Mioma uterino: tudo o que você precisa saber!
Por Dra. Camila Takase
Também conhecido como fibroma, o mioma é um tumor benigno originado do crescimento da própria musculatura uterina. É bastante frequente na população feminina, podendo ser encontrado em cerca de 35% das mulheres em idade fértil.
Na raça negra é cerca de 3 vezes mais frequente, atinge tamanhos maiores e costuma aparecer em pacientes mais jovens.
Geralmente o mioma não provoca infertilidade! Na maioria dos casos a paciente com mioma engravida espontaneamente e a gestação evolui sem intercorrências, mas isso depende da localização do mioma.
Entre todas as causas de infertilidade, acredita-se que apenas 4% estão relacionados à presença do mioma, principalmente quando ele está localizado na camada interna do útero (mioma submucoso).
Ainda não se sabe ao certo o que provoca o aparecimento do mioma mas sabemos que o seu crescimento está relacionado ao aumento dos níveis de hormônios femininos, por isso durante a gravidez temos um crescimento dos miomas e na menopausa, uma regressão.
O mioma submucoso é o menos frequente, porém o que mais ocasiona sintomas como sangramentos abundantes e infertilidade. Como está localizado na camada interna do útero, pode atrapalhar a implantação do embrião ou bloquear a passagem dos espermatozoides quando está próximo às trompas.
O mioma intramural é o mais frequente e o que mais cresce de tamanho. Fica localizado na camada muscular do útero e pode provocar cólicas menstruais intensas além de sangramento menstrual aumentado.
Quando o mioma está localizado na parte externa do útero é denominado subseroso. Geralmente não provoca sintomas, exceto quando cresce demais e comprime outros órgãosm como intestino ou bexiga, ocasionando fortes dores abdominais.
Diagnóstico
Cerca de 50% das mulheres com miomas não sentem nada e tem o diagnóstico feito através de exames de rotina como a ultrassonografia pélvica. Entre os sintomas mais frequente podemos citar as cólicas menstruais, sangramento excessivo e irregular, além de sensação de “peso” em região pélvica ou aumento do volume abdominal.
Tratamento
Serve para amenizar os sintomas. Como o mioma é um tumor benigno, se a paciente estiver assintomática, o tratamento não é necessário. Basta um controle semestral ou mesmo anual de seu crescimento com ultrassonografia pélvica.
Nos casos mais leves, são utilizados suplementos de ferro (corrigir a anemia), anticoncepcionais, anti-inflamatórios, anti-fibrinolíticos (diminuem o fluxo menstrual) e medicamentos analgésicos (melhora das cólicas).
Quando não há melhora com o tratamento clínico, nos casos de infertlidade ou quando o mioma cresce muito rapidamente, sua retirada (miomectomia) pode ser necessária e em alguns casos mais graves, quando a paciente já tem filhos, pode-se realizar a retirada do útero inteiro (histerectomia).
Sempre devemos levar em consideração o número e tamanho dos miomas, gravidade dos sintomas, idade e planos futuros da paciente (deseja ou não ter filhos) para decidir pelo melhor tratamento.
Tema muito bom de ser comentado… Uma pessoa que faz curso de gestante comigo, tem um mioma uterino e a única coisa que vai mudar para ela atualmente, que esta gravida, é que ela não poderá fazer parto normal, pois o mioma esta em uma região onde atrapalha a saída do bebe.
Mas a obstetra palestrante falou que em alguns casos não existe problema em parto normal para quem tem mioma uterino.
Bjos, adorei o tema!!!
Isso mesmo, Ananda!
O mioma, em geral, não contra-indica o parto normal! Existem algumas situações, inclusive, em que o parto normal é a melhor opção, principalmente quando o mioma está localizado na região segmentar anterior do útero (região onde se faz o corte da cesariana para retirar o bebê).
Parabéns pela matéria!!
Em mim tbém foi detectado um mioma durante a gestação e não tive problema nenhum já q escolhi fazer cesária 🙂 Hj estou com minha bb com 4 meses linda e saudável no colo *_*
Em 09/2012 tive um aborto e depois de uma ultrassonografia identificaram 02 miomas pequenos: intramural/subseroso. No início fiquei muito preocupada de ter dificuldades de engravidar novamente, pois ainda não tenho filhos.
Adoro seus textos, são sempre muito claros e informativos!!!
Aline, como disse no texto, é muito difícil o mioma causar infertilidade! Geralmente os abortos precoces acontem por alguma alteração cromossômica e não devido aos miomas. Fique tranquila e continue tentando!!!
Dra. Eu tenho 3 miomas dois subserosos em parede anterior e posterior, ambos são grandes mas como a senhora explicou não interferem com infertilidade, só que eu tenho um terceiro que não me disseram de que tipo se trata, só disseram que esta na parede fundica posterior e que mede 44,9×40,2×40,6 mm e volume de 39,63 ml. Esse pode atrapalhar se eu quiser engravidar novamente?
Andreia, a Dra. Não responde mais as perguntas no blog. Melhor você procurar o seu médico. Beijos
Muito obrigada pelos elogios!! Espero q continuem nos acompanhando aqui no site e caso tenham sugestões de algum tema interessante, me mande por email!!!
doutora estou gravida ,e descobri que tenho um mioma isso pode atrapalhar a minha gestação? obrigada !!!!!
dr estou gravida de 4 meses e tenho mioma uterino gostaria de saber se posso fazer sesariana e ao msm tempo retirar o utero bjsss.
Olá Dra Camila, sou esteticista e atuo com facial e corporal. Tenho uma cliente que possui mioma e gostaria de saber se a eletroterapia é contra indicada, uma vez que somente li a contra indicação com relação ao aparelho de eletrolipólise. Trabalho com ionização e aparelho de ultrassom estético (3 mHZ) e massagem modeladora nesta cliente. Devo me preocupar? Obrigada.
Dra Camila,
Minha duvida é semelhante a da Ana Carolina. Qual a relacao entre mioma e eletrolipolise?
Dra. Camila, bom dia! Estou gravida de 14 semanas e tenho 3 miomas intramurais na parede anterior do útero. Eles tem as seguintes medidas: 2,3×1,4 cm / 1,6x 1,3 cm e 1,7 x 1,5 cm. Até o momento não tenho sintoma algum, não tive nenhum sangramento ou dor. Gostaria de saber quais os riscos, se minha gestação é considerada de risco e se pela localização dos miomas o mais indicado seria parto normal, como vc comentou anteriormente. Minha médica disse que posso ficar tranquila, que a localização e tamanho dos miomas não vai atrapalhar em nada minha gestação. Mas não consigo ficar tranquila. Ah, vale dizer também que tenho 39 anos. Um abraço e obrigada.
Caroline M S, sou muito solidária a vc querida irmã.
Eu também tenho o mesmo que vc, inclusive a idade, não tenho filhos. E gostaria muito de ter.
Mantenha contato comigo….Bjs
Quero acompanhar seu caso.
Deus te abencoe.
Dr. Camila, tenho mioma ulterino e gostaria de fazer um procedimentto estético para perda de gordura. Massagem modeladora onde ultiza-se ultrassom de 3mhz. Tem algum problema? Quais?
Boa noite Dra meu nome é Iaponira tenho 38 anos um filho com 11 anos em março deste ano tive um aborto por ma formacao, após exames s) de rotina descobri que tenho um mioma na região fúndica, parede lateral esquerda intramural medindo 1,5 e um outro mioma na parede posterior intramural/subserosa medindo cerca de 4 , 1 cm gostaria de saber se posso engravidar com esses miomas ou tenho que fazer a cirurgia para retirada pois quero muito ser mãe novamente
Obrigada pela matéria direta e esclarecedora. Sou casada e estou tentando engravidar há 4 meses. Tenho 2 miomas, o maior com 5 cm eles se localizam na parte superior do meu útero retroverso. Estava procurando sobre a possibilidade de um parto natural e agora posso sonhar com este momento tão especial.
O artigo está interessante Dra. Camila.
Para o paciente ficar ainda mais informado vale apena falar da embolização do mioma, um procedimento sem cortes que preserva a saúde da mulher.
Infelizmente um procedimento pouco conhecido.
Em meu site criei um infográfico que explica como funciona o procedimento.
Embolização de mioma: http://mioma.henriqueelkis.com.br/infografico.asp
Abs, Dr. Henrique Elkis
Bom dia! Descobri que tenho mioma, ele está com 0,8X 0,8 cm. E nódulo hipoecoico su erosões na região corporal posterior. Gostaria de saber se tenho alguma chance de engravidar? Tem algum tratamento?
tenho um mioma intramural de 5cm na parte de tras do últero ,estou com apenas 6 semanas . isso pode causar algum risco ao bebê? urgente estou muito preocupada
Rafaela, a Dra. Camila não participa mais deste blog. Você deve procurar a sua médica obstetra. Obrigada
Oi, estou com uma dúvida!
Tive dois abortos, ambos com 9 semanas. Agora estou fazendo tratamento.
Em Janeiro 2015 fiz uma cirurgia e retirada de pólipos Endometriais e sinéqueias.
no final de fevereiro fiz uma Video histeroscopia para revisão e estava tudo ok.
Tive que trocar de médico, e o mesmo solicitou vários exames: Ressonancia Magnetica da pelve, histerossalpingografia. Na Ressonancia dessa vez deu: Endometriose e adenominose Leve e na Histerossalpingografia deu que as sinéquias haviam voltado.
O médico então solicitou uma nova video histerioscopia… e mesma alem das sinéquias deu um mioma submucoso de 1,5 cm. Pergunta: Não teria que acusar tb na ressonânancia da Pelve esse Mioma? Mioma pode aparecer em tão pouco tempo…. FEVEREIRO (foi feito uma video) e repetir novamente em JUNHO. Detalhe na mesma Clinica.rsrs.
Agora o medico solicitou uma cirurgia para retirada desse mioma e das sinéquias.,
Ola dra estou com um mioma subseroso medindo 4,6 x2,5 x4,3 cm,e a minha dra falou q n precisa fazer cirurgia. Então ela passou um tratamento com uma medicação chamada Araceli desogestrel 75mcg. Tbm estou tentando engravidar, o q eu faço?
Já que não existe uma médica que possa nos responder porque não tire este blog do ar, Perguntamos porque estamos desesperadas e querendo algum auxílio… Muito obrigada pela atenção.
Rafaela, a médica foi colunista durante um período do blog e não é mais. Esse post é de 2013, bem antigo! O conteúdo do post é para informar. Porém para consultas individuais, você deve procurar um médico, seja da rede pública ou particular. É proibido por lei consultas via internet. Obrigada
Tenho um mioma 01*0.9 sera que posso engravidar. ..
Meu exame de ultrassonografia deu esse resultado: utero de volume normal apresenta uma area nodular hipoecogênica que mede 2,1cm na parede funica
estou com medo de não conseguir engravidar.
Ola tarde, gostaria muito de tirar uma dúvida, eu
Estou com miomas e a minha barriga está grande
como se eu tivesse gravida de 6 meses,
e eu queria saber se quando eu fizer a cirurgia
se a minha barriga vai diminuir….. obrigada
Cristiane, a Dra. não responde mais as dúvidas aqui. Consulte o seu médico. Beijos
Boa noite, realizei ultrassom e foi detectado mioma intramural de 1,8 x 1,6 cm, quero saber se posso estar infértil ou não? E como posso tratar para que ele não cresça e desapareça?
Ola boa tarde me tirem uma duvida o que significa mioma uterino intramural posso engravidar?
Muito esclarecedor! Tenho um mioma subseroso, mas estou parando com o anticoncepcional, estava com medo de, sei lá, ele crescer abundantemente. Mas vendo agora é só desespero mesmo! Muito bom!