Entendendo a Síndrome dos Ovários Policísticos
Por: Dra. Camila Takase
A Síndrome dos Ovários Policísticos, ou anovulação crônica, acomete cerca de 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva. É caracterizada por alterações menstruais, hormonais e imagens de microcistos localizados nos ovários ao ultrassom.
A mulher com a Síndrome não ovula regularmente, resultando em ciclos menstruais irregulares e em alguns casos, ausência de menstruação. Devido ao aumento dos hormônios masculinos, principalmente a testosterona, alterações na pele da face como aparecimento de acne, aumento da oleosidade e crescimento de pelos são comuns.
No consultório de ginecologia, a irregularidade menstrual é a principal queixa das pacientes. Algumas vêm encaminhadas do dermatologista devido às alterações da pele, outras do endocrinologista devido à obesidade e alterações menstruais.
A dificuldade para engravidar também é uma queixa muito frequente. Por terem ciclos irregulares, muitas pacientes com ovários policísticos necessitam de tratamento medicamentoso para induzir a ovulação, com excelentes resultados. Estima-se que cerca de 30% dos casos de infertilidade podem estar relacionados à Síndrome.
É através de uma avaliação clínica detalhada (de acordo com as queixas da paciente), associada a exames laboratoriais (para verificar alterações hormonais) e de ultrassonografia (presença ou não de cistos nos ovários) que podemos fazer o diagnóstico e tratamento corretos.
Nos casos leves, apenas mudanças no estilo de vida (prática de atividade física regularmente, dieta equilibrada, perda de peso) são suficientes para a melhora dos sintomas. Muitas pacientes obesas ou com sobrepeso voltam a ovular após emagrecerem. Em outros casos, o tratamento medicamentoso deve ser associado para atingir melhores resultados.
O uso de anticoncepcionais, para as pacientes que não desejam engravidar, é o mais utilizado. Ocorre uma melhora importante na pele, os ciclos menstruais ficam regulares e o aspecto de “ovários micropolicísticos” desaparece.
Para aquelas com dificuldade de engravidar, medicações indutoras de ovulação podem ser utilizadas. O uso da metformina (medicamento geralmente utilizado no tratamento do diabetes) auxilia no controle metabólico das pacientes, trazendo benefícios ao tratamento.
Consulte sua ginecologista.
Eu descobri que tinha ovários policísticos logo nos primeiros meses de menstruação. Cheguei a ficar 8 meses sem menstruar e foi o que me fez procurar uma ginecologista. O que me deixa abismada é que não sofro com a obesidade (pelo contrário, sou bem magra) e depois de começar a usar anticoncepcional, ao repetir a ultrassonografia, os cistos desapareceram. Isso significa que não tenho mais a síndrome?
Descobri a pouco tempo ter s síndrome. Já estou há um ano na luta contra a balança. Sempre fui super magra. De repente comecei a ganhar peso, e numa investigação cheguei até a resistência a insulina e consequentemente a síndrome.
Já faço uso do glifage XR, gostaria de saber se é arriscado engravidar acima do peso. Se isso pode gerar uma diabete após o parto ou até mesmo uma diabete gestacional. Com a insulina alterada é muito difícil perder peso.
Obrigada
Minha prima tem Ovários Policísticos, porém não tem sintoma algum e minha mãe Tbm teve e só teve mim pouco de dificuldade de engravidar, acredito que os sintomas são de pessoa para pessoa. Mas é um teme muito importante de ser falado aqui no blog, pois ainda surgem muitas dúvidas entre as mulheres.
A obesidade é muito frequente nas pacientes com a Síndrome, porém existem pacientes magras com ovários policísticos! Como explicado no texto, existem vários graus da doença, que pode variar desde uma simples irregularidade menstrual a problemas sérios de infertilidade. Quando a mulher já é obesa e engravida, tem maior risco também de desenvolver diabetes na gestação. Portanto o ideal é um controle adequado do peso para uma gestação mais saudável!
Olá tenho a sindrome dos micropoliscisticos somp, quando discubrir não levei muito a sério mas quando decidi engravidar en Julho de 2011, foi que percebi a seriedade, sou bem magra e não consigo engravidar, já tomei anticoncepcional YASMIM por 6 meses mas os micros voltam quero mais que tudo nessa vida realizar meu sonho de ser mãe, mas estou com a dificuldade gostaria de ajuda como faço para começar pois já são 2 anos na luta, pois já troquei de medica 2 vezes e as duas só falam que eu não tenho nada que é emocional, mas até agora só fiz ultrassom transvaginal, não me medem outro tipo de exame, alguém poderia me guiar ?
Juliana Borges de Melo.
Olá.
Como são as suas menstruações?
Você foi diagnosticada com SOP, por que?
Quais foram os exames pedidos para você todo esse tempo?
O fator psicologico é muito importate, quase determinante, eu diria. Mas penso que sua ansiedade se deve ao fato da pouca atenção por parte médica…posso até estar me precipitando em dizer isso, entretanto, após esse período de tentativas, outras investigações deveriam ser estimuladas.
Bem, fico no aguardo para lhe ajudar a resolver isso, se ainda não estiver grávida, é claro.
Forte abraço.
Me escreva.