Carnaval com as crianças | sugestões de programas

Hoje em dia, o Carnaval vai muito além das tradicionais festas de salão, que envolvem toda a família com marchinhas, frevos e samba enredos. A proporção da festança aumentou e diversificou: existem aqueles que preferem manter a tradição, aqueles que se encantam com os desfiles das gigantes escolas de samba, os aventureiros cheios de energia para enfrentar os bloquinhos de rua, aqueles que preferem viajar, outros que aproveitam para curtir um roteiro alternativo na cidade… Independentemente do perfil do folião, fato é que o feriado prolongado é uma ótima pedida para quem tem filhos pequenos. Alguns dias a mais para curtir crianças caem muito bem – e elas também merecem – e muito – aproveitar a atmosfera de festas do carnaval. Pensando nisso, reunimos algumas sugestões de programas que podem agradar diferentes gostos e bolsos.

Matinês em clubes
Normalmente, os clubes de bairro têm uma programação especial para o Carnaval. As atividades são uma boa pedida pois costumam reunir várias crianças, que brincam com os serpentinas, confetes e ainda dançam músicas tradicionais da época.

Atenção: como as festas acontecem, na maior parte das vezes, em ambientes fechados, que podem ficar quentes demais, os pais precisam ter alguns cuidados especiais, como vestir as crianças com roupas fresquinhas, atentando-se especialmente nos casos de fantasia.

Outro cuidado deve ser com a hidratação: invista em muita água filtrada, sucos e leite (nesse caso, é mais recomendado levar o leite em pó e misturar na água filtrada na hora de servir). Ah, e lembre-se: se bateu o cansaço no pequeno, é voltar para a casa, tomar um banho e descansar para estar disposto no próximo dia.

Bloquinhos de rua para crianças
Festa de rua não é só para adulto. Nos últimos anos, a programação infantil aumentou e diversificou. Em São Paulo, por exemplo, nos dias 2, 3, 4 e 5 de fevereiro, na Biblioteca Monteiro Lobato, acontece a já tradicional apresentação do Bloco das Emílias e Viscondes, inspirado na obra de Monteiro Lobato. As crianças se vestem com roupas típicas do personagem para a festa! O bairro da Vila Madalena também concentra um bom número de blocos. No dia 13/2, às 9h, por exemplo, acontece, na praça Horácio Sabino, o bloco da Banda do Bloquinho, que tem como tema o “brincar”.

O Rio de Janeiro também guarda uma agenda especial para os pequenos, como, por exemplo, o bloco da Bandinha de Ipanema, que é uma versão infantil do tradicional Bloco da Banda de Ipanema. Ele acontece no dia 8/2, na praça General Osório, Ipanema, às 16h.

Brasília, assim como várias outras capitais, também já entrou na onda dos blocos infantis. Só para se ter uma ideia, de 6 a 9 de fevereiro, já estão confirmados ao menos três bloquinhos desse tipo por dia.
Shopping com programação especial
Outra opção é pesquisar a programação dos shoppings centers. Alguns deles costumam oferecer brincadeiras, oficinas, teatros e outras atividades, que são boas pedidas para quem quer introduzir os pequenos na cultura do carnaval, com o suporte de um ambiente bem estruturado e confortável. O Shopping Recife e o Shopping Boa Vista, em Recife, estão com uma programação especial desde janeiro. Entre as atividades está a oficina de customização de sombrinhas de frevo. No Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, acontecerá a apresentação Bloquinho da Cidade, organizada pela banda Casa Bossa.

Festa de carnaval em casa
Se você não está com vontade de sair, mas também não quer que a data passe batido para o pequeno, vale apostar em uma folia caseira. Decore a casa, compre fantasias especiais (ou faça você mesma!), providencie serpentinas, confetes, convide a família e os amiguinhos e coloque músicas típicas para a criançada entrar no clima. Boas festas!

Tags:

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE