Curso de Gestante
Eu que sou uma pessoa tão organizada, simplesmente fiquei postergando agendar o curso de gestante, achando que era uma coisa com bastante frequência de aulas e que eu poderia me inscrever a qualquer momento. Quando liguei, ainda faltando 2 meses para ter o bebê, todas as turmas já estavam cheias e eu fiquei na lista de espera! Semana passada me ligaram dizendo que abriu uma vaga e lá fui eu e meu marido, com quase 39 semanas de gestação, fazer o curso de gestantes.
A verdade é que me informei tanto a partir das 30 semanas, recebo tanta informação por causa do blog, tive assessoria do meu plano de saúde com uma consultora particular em casa (comentei no instagram @vestidademae), então o curso de gestante não era algo tão imprencidível para mim que já havia buscado bastante informações. Mas eu fui mesmo assim, pela experiência.
Fiz o curso do Hospital Einstein, e recomendo sim, adorei a experiência. O curso tem duração de um domingo inteiro (das 08h às 17h). No período da manhã, uma enfermeira obstetra (super querida!) falou sobre parto e amamentação. Em seguida um médico neonatal falou sobre os cuidados com o bebê logo após o nascimento. O almoço já estava incluso. No período da tarde tivemos aula sobre os cuidados com o bebê em casa, a aula prática sobre dar banho e trocar a fralda e uma aula de relaxamento.
Minhas dicas são:
– Se a sua maternidade oferecer este tipo de curso, faça o curso oferecido pela sua maternidade. É uma boa oportunidade para você tirar as dúvidas sobre parto e especialmente os primeiros cuidados com o bebê que são procedimento do seu hospital/ maternidade.
– Procure fazer o curso entre 30-35 semanas. Perto de 30 semanas acho o ideal. Você consegue aproveitar melhor as informações, tirar dúvidas. Digo isso porque com 39 semanas eu já sabia de muitas coisas do que foi dito e com 30 semanas eu me sentia completamente perdida.
– Apesar de muitas informações não serem mais novas para mim, eram para meu marido! E isso foi o que mais gostei, a oportunidade que ele teve de se envolver mais com o tema, aprender a dar banho, trocar fralda, saber mais sobre o parto. Foi muito especial esse dia juntos aprendendo os cuidados para aplicarmos com nosso filho querido.
Sei que uma coisa é aprender na teoria, outra na prática. Costumam dizer que dar banho num boneco que não mexe é uma coisa, banho num bebê chorando é outra, eu imagino! Mas mesmo assim, considero que vale muito a pena participar de um curso de gestante pelo valor psicológico. Quando mais informada você estiver, mais segura irá se sentir, mas tranquila, e isso ajuda na hora que for o bebê de verdade chorando.
O meu curso de gestante, na verdade de preparacao para o parto, foi de 14 horas (7 encontros semanais) e foi muito diferente. Nas duas primeiras semanas era só mulheres e no resto casais. Foram 12 horas de preparacao para o parto que iam desde da parte mecânica/hormonal a muitos exercícios de respiracao e massagens passando por nossos medos, expectativas e muitas perguntas. O último encontro foi sobre amamentacao e eu acho que essa parte poderia ter sido até mais.
Do ponto de vista objetivo diria que foi sucesso todas estavam grávidas pela primeira vez e tiveram parto normal e todas amamentaram. De resto foi muito gostoso, erámos 8 casais e nosso grupo funcionou tao bem que ficamos amigos e sempre há encontros.
Banho, troca de fraldas e cuidados com o umbigo o hospital oferecia um curso específico para isso, mas amigos já pais disseram que isso se aprendia rapidíssimo fazendo. Enfim, o bebê nasceu e realmente nao tem mistério nenhum a enfermeira nos mostrou como fazia e assim foi.
Meu livro de bebê mostrava algumas técnicas gentis para manipular o bebê (rolando, imitando o movimento natural, explicando o que se está fazendo) e acho que foi de grande ajuda.
O que eu me arrependo de nao ter feito (e ainda quero fazer) é um curso de primeiros socorros para bebês e criancas pequenas, espero nunca precisar usar, mas é sempre bom saber.
Parece muito interessante fazer o curso! Achei muito legal essa questão do envolvimento do papai, porque além de terem menos informação, alguns tem muito receio de segurar um bebe tao pequenininho, se sentem meio desajeitados.. acho que o curso ajuda a vivenciar um pouquinho como vai ser a experiencia que está por vir. Alem do que acho que aproxima ainda mais o casal!
Fernanda se precisasse escolher acha mais proveitoso a consultoria particular em casa ou o curso no hospital?
Oi Mari – eu prefiro a consultoria particular em casa, é muito mais pessoal, você aproveita melhor o tempo, não fica com vergonha de fazer perguntas… Beijos
Foi muito útil aprender o banho de balde, usamos muito. O primeiro banho, aliás, foi de balde no nosso quarto no hospital.
Em casa ela sempre tomou banho de chuveiro com o pai e ia para o balde só pra relaxar depois. Nunca gostou de tomar banho na banheira, acho que preferia a água em movimento. Ainda mais com pouca água assim como eles ensinam no curso…
Fernanda, desculpa a pergunta, mas qual seu plano de saúde?! Estou querendo trocar o meu por um melhor! Obrigada
Natalia, meu plano é Omint. Beijos