Dicas de Mendoza | Hotéis e Experiências fora do óbvio

Mendoza é uma viagem de experiências! Neste post você encontrará todas as dicas de Mendoza, quando ir, onde ficar e passeios fora do óbvio muito além de visitar apenas vinícola atrás de vinícolas.

Dicas de Mendoza

O que você precisa saber antes de ir

Voos: Tem voos direto do Brasil, ótima opção para um final de semana prolongado, você nem precisa gastar suas férias, pode ser uma viagem de 4 dias. GOL e LATAM tem voos direto de São Paulo para Mendoza, são apenas 4h de viagem. Aerolineas Argentinas tem voo com escala em Buenos Aires.

Quando ir: As estações do ano são bem definidas. Outono e Primavera são climas mais amenos. No verão é muito quente, o sol se põe tarde depois das 20h, algumas vinícolas fazem programação de “Sunset” e os turistas costumam aproveitar a piscina do hotel no fim do dia. No Inverno, é muito frio, o dia termina antes às 17h, os vinhedos não estão bonitos, mas tem a beleza da neve cobrindo a Cordilheira dos Andes. São 300 dias de sol por ano!

Onde Ficar: A localização da hospedagem numa viagem de curta duração é importante: mais central em Mendoza, para visitar as vinícolas principais, ou no Valle do Uco, 1h30 de distância, onde estão as vinícolas mais charmosas aos pés da Cordilheira? Não vale a pena perder tempo no deslocamento, apenas se for uma viagem de 1 semana, mas daí valeria a pena até dividir a viagem em 2 hotéis.

Durante o dia, há quem escolha fazer 3 visitas às ‘bodegas’ por dia. Escolha sempre a mais legal para o almoço harmonizado, precisa reservar com antecedência. No verão, algumas bodegas fazem Sunset no final do dia. Com crianças, tem opções de piquenique, ao invés de almoço longo. Depois de algumas visitas, fica tudo parecido, a não ser que você seja interessado pela história de cada bodega, pode mesclar com outras atividades.

Outras atividades em Mendoza: passeio de balão, passeio de hidroavião, trekking na Cordilheira, cavalgadas, andar de bicicleta pela vinícola, almoços ou jantares especiais de assados na vinícola, SPA dos hotéis, tem empresa que aluga bicicleta elétrica para andar entre as bodegas. Mendoza também pode ser um destino de muitas atividades outdoor, o cenário é lindo, aproveite!

 Mendoza também é destino de muitos Destination Weddings ou comemorações especiais, dá para fazer a festa de casamento numa vinícola.

Onde Ficar

Estive em dois hotéis, Susana Balbo Winemaker House & SPA, localizado mais central em Mendoza, e Casa de Uco, no Valle do Uco. Vou contar os detalhes de cada um.

Susana Balbo Winemaker House & SPA

Alguns de vocês que já vieram à Mendoza, já foram na vinícola da Susana Balbos ou conhecem o vinho no Brasil mesmo, afinal somos o segundo maior mercado da marca. A novidade é que em Abril de 2022 abriram um hotel. É mais do que um hotel boutique, é como ser recebido na casa da primeira enóloga argentina.

São apenas sete spa suítes únicas. Sim você leu certo, cada suíte oferece serviços de spa in room à la carte. Tem sauna seca e úmida dentro do quarto, piso aquecido, banheira, chuveiro de sensações. O melhor quarto de hotel que eu já fiquei. Diria que é para o tipo de viajante que já esteve em outros hotéis de vinícolas antes e quer algo realmente diferenciado.

Fiquei impressionada com as suítes, são todas de vidro, mas o black out à noite funciona perfeitamente. Luz, cortinas, cenários de iluminação, tudo automatizado e controlado pelo tablet. A televisão é retrátil, fica escondida dentro de um móvel para não interferir na decoração. Suítes de 78m2.   Tecnologia e luxo, mas sem ostentação e com muito bom gosto. Esse é o novo luxo.

Durante o dia, você pode falar com o “Experience Curator” e escolher entre passeios a cavalo, vela em Potrerillos e ciclismo pelo circuito vinícola (custos à parte). Ou com a “Wellness manager” para organizar sua experiência de SPA no quarto.

Fiz a massagem no quarto. O quarto é preparado com música ambiente, piso aquecido, maca de massagem, sauna ligada e produtos premium. O ritual começou com um banho na banheira com design criado pela própria Susana Balbo a partir de barricas de concreto usadas para vinificação, depois sauna úmida e seca e esfoliação em todo o corpo com massagem. Banho e uma pausa para tomar um chá no jardim do quarto, em espreguiçadeiras aquecidas, solzinho delícia de fim de tarde, vista das árvores no Outono. Depois começou a massagem completa (dormi profundamente) e finalizou com uma massagem facial.

À noite, você pode aproveitar o bar do hotel e ter uma experiência enogastronômica na “mesa del chef” ou jantar nos “fogos”, com vista para piscina.

Sem dúvidas, um dos pontos altos é a experiência de Safari Aéreo organizado pelo hotel (custo à parte), para que busca por experiências fora do óbvio. Decolamos de hidroavião, conheci Mendoza vista de cima, passamos perto das montanhas cobertas de neve da Cordilheira dos Andes, pousamos na água no lago El Nihuil, vimos flamingos e cisnes, fomos até um paraíso escondido em San Rafael para um almoço especial, inesquecível.

O pacote básico inclui transfer in/out do aeroporto, visita à vinícola com menu de 6 tempos, preparação da banheira sempre que quiser, massagem na chegada, café da manhã a la carte.

Quando cheguei, me contaram sobre o conceito de exceder as expectativas, surpreender, se antecipar às necessidades do hóspede. No almoço, esqueci meu carregador portátil do celular na mesa, me avisaram que deixaram na recepção, mas acabei esquecendo de buscar. No dia seguinte, de manhã, me devolveram o carregador já carregado, com a carga completa, para que eu pudesse usar imediatamente. Bingo, surpreenderam!

Dicas de Mendoza: Para ver o valor das diárias e reservar, use meu link do Booking clicando aqui.

Casa de Uco

Achei o Casa de Uco maravilhoso para quem vem pela primeira vez na região, como eu. Acordar com vista para os vinhedos e a Cordilheira dos Andes é um espetáculo, a gente se sente imerso na experiência  de viagem para degustar vinhos.

O hotel foi inaugurado em 2014 e fica no Vale do Uco, onde alguns dos melhores vinhos da Argentina são produzidos.

São 16 quartos e 3 vilas. Pensão inclui café da manhã buffet e tour com degustação na vinícola. Decoração de muito bom gosto misturando madeira e cores quentes. Meu quarto tinha uma banheira com vista para os vinhedos.

Mistura a experiência de visitar vinícolas com propostas outdoor é uma das melhores dicas de Mendoza: tem cavalgadas, bicicletas, quadra de tênis, aula de arco e flecha sem custo extra para os hóspedes. Achei isso maravilhoso, pedalar e cavalgar com a vista das Cordilheiras era revigorante, muito especial.

O Casa de Uco foi pioneiro no conceito de do hóspede poder comprar um lote de vinhedo e produzir seu próprio vinho. Alguns produzem um vinho especial para o casamento, ou para ter ser próprio vinho em seu wine bar ou restaurante.

Fizemos também o passeio de trekking na Cordilheira (custo à parte) e foi sensacional! Há diversos percursos e níveis de dificuldade que podem ser combinados diretamente com o guia. Aliás, eu adorei as atividades propostas, não ser apenas visuta atrás de visita em bodegas, mas realmente aproveitar o momento naquele cenário lindo! Quando chegamos ao ponto alto do trekking, nosso guia montou um piquenique bom empanadas e vinho.

Curiosidade: 50% dos hóspedes são brasileiros! Lá a gente se sente muito a vontade e todos funcionários acabam sabendo várias palavras em português. O hotel não aceita crianças.

O menu é 100% inspirado no Vale do Uco, com ingredientes sazonais e orgânicos cultivados pelos fazendeiros locais.

Se quiser uma experiência inesquecível, tem o típico churrasco argentino, chamado de Asado e realizado no meio do vinhedo – foi surreal! A vista para a Cordilheira, o cenário, a comida e bebidas, tudo maravilhoso. O almoço é servido em etapas com entrada, provoleta, saladas, linguiças e três tipos de carnes, servidos com os vinhos da vinícola. Ficamos cerca de 2h neste almoço, apreciar com calma faz parte desta viagem.

A agência Infinite Turismo tem benefícios especiais para quem fechar esse hotel: upgrade no check-in mediante disponibilidade, early check-in ou late check-out mediante disponibilidade, um jantar para 2 pessoas.

Dicas de Mendoza: Para ver o valor das diárias e reservar, use meu link do Booking clicando aqui.


Esta foi uma viagem a convite da TL Portfolio, para mostrar os hotéis que oferecem experiências diferentes e dicas de Mendoza, estou voltando muito mais encantada do que imaginei. A agência de viagens que cuidou de tudo foi a Infinite Turismo. Viagem realizada em Abril de 2022. Fotos: Arquivo pessoal, proibido reprodução. Fotos de drone por Trip to Follow.


Veja o checklist de mala de viagem para não esquecer de nada, clicando aqui!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE