Bebê precisa de travesseiro infantil?

Mariana Britto é formada em Desenvolvimento Infantil com ênfase em neurociência cognitiva e especialista em sono infantil. Eu estava com dúvidas sobre o travesseiro adequado para cada fase do bebê e criança, então aproveitei e pedi para ela esclarecer essa dúvida para gente:

Quando começar a utilizá-lo com o seu bebê?
Conforme nossos bebês crescem dúvidas com relação a quando introduzir o travesseiro, e qual o mais adequado, podem surgir. De acordo com a U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC) e American Academy of Pediatrics, pais estarão mais seguros introduzindo o travesseiro quando a criança estiver o mais perto possível de completar 2 anos de vida. Isso porque a utilização prematura do travesseiro vem sendo associada com sufocamento, caso o bebê seja pequeno e não tenha o reflexo de remover o material que obstrui suas vias aéreas.

O ideal é tentar observar se a criança demonstra sinais de que precisa de mais conforto para dormir. 1 “Quando seu filho estiver pronto, é importante escolher um travesseiro que ofereça suporte para a cabeça”. Será que meu bebê precisa de um travesseiro?

Caso seu filho não demonstre nenhuma mudança ou dificuldade para dormir que indique a necessidade do uso do travesseiro, porque não esperar mais um pouco.

No entanto, muitos pais relatam já fazer o uso de travesseiros antes dos dois anos de idade, sem maiores problemas. É importante lembrar que cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento, e fica a critério dos pais reconhecerem o momento certo para seus filhos.

E como escolher? Porque não utilizar um travesseiro convencional? Apesar de algumas crianças estarem preparadas para utilizar travesseiros perto dos 2 anos de idade, é importante ter cautela ao escolher o que melhor de adapta às necessidades bem como as recomendações de segurança. Quando seu filho estiver pronto, é importante escolher um travesseiro que ofereça suporte para a cabeça. Talvez você tenha que testar mais de um, já que hoje em dia existem diversas opções no mercado. A razão pela qual você deveria comprar um travesseiro destinado para crianças, e não um convencional de adultos, é simplesmente porque estes são designados para o suporte da cabeça e pescoço de pessoas adultas. Travesseiros infantis são desenhados de acordo com as proporções de uma criança. Pediatras americanos recomendam dimensões próximas a 33cm x 48cm, como sendo ideal.

Mas e agora, devo escolher um travesseiro firme ou macio?
O melhor seria combinar conforto e suporte. Uma forma de saber se o travesseiro é muito macio, é apertá-lo e ver se ele volta para sua forma original. Caso não aconteça, possivelmente o travesseiro é muito macio, não sendo seguro para a criança já que há risco de sufocamento. Gostaria também de deixar registrado que as informações contidas neste material, seguem as leis americanas de segurança do sono infantil e os guidelines da American Academy of Pediatrics. Adiciono também que tais informações não substituem aconselhamento médico.


Mariana Britto é formada em Desenvolvimento Infantil com ênfase em neurociência cognitiva e especialista em sono infantil, com certificação nos Estados Unidos. Site: BennyBeanSleeps.com | E-mail: mariana@bennybeansleeps.com

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE