Mãe Empreendedora | Baú da Lulu

Um pacto entre irmãs. A partir de interesses em comum de Renata e Fernanda Rabello, nasceu o e-commerce Baú da Lulu, que comercializa produtos autênticos de marcas infantis européias, americanas, canadenses e de várias outras nacionalidade (inclusive do Brasil!). As irmãs advogadas, que sempre adoraram viajar para conhecer lugares e culturas diferentes, notaram uma grande lacuna no mercado brasileiro infantil. A constatação soprou ideias empreendedoras e, há quase três anos, elas decidiram fundar juntas o Baú da Lulu. “Em nossas viagens, víamos a grande oferta de produtos diferenciados, que faziam sucesso no exterior e que ainda não estavam disponíveis aqui”, revela a dupla. Confira, a seguir, detalhes sobre o trabalho das empresárias.

Como e quando surgiu a ideia de criar o Baú da Lulu? Foi preciso muita coragem para mergulhar no universo infantil?
Há quase 3 anos, resolvemos dar um novo rumo às nossas vidas e criar o Baú da Lulu para tentar suprir parte de uma lacuna que existia no mercado brasileiro. Fomos a grandes feiras internacionais voltadas para o público infantil no exterior para “garimpar” os produtos que iriam fazer parte do “nosso báu”. Foi assim que nosso sonho começou a se tornar realidade!

Já sentiam um desejo empreendedor?
O desejo empreendedor surgiu nos últimos tempos, com a crescente globalização e a utilização da internet para facilitar a vida das pessoas. A partir das nossas necessidades, buscamos um negócio que fosse atender também às necessidades de diversas pessoas ao oferecer produtos de qualidade e à pronta entrega.

O universo infantil requer uma atualização constante em relação às novas tendências mundiais e às necessidades das mamães e das crianças. Por isso, o Baú da Lulu se propõe a unir uma gama variada de marcas renomadas no exterior e com um serviço de diferenciado.

Como se prepararam para entrar nesse mercado?
Foram meses de muita pesquisa dos mercados mundial, nacional e do universo do e-commerce. Queríamos ter segurança e conhecimento técnico suficientes para começar um novo negócio de forma estruturada e eficiente. Buscamos muita informação e participamos de vários cursos.

Procuramos estar atualizadas sobre novos rumos do e-commerce. A atualização é fundamental para acompanhar novas tendências e ferramentas disponíveis.

Que tipo de serviços o Baú oferece e qual é o diferencial da marca?
A ideia inicial foi buscar produtos mundiais com design, qualidade e que facilitam muito a vida dos pais. Pesquisamos marcas mundiais que se preocupam com o futuro das crianças, com a matéria-prima dos produtos, com a mão de obra legal e que têm criatividade para cativar todos.

Além da seleção de produtos de qualidade, o Baú da Lulu tem dois grandes diferenciais: só vendemos produtos que temos efetivamente em estoque (pronta entrega real!) e um serviço diferenciado (entrega com rapidez, atendimento personalizado e um pós-venda eficaz).

Vocês garimpam produtos pelo mundo todo, certo? Como funciona esse processo?
Sim, buscamos produtos no mundo todo! Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Dinamarca são alguns países que já nos forneceram produtos. Nossos clientes são pessoas exigentes e querem comprar produtos que unem design e qualidade!

Nós mesmas vamos aos países e conversamos diretamente com os fabricantes. As viagens são produtivas e satisfatórias pois facilitam a negociação e o relacionamento com os fornecedores. Para nós, é essencial que os produtos estejam em conformidade com a regulamentação em vigor no Brasil, pois estamos tratando de produtos para bebês e crianças. A saúde e a segurança das crianças vêm em primeiro lugar! Temos também vários fornecedores brasileiros que produzem produtos lindos e de excelente qualidade.

Vocês vendem somente online? Entregam para todo o Brasil?
Sim, vendemos somente online e entregamos para todo o Brasil. O nosso escritório e o estoque (trabalhamos somente com pronta-entrega) estão em Minas Gerais.

Quais são os maiores desafios enfrentados por vocês como empreendedoras?
Os nossos maiores desafios são a burocracia, os altos impostos brasileiros e a cópia ilegal de produtos de sucesso no exterior. Muitas vezes pesquisamos e trazemos produtos com design diferenciado e as pessoas fabricam e comercializam aqui no Brasil produtos idênticos aos vendidos no exterior. A ética e a transparência com o cliente são as nossas maiores preocupações.

A desvalorização do real influencia nos seus negócios? Como estão lidando com a crise?
Sim, de certa forma, as importações diretas diminuíram pelo fato de não querermos vender produtos com preços absurdos. Com a forte alta do dólar e do Euro, algumas marcas ficaram inviáveis para serem comercializadas no Brasil.

Quais produtos da Baú fazem mais sucesso?
Como temos uma seleção grande de produtos, fica difícil dizer quais são os que fazem mais sucesso, mas vendemos muito bem os organizadores de brinquedos, os itens de alimentação infantil e e as roupinhas de praia e piscina com fator de proteção solar e fralda interna embutida.

Cuidar do trabalho e da família envolve sacrifícios, certo? Como conciliam as responsabilidades?
Trabalhamos muito, e, pelo fato de sermos um e-commerce, não desligamos nunca do celular, tablet ou computador, mesmo à noite, nos finais de semana e em viagens! Hoje em dia as mídias sociais são uma excelente maneira de mostrar para o seu público consumidor os produtos disponíveis, por isso temos que estar ligadas o tempo todo para responder nossas clientes de forma rápida e satisfatória.
Fernanda: no meu caso, como não tenho filhos, a casa e o marido ficam sacrificados. Há uma cobrança constante do marido (rs).

Renata: a correria do dia a dia não é fácil e, sem dúvida, a vida pessoal fica sacrificada, mas quando a gente faz o que gosta, vale à pena! A vantagem de ter o meu próprio negócio é a flexibilidade que tenho, pois consigo conciliar melhor a minha agenda. Não que eu trabalhe menos do que quando advogava em escritório de advocacia. A diferença é que muitas vezes faço parte do meu trabalho depois que meu filho dorme, assim, durante o dia consigo buscá-lo na escola, leva-lo ao inglês antes de ir trabalhar, por exemplo. Na minha opinião, essas pequenas coisas fazem toda a diferença na criação de uma criança.

Qual dica para o sucesso vocês dariam para sua melhor amiga?
Tenha persistência, ética e conhecimento. E acompanhe tudo de perto!

www.baudalulu.com.br
[email protected]
(31) 3234-6284 | (31) 3234-6204

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE