Audiometria em Bebês e Crianças

Faz parte da rotina aqui de casa a audiometria no Nicolas e Oliver desde bebês. Meus filhos nasceram com perda auditiva moderada, provavelmente por alguma combinação genética minha e do meu marido, identificada desde o nascimento. Eles usam aparelho auditivo e fazem audiometria de 6 em 6 meses.

Para quê serve a audiometria?
A audiometria avalia a quantidade do grau da audição (pessoas com audição normal escutam menor ou igual 15dBNA. Meus meninos escutam a partir de 55dBNA) e o desenvolvimento auditivo de acordo com a idade da criança.

A audiometria serve para regular o aparelho auditivo deles (eles usam da marca Phonak), dar informações para a terapeuta (eles fazem sessões de fonoaudiologia) e ajuda o médico em casos de intervenções necessárias (no caso dos meus filhos, sem necessidade de intervenções. Mas em alguns casos é necessário o implante coclear, por exemplo).

Nicolas faz audiometria desde os 6 meses, então hoje com quase 4 anos já está bem acostumado. Para ele é como se estivesse indo brincar com a fonoaudióloga. Nesta fase de criança, elas usam muitas brincadeiras para conquistá-lo. Cada vez que ele escutasse o som no fone de ouvido, ele deve colocar uma pecinha no brinquedo.

Nicolas foi super bem nesta última audiometria! Teve uma grande melhora nos sons graves, ouvindo a partir de 25dBNA!). Com essa informação o aparelho é ajustado. Também notamos confusão de sons entre F e P (fi e pi são fonemas que ele não consegue diferenciar), então a terapeuta trabalha melhor estes pontos.

Dá para fazer audiometria em bebês?
A avaliação em bebês e crianças é comportamental. A profissional deve ter a sensibilidade em perceber as mudanças de expressão do bebê/ criança como resultado do que ele está ouvindo. Por exemplo, quando ouvem um som, arregalam os olhos, mudam o olhar, mexem a cabeça, choram etc etc.

Uma audiometria em bebês pode demorar mais de uma sessão, porque eles se cansam rápido e podem ser mais relutantes em fazer.

Pode ser que a audiometria do seu filho seja diferente dessa. Dependendo do ambiente (recursos profissionais que o profissional tem), da técnica e da escola do profissional, o exame pode variar um pouco.


Nós fazemos audiometria com a Fga. Isabela Jardim, no Centro de Audiologia (11) 3062-9328.
Nicolas e Oliver usam aparelho auditivo Phonak 

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE