Estou amamentando corretamente?
Por: Natália Vignoli
Essa é uma preocupação normal entre as mamães! Principalmente as de primeira viagem! Ok, já desmistificamos todas as simpatias e maneiras alternativas de amamentar, mas também é importante saber se estamos fazendo tudo certinho!
Existem diferentes posições que você e o seu filhão podem usar no momento da amamentação e o mais interessante é que em todas elas temos os mesmos passos e sinais que identificam se está tudo bem! Vamos lá:
Deixe que o seu bebê crie anticorpos em outra ocasião, já comece lavando bem as mãos, antebraços e unhas. Se possível, as unhas devem estar curtas!
Antes e após as mamadas lubrifique a região mamilo-areolar com o próprio leite. Não é necessário o uso de cremes e bucha nesta região, basta passar o próprio leite e tomar sol, simples assim!
No início pode ser que você tenha que “apresentar as mamas” ao bebê, para isso basta apoiá-las nas mãos em forma de C, encoste o mamilo no canto esquerdo ou direito dos lábios do seu filho e vá o direcionando para frente, assim você ajuda a instigar seu reflexo de busca e o ajuda na pega correta.
Comece a amamentação por uma das mamas. Se o bebê conseguiu mamar todo o leite, ótimo passe para a outra mama, caso contrário, na mamada seguinte comece pelo mesmo seio da mamada anterior e depois mude o seio.

Sinais que o bebê apresenta quando a pega está correta:
– Boca bem aberta e cobre quase toda região mamilo-areolar.
– Lábios virados para fora.
– Nariz e queixo tocam a mama.
– Bochecha arredondada.
– Se abaixar o lábio inferior do bebê, é possível ver a língua, que está posicionada na gengiva, abaixo do seio da mãe, fixada e sem ruídos.
– As sucções são longas, coordenadas com a deglutição e respiração.
– Sem dor e sem barulho.
E como saber se ele está bem posicionado?
– Todo o corpo do bebê fica junto a mãe e o rosto fica de frente para a mama
– Quadril segurado com firmeza, nádegas apoiadas na mão da mãe e a cabeça apoiada no braço.
– Seu filho fica aconchegado em você e lhe abraça.
– Cabeça e coluna alinhadas e retas.
Bem, seu bebê já passou dos 6 meses? Já imagino a loucura que deva ser olhar as estantes e prateleiras dos supermercados e, além das inúmeras opções de papinhas para você escolher, agora temos as orgânicas!
E ai, qual é melhor? Ou melhor: o que é uma papinha orgânica? Conversamos no próximo post!

Sem esquecer que mesmo passando dos 6 meses, a Organização Mundial de Saúde recomenda que a amamentação continue a acontecer até os dois anos de idade ou mais…
A introdução alimentar começa aos seis meses, mas a amamentação não deve deixar de acontecer nesta idade…deve continuar simultâneamente à introdução das comidinhas!
🙂
Bia, obrigada pela colaboração!
Realmente é muito importante que a mãe lembre desses detalhes!
beijo!
Achei que valia explicar também porque se recomenda que o bebê mame apenas um seio por mamada e, caso a mama não esvazie em uma mamada, porqe é importante começar a próxima mamada pela mesma mama…
Muitas pessoas não entendem esta recomendação, mas ela é necessária porque o leite mais gorduroso, que alimenta e engorda o bebê só sai da mama no final da mamada…
É como se o peite fosse dividido em duas fases: a primeira, mais aguada que mata a sede e depois o peite mais calórico que alimenta…
Muitas mães ficam preocupadas porque nas consultas com pediatras acham que sus filhos não estão engordando o necessário…e a explicação, muitas vezes está neste fato…
Se a mãe muda de mama antes do bebê mamar todo o leite, ele acaba não mamando este leite mais gorduroso, que alimenta e engorda…mama apenas o leite mais aguado, que mata a sede…
Por isso e muito importante que o bebê mane todo o leite da mama em cada mamada…e se ele não mamar, recomenda-se que a próxima mamada se inicie pela mesma mama por esta razão: para que ele tome este leite mais gorduroso…
Correção acima: “peite” = LEITE!
amei o post! vai me ajudar um montao nessa nova fase! obrigada! mj
aqui a opiniao internacional mais recente – http://www.parenting.com/article/strong-stance-breastfeeding?src=NL&con=wk&cid=enews081412&spPodID=010&spMailingID=4288500&spUserID=MjgzNDMyNDI0NzQS1&spJobID=129336756&spReportId=MTI5MzM2NzU2S0
Acho importante que as māes de primeira Viagem como eu, saibam que cada bebê é unico e que nem todas as “regras” valem para todos. Recebi a ajuda de uma pessoa especialista em amamentação nos primeiros dias de vida de meu filho, e digo que quase enlouqueci querendo que meu pequeno se enquadrasse nas regras ditadas.
Meu filho não mama com a boca toda no mamilo, mama super devagar e mal escuto o engolir dele, cada hora do dia mama um tempo diferente, as vezes 5 as vezes 35 minutos. E esta engordando MUITO bem! Acima da média!
Por isso mamães respeitem seus limites e os limites de seus filhos.
Tenho um bb de 5 meses.. e meu grande medo durante a gestação era não conseguir amamentar, por isso durante a gestação li muito sobre como amamentar corretamente. Após nascer.. ele pegou o seio facilmente..porém eu senti muita dor.. o que não é normal quando a pegada está correta..o que foi afirmado pela moça do lactário e dois pediatras.. o segundo.. que é o pediatra atual… me falou q a dor se dava pela quantidade de receptores que eu possuo no mamilo que iria passar… de fato passou.. com 1 mês de uma mama e com 2 da outra. Com 40 dias desenvolvi uma gastrite nervosa pela tensão que sentia a cada mamada, pois eu chorava de dor durante as mamadas.. e meus mamilos latejavam entre cada mamado. Gosto de contar minha historia não para dar medo as maes.. mas p dizer que e possivel sentir dor mesmo com a pegada certa apesar de não ser comum… porém a dor passará.. e, outro fato importante é que meus mamilos não sangraram..não racharam e nem saiu pele alguma. Até hoje meu filho possui amamentação exclusiva e assim continuará até completar 6 meses.
é meu 3 filho e ele nao tem a pegada correta nao importa o que eu faça ele nao consegue… tive que apelar para o protetor de seio que tambem ajuda ele mamar mas mesmo assim ele nao pega corretamente, ah… optei pelo protetor pelo fato de ele nao conseguir se alimentar, ele ficava so na pontinha… no bico do seio e nao engolia leite suficiente, ele so sugava o que vazava praticamente, entao pensei ou o protetor ou mamadeira porque sem alimento ele nao podia ficar, quase nao sai da maternidade porque ele nao pegava direito. sera que é algum problema?