Disney Cruise Alasca | Dicas antes de ir!

Uma viagem das viagens mais incríveis da vida, um dos melhores cruzeiros Disney, mistura a magia e excelência de atendimento da Disney + cenários e vida selvagem muito diferentes do que estamos acostumados + cultura e história. Já pensou em conhecer o Alasca? Fizemos o Disney Cruise Alasca em Julho 2023, e aqui compartilho tudo o que você precisa saber antes de ir.

Disney Wonder Alasca

O que você precisa saber antes de ir:

O Disney Cruise Alasca é sazonal, acontece de Maio a Setembro, durante o verão do local, sendo Julho a alta temporada.

O porto de partida é Vancouver, no Canadá. Não existe voo direto de São Paulo para Vancouver, é uma longa jornada, então basicamente você precisa decidir onde quer fazer escala e se será somente escala ou irá aproveitar a escala para descer e descansar/ passear. No nosso caso, iremos fazer escala em Miami na ida, dormindo uma noite na cidade, e em Los Angeles na volta, dormindo 4 noites na cidade para visitar Disneyland.

Sobre visto canadense: Brasileiros precisam de visto para o Canadá, normalmente um visto eletrônico fácil e rápido eTA (Autorização Eletrônica de Viagem). Porém, para embarcar em um navio e fazer um cruzeiro que navegue por águas canadenses e atraque em porto canadense, é necessário visto do tipo VISITOR (temporary resident), assim como passeios terrestres no Alasca que cruzem a fronteira com Canadá (passeios em Skagway). Segundo informações da Disney, eles tem parceria com CBSA (Canadian Customs) e passaportes brasileiros com visto americano e o visto ETA serão suficientes para o Disney Wonder Alaska partindo de Vancouver. Eu preferi ir com visto Canadense Visitor, até para não ter problema no passeio via terrestre na fronteira com Canadá (feito na parada de Skagway) e foi rápido e fácil de tirar o visto Canadense. Se eu fosse você, checaria novamente essa informação se continuam aceitando apenas o eTA + visto americano para os cruzeiros 2024.

Existem cruzeiros de 5, 7, 8 e 9 noites, sendo que o mais popular é o de 7 noites, com parada em Glacier Viewing (Stikine Icecap), Skagway, Juneau, e Ketchikan.

O navio da Disney que faz a rota para o Alasca é o Disney Wonder, o segundo navio da frota, inaugurado em 1999. É um navio menor do que os atuais, com capacidade para 2.700 passageiros.

Quanto custa, o que está incluso, onde reservar

É bem fácil saber os valores dos cruzeiros, basta entrar no site disneycruise.disney.go.com/, escolher o mês, destino e aparecem todos opções e valores. Os valores dependem da duração que você escolher, tipo de quarto e número de pessoas. Por exemplo, o Cruzeiro de 7 noites para o Alasca, para família de 4 pessoas, começa em USD8500,00 na cabine interna.

Você tem duas opções:

 Reservar diretamente no site do Cruzeiro Disney. Basta entrar no site, escolher seu Cruzeiro e cabine, preencher os dados e reservar. Você precisa pagar o valor de sinal solicitado e tem até uma data específica antes do cruzeiro para pagar o saldo. Não existe parcelamento como no Brasil, porém se você reserva com 1 ano de antecedência, consegue ir pagando aos poucos na sua própria reserva.

 Reservar através de uma agência de viagens no Brasil, a vantagem é que você pode pagar parcelado para a agência. Eu tenho parceria com a agência Tio Orlando Viagens e mencionando o cupom VESTIDADEMAE, você ganha um gift card no valor de USD50,00 para utilizar à bordo do navio (na compra de cabines a partir de USD3000,00). (clique aqui para entrar em contato)

Os cruzeiros Disney incluem todas as refeições, serviço de quarto 24h, água, chá e refrigerante. Muito entretenimento o tempo todo, encontro com personagens, shows, kids club para crianças e adolescentes. Não inclui gorjeta, internet, fotos dos fotógrafos, bebidas alcóolicas, passeios e tours nas paradas nos portos.

Vale a pena?

Na minha opinião, valeu demais!

Neste cruzeiro, o diferencial é apreciar os cenários de navegação e vida marinha que você pode ver enquanto está no navio. Para isso, passe um tempo no lado de fora, apreciando! Poderá ver orcas, baleia, urso, águias entre outros.

Tem muito entretenimento no navio! Como são 7 noites, com 2 dias de navegação, achei a programação caprichada e para todas as idades. O bingo foi sensacional, o duelo de pianos à noite só para adultos, jogos de perguntas e respostas de vários temas, até aula de dobradura de toalha e guardanapo, igual fazem no navio, tem! Meus filhos amam a festa do DJ silenciosa, a área de jogos, tem muita programação! Tem cinema o tempo todo, área adults-only com música ao vivo, academia, SPA (SPA pago à parte).

Comida à vontade, room service 24h incluso. Eu amava pegar um chocolate quente e observar as paisagens no deck externo.

Não importa se estiver frio ou chovendo, pode apostar que terá gente na piscina! As piscinas são aquecidas quando a temperatura externa estiver menos do que 24ºC. Fui no toboágua com meu filho num dia de chuvisco e fiquei impressionada: a fila do togoágua é aquecida com ar quente, além da água quentinha! E neste navio, além das toalhas de piscina disponíveis, tem cobertores disponíveis na área externa também!

Os shows noturnos são nível Broadway! Não pode filmar, nem fotografar, mas valem muito a pena. O show da Frozen no teatro, eu fiquei impressionada!

Cabine

Para este cruzeiro específico do Disney Cruise Alasca, recomenda-se cabine com varanda para poder apreciar as vistas, geleiras, paisagens mesmo do quarto, apesar da opção com varanda ser bem mais cara. Nós estávamos numa cabine Deluxe Oceanview Stateroom with Verandah, a qual comporta de 3 a 4 pessoas. Note que durante o dia um ambiente é sofá, e à noite o sofá vira cama e outra cama saí do teto. Tem arrumação na cabine 2x por dia.

Fotos com personagens Disney Cruise Alasca

Um dos pontos altos dos Cruzeiros Disney é a oportunidade de tirar fotos com muitos personagens, um clima bem mais intimista e bem menos fila do que nos parques. Este Disney Cruise Alasca tem um momento muito especial, que é no terceiro dia, os personagens aparecem com a roupa oficial de Alasca, uma roupa que eles só usam neste cruzeiro! é o dia mais concorrido para fotos, neste dia as fotos são no deck externo (se não estiver chovendo) e começam a formar 1h antes, mas tem várias opções de horário.

Se tiver fãs de princesas na sua família, presente atenção na data que abre reserva (normalmente no dia que abre o check in) para o Royal Gathering, é uma oportunidade de tirar fotos com várias princesas de uma vez só. E todos os dias verifique no app do Cruzeiro quais personagens, local e horário que aparecerão para fotos!

Restaurantes

A comida é excelente! No Cruzeiro Disney, no momento da reserva você escolhe entre dois horários para jantar: 5:45p.m. ou 8:15p.m. A informação de qual será seu restaurante cada noite estará no App do cruzeiro, assim que você entrar no cruzeiro. Cada noite será um menu diferente, mesmo que o restaurante seja o mesmo. A mesa também é já previamente marcada e informada no app. Todos os detalhes são especiais, sempre tem atividade para crianças pintarem, giz de cera e água no copo infantil sempre que chegamos na mesa.

Uma coisa muito legal é que sua equipe do restaurante – garçon, assistente do garçon e coordenador – irão te acompanhar durante todas as noites. Isso é ótimo porque eles já sabem se alguém tem alguma intolerância, alergia ou restrição, assim como preferências pessoais. Não se preocupe, a Disney atende todas as intolerâncias e alergias, tem menu Kids e são abertos e adaptar algo para as crianças.

Disney’s Oceaneer Club

O kids club do Cruzeiro Disney é para crianças de 3 a 12 anos e pais não entram, por questões de segurança, exceto nos horários de “open house”. No app do Cruzeiro você consegue ver na programação os horários de Open House e neste horário, poderá entrar para brincar com seu filho/a.

É tudo muito seguro, no momento do check in do Cruzeiro você já irá preencher a ficha sobre seu filho e informar qualquer informação/ restrição que ache importante sobre a criança. No cruzeiro que fizemos, não havia um funcionário brasileiro falando português no Kids Club, mas havia funcionários que falavam espanhol, inclusive um ótimo portunhol. Mas também, não precisa falar inglês para brincar! Não são apenas brincadeiras de jogos e gincanas como recreação de hotel brasileiro, é bem diferente, a criança pode entrar lá e brincar nas diferentes salas temáticas do Kids Club.

Sobre segurança, é bem seguro. No check in você irá criar um senha e determinar quem pode retirar a criança de lá. Apenas as pessoas informadas e mencionando a senha conseguem buscar a criança. Se o seu filho quiser ir embora, eles enviarão uma mensagem pelo app do Cruzeiro para você.

Planejamento de reservas

Marque na sua agenda a data de reserva do check-in (a data consta no seu app do Cruzeiro) e a data que abrem as reservas dos passeios, SPA, restaurantes e atividades pagas, caso vá fazer alguma. O horário de abertura é meia-noite do horário de Orlando.

O check in é feito de acordo com seu status do programa de fidelidade Castway Club. A vantagem de fazer o check-in antes é escolher os melhores horários para entrar no navio, quanto mais cedo, mais tempo terá para conhecer todo o navio que fica em “open house”. Por exemplo, só nesse dia os pais podem entrar junto com as crianças no Kids Club, aproveite para conhecer.

Primeiro Cruzeiro = check-in 30 dias antes do embarque | pode agendar passeios/ restaurantes 75 dias antes do público geral.

Silver (quem já fez 1 cruzeiro) = check-in 33 dias antes do embarque | pode agendar passeios/ restaurantes 90 dias antes do público geral.

Gold (quem já fez 5 cruzeiros) = check-in 35 dias antes do embarque | pode agendar passeios/ restaurantes 105 dias antes do público geral.

Platinum (quem já fez 10 cruzeiros) = check-in 38 dias antes do embarque | pode agendar passeios/ restaurantes 120 dias antes do público geral.

Pearl (quem já fez 25 cruzeiros) = 40 dias antes do embarque | pode agendar passeios/ restaurantes 123 dias antes do público geral.

Depois que você reservar seu cruzeiro, procure os grupos no Facebook da data exata do seu cruzeiro. Nestes grupos é possível você conhecer quem estará lá, tirar dúvidas… Os americanos tem um senso de comunidade muito forte, adoram tirar dúvidas e ajudar, tirei muitas dúvidas e aprendi muito acompanhando os grupos no Facebook, principalmente o Disney Cruise Line – Alaska Q&A.

Os passeios – Disney Cruise Alasca

Diferente dos outros Cruzeiros da Disney para o Caribe, onde normalmente as pessoas fazem as reservas de passeio majoritariamente pelas opções do Port Adventures (o setor de reserva de passeios e tours do cruzeiro), nesta viagem para o Alasca você precisa lembrar que são muitos navios atracando nos portos, muitos passageiros e um destino de temporada curta. As excursões no Alasca são bem mais caras do que excursões no Caribe e você precisa reservar com muita antecedência para não correr o risco de ir até lá e não conseguir fazer o que quer.

Dedique um tempo pesquisando e reserve com antecedência. Os americanos reservam com 5-6 meses de antecedência. 2 meses antes já não tem os principais passeios disponíveis.

O passeio mais concorrido (e mais caro) é o voo de helicóptero, seguido de trenó puxado por cachorros, uma experiência muito especial!

Agenda dos nossos passeios 2023:

Dia 3 – Glacier Viewing

12:00 – Glacier Explorer – Esse passeio agendando diretamente no App do cruzeiro. Tem duas opções de horário, sugiro reservar o segundo horário caso queira tirar foto com os personagens com a roupinha oficial, é nesse dia que eles aparecem com os “looks Alaska” para fotos no deck externo. Vale dizer que pode ser que o navio chegue bem perto da geleira, ou não, depende das condições do dia. No nosso cruzeiro, o navio conseguiu chegar bem perto da geleira, mas mesmo assim foi bem especial ter feito o passeio, passado pelos icebergs e visto a vida marinha de perto, além da vista do Wonder.

Dia 4 – Skagway (navio atraca 7:15 e parte 20h)

13:00 Seek the Summit/ Discover Dyea Tour (tour privativo com a empresa Beyond Skagway Tours)

Em Skagway, o passeio mais tradicional é de trem pela rota da antiga corrida do ouro de Klondike, que aconteceu entre 1896 e 1899. Nesta época, a expansão para o oeste levou muitos mineradores ao extremo norte do Canadá, ao estado de Yukon, em busca de minérios valiosos, principalmente ouro. O passeio de trem é cénico, porém pode ser entediante por 3h, então optamos por um passeio privativo, no qual podemos fazer várias paradas para tirar fotos, incluindo na placa “Welcome to Alaska” e na divisa do Alasca com o Canadá.

Neste dia, nós saímos do navio cedo para passear no centrinho de Skagway. O distrito tem cerca de 1000 moradores na temporada dos cruzeiros (fora da temporada, menos ainda!).

Voltamos para almoçar no navio e saímos novamente às 13h para o passeio privativo, o qual foi praticamente o mesmo preço dos passeios em grupo, então valeu muito a pena!

Dia 5 – Juneau, Alaska (navio atraca 6:45 e parte 16:45)

08:00 Juneau Glacier Dogsled Extended Tour via Helicopter

Não tivemos sorte, o dia estava nublado e chovendo, nosso passeio foi cancelado. Eu já sabia dessa possibilidade, chove muito no Alasca, o tempo muda muito rápido, muitos passeios são cancelados, aconteceu com a gente. O valor é 100% reembolsado no cartão de crédito. Passeios agendados com a empresa Alaska Shore Tours.

12:30 Juneau Whale Watching Adventure Tour

Esse deu certo e foi maravilhoso! O tempo abriu e fizemos o passeio para ver as baleias em seu habitat natural. As baleias passam o verão no Alasca e inverno no Hawai. É bem raro presenciar um grupo de baleias caçando juntas cardumes, saltando juntas. Segundo a ambientalista do barco, ela faz cerca de 600 passeios deste por ano e só viu esse momento 5 vezes. O normal é ver 3-5 baleias. Nós vimos 15. Foi muito especial e jamais iremos esquecer.

Dia 6 – Ketchikan, Alaska (navio atraca 11h15 e parte 19h45)

Ketchikan é a capital mundial do salmão, começou como uma vila de pescadores em 1883. É também a cidade que mais chove, 300 dias de chuva por ano! E tem a maior floresta dos EUA, Tongass National Forest. Eu estava muito animada em conhecer essa cidade!

11:45 The Great Alaskan Lumberjack Show (comprei ingresso direto no site do show).

Foi demais, muito melhor do que o esperado! Esse é um show tradicional de lenhadores, uma competição do time dos EUA x Canadá. É muito animado, acontece mesmo debaixo de chuva, nós adoramos! São vários horários por dia, sendo que tem um horário no fim da tarde exclusivo Disney, no qual o Pateta aparece com a roupa de lenhador (mas nós fomos no primeiro horário do dia mesmo, às 11h30).

12:45 Alaska Hummer Adventure (tour privativo com a empresa Alaska Hummer Adventures)

Mais uma vez, optei por passeio privativo e foi ótimo ter apenas a gente no grupo. Como agendei o show dos lenhadores anterior, combinei diretamente com a guia deste passeio em me encontrar na saída do show e deu tudo certo.

Paramos em alguns pontos onde costuma-se ver ursos pretos, vimos muitas águias, paramos em Creek Street, uma rua que foi construída em cima de um rio, fomos ao Parque de Totens da década de 40, passamos pelas áreas residenciais onde os habitantes vivem de fato e minha parte favorita foi entrar numa trilha da Floresta Tongass, muito linda!

Lojinha Disney Cruise Alasca

A lojinha do cruzeiro é tax free e tem itens exclusivos do Cruzeiro Alasca, é uma perdição!

Gorjeta

Gorjeta é parte importante do salário do seu camareiro, garçom, assistente do garçom e coordenador do restaurante e a Disney recomenda USD14,50 por dia, por pessoa, incluindo crianças. Esse valor será debitado do seu cartão de crédito incluso na reserva no fim do cruzeiro. Você receberá um envelope e o valor total para cada um destes funcionários na última noite, pode entregar para eles (o envelope simbolicamente, o valor será debitado do cartão você entregando o envelope ou não) – e algumas pessoas ainda adicionam uma gorjeta extra no envelope. Caso por algum motivo você não queira pagar a gorjeta, precisa ir no Guest Service e pedir para não incluir – mas preciso dizer que isso é absolutamente rude e desrespeitoso com o funcionário, é realmente parte muito importante do salário dele e eles se esforçam demais para que você tenha o melhor durante o cruzeiro, precisa ter acontecido algo muito grave para justificar não pagar a gorjeta. E sim, o valor vai para o funcionário, não precisa desconfiar e usar isso como justificativa. Você pode claro, entregar o valor para ele diretamente em dinheiro e pedir no Guest Service para não debitar no seu cartão, caso prefira.

Atualmente a Disney tem inclusive a opção de Pre-Paid Gratuities, você pode pagar as gorjetas juntamente com o valor do cruzeiro. Inclua essa despesa no seu orçamento do cruzeiro.


Disney Cruise Alasca – Clique nos links para assistir os stories detalhados dia a dia:

Dia 1 e 2: clique aqui

Dia 3 e 4: clique aqui

Dia 5 e 6: clique aqui

Dia 7: clique aqui

Para ver todos os detalhes de como foi a viagem anterior no Disney Wish, clique aqui!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE