda dentro da gente, portanto o cordão jamais irá enforca-lo. No parto, assim que a cabecinha sair, o médico pode desenrolar o cordão e pronto. O médico pode também acompanhar os batimentos cardíacos do bebê durante o trabalho de parto.

– O bebê ainda não está encaixado, na posição para parto normal: mas você esperou? Porque tomar essa decisão do parto com 36 semanas, acho muito cedo! Lógico que cabe ao médico, não sou profissional, há outros pontos a serem analisados. Mas saiba que bons médicos sabem fazer o parto normal mesmo com o bebê sentado, afinal sempre foi assim antes de existir cesárea, certo?

Infelizmente somos um país com alto índice de cesárea, em alguns casos porque a mulher assim quer, em outros casos porque o médico assim quer. Caso você queira o parto normal, preste atenção em alguns pontos:

– Se seu obstetra tem altos índices de parto normal ou não.

– Se seu obstetra tem equipe: é realmente muito difícil um médico sem equipe ficar 12 horas aguardando suas contrações. Depois de algumas horas ele vai fazer a cesárea em você e pronto, caso encerrado. Enquanto um médico com equipe, a enfermeira obstétrica quem irá te acompanhar e o médico chega somente quando está bem próximo mesmo do parto.

– Se a partir de 35 semanas já começa a dar um monte de desculpas como cordão enrolado ou posição do bebê. Quase certeza que ele (a) vai acabar fazer uma cesárea e pronto.

Estou falando tudo isso antes do meu parto. Não sei como vai ser. Pode ser que na hora aconteça algum imprevisto (toc toc toc na madeira!) e precise ser cesárea. Se acontecer, tudo bem, o importante é nascer com saúde. Mas pelo menos vai ser depois de eu ter entrado em trabalho de parto, ou seja, o bebê vai nascer na hora em que ele estiver pronto para nascer.

Por enquanto a ansiedade está controlada. Estou com 37 semana + 3 dias. Bem tranquila, querendo que a gravidez vá até o final. Feliz com minha decisão por parto normal, certa de que é o melhor para mim e meu filho e acho que deve ser uma experiência incrível que só nós, mulheres, temos o prazer de vivenciar!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE