Batata Yacon

Por: Natália Vignoli

Nos últimos posts venho falando sobre como melhorar nossa flora intestinal. Fiquei devendo um bate papo sobre a batata yacon!

Diretamente da região dos Andes, a batata yacon mais parece uma batata doce com gosto de pêra – e justamente pelo seu sabor adocicado, pode ser comida crua, como se fosse uma fruta! Muito estranho? Ok. Vale cortá-la em rodelas e enriquecer seu suco!

Rica em FOS – frutooligossacarídeo, essa batata alimenta nossa flora microbiana, regula o trânsito intestinal, controla os níveis de glicemia, ajuda para quem precisa deixar a pressão em dia e nos mantém saciados por mais tempo! É principalmente rica em potássio e água, o que faz com que seu valor calórico e a quantidade de açúcar presente sejam menores do que a batata tradicional, portanto é uma ótima opção também para os diabéticos, para as mamães com tendência ou já diagnosticadass com diabetes gestacional e pressão alta!

E como inseri-la no seu dia a dia? Vamos lá!

laco1VdM Você pode fazer uma super vitamina com 2 tipos de frutas, 1 folha verde escura e rodelas da batata, assim pode variar com a biomassa de banana verde (assunto do post passado!), por exemplo:

– Folhas de couve + Suco de laranja + Maçã + batata Yacon

– Folhas de agrião + Manga em pedaços + Punhado de uva passa + rodelas da batata Yacon

laco1VdM Assada com alho, azeite e manjericão, fica ótima para acompanhar um peixe tipo pescada branca.

laco1VdM Na forma de purê, temperada com alho porró, cebola, sal e alecrim. Fica bem gostosa quando acompanhado com carne vermelha!

laco1VdM Ou como uma espécie de “torta madalena”: no fundo de uma vasilha coloque uma camada de carne moída refogada com cebola, alho, azeite, tomates e orégano fresco, por cima, purê de batata yacon (batata amassada refogada com alho porró, cebola e azeite). Leve ao forno salpicada com queijo e farinha de rosca.

Torceu o nariz para o suco de couve? No próximo post vamos falar mais dele!

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE