Exames antes da Gravidez

Por: Dra. Camila Takase

Como mencionado anteriormente, antes de engravidar toda mulher deve realizar um “check up” para avaliar sua saúde. Mas quais exames devemos fazer?

Em uma consulta ginecológica de rotina, o papanicolau deve ser solicitado para todas as mulheres com vida sexual ativa, independente do desejo ou não de engravidar. Ele serve para detectar alterações celulares do colo uterino, sendo o principal exame de prevenção do câncer de colo do útero.

Em algumas situações especiais (como resultado de papanicolau alterado ou lesões de HPV), a colposcopia e a vulvoscopia podem ser solicitados como exames complementares. Qualquer alteração deverá ser tratada, preferencialmente, antes da paciente engravidar.

Um ultrasson transvaginal deve ser solicitado. Através dele podemos detectar algumas patologias como miomas intramurais, pólipos ou ovários policísticos, que podem dificultar a chance uma gravidez.

Ao exame clínico das mamas em pacientes jovens, na suspeita de nódulo, o médico pode solicitar um ultrasson mamáreo e nas pacientes acima de 40 anos, a mamografia.

Exames como hemograma, glicemia de jejum e sorologias podem ser solicitados afim de detectar anemia, diabetes, ou alguma doença infecciosa que possa pejudicar uma futura gestação. Outros exames também podem ser acrescentados dependendo da idade, histórico e queixas da paciente.

Importante também verificar se a vacinação está em dia. Se o exame de sangue não mostrar imunidade à rubéola e hepatite B, a vacinação deve ser providenciada antes da gravidez para evitar possíveis malformações ou problemas no parto.

Pronto! Com todos esses exames atualizados e normais, agora é só aguardar a chegada do bebê!!!
No próximo post falaremos sobre o pré natal.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE