O Renascimento do Parto
O tema é sempre polêmico: qual a melhor opção de parto para você? Cesariana são maioria no Brasil. Para questionar o modelo obstétrico atual, médicos, especialistas e mães participam do filme “O Renascimento do Parto”, a ser lançado em Março de 2012. Veja o trailler e depoimentos no vídeo abaixo:
Estou a meses aguardando ansiosa esse filme!
Minha sogra é obstetriz e conversamos muito sobre esse preconceito descabido com o parto normal. Infelizmente cesárea se tornou uma forma de status social… Parto normal é mal visto, é considerado algo “não normal”. É revoltante!
Cesarea é uma cirurgia maravilhosa, que já salvou milhares de vidas. Mas não se pode banalizá-la, muito menos tornar algo “mais limpo” do que o parto normal. Ao meu ver essa super valorização da cesárea é como a moda que houve a muitos anos atrás de se retirar as amígdalas. Nessa época toda “moça bem nascida” retirava as amígdalas.. rs
Espero que esse preconceito passe logo, e que as mulheres brasileiras possam ter o acompanhamento necessário para terem seus filhos da maneira mais suave o possível.
Este outro vídeo também é bem bonito, e desmistifica muito bem o parto normal.
Partejar: http://www.youtube.com/watch?v=mLa55FVO6Mw
:*
Mais um documentário sobre o assunto:
Achei o comentário da mãe um pouco exagerado sobre a dor da cesariana, mas dor é algo relativo. Algumas sentem muito o pós parto da cesariana e outras não tem problema nenhum. Isso varia muito.
Gente do céu, Fê assim voce me mata do coração… seu blog está perfeito!
Que bacana sua iniciativa de postar esse trailer… também não vejo a hora desse filme estrear!! Mesmo nao sendo mae ainda, sempre fui muito a favor do parto normal pois na minha visao é a forma menos agressiva, mais humanizada e mais tranquila de um serzinho vir ao mundo!!
Parabéns, estou adorando isso aqui!!
Oi Fernanda! Parabéns pelo novo blog e por logo de cara expor um tema tão importante.
Eu ainda estou muito longe de passar por essa experiência (ainda estou na categoria Vestida de Noiva), mas com certeza escolherei o parto normal. Aliás ele se chama normal por um motivo, não é?
O mais difícil é achar obstetras que dividem essa mesma opinião, pois amigas minhas tiveram esse problema. Com certeza não serei a mãe que dá a luz por cesariana pré-marcada, as 4 da tarde de uma sexta-feira, após ter feito escova e as unhas no salão, pronta para esperar as visitas no final de semana e de acordo com a agenda do médico, que deve passar o final de semana na praia.
Grande campanha! Grande tema! Que as gravidas considerem mais vezes a opcao de parto normal e que os medicos a incentivem a isso!
Nossa Fernanda, simplismente maravilhoso!!!!
Meus Parabéns mais um blog pra eu dar uma passadinha todos os dias……
Beijos e SUCESSO!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns pelo novo blog e pela iniciativa em tratar desse assunto.
Eu ainda não sou mamãe, mas esse sempre foi meu grande sonho, e sempre me interessei pelo assunto. O interesse só aumentou quando estagiei em uma maternidade.
Lá pude conhecer mulheres simples, guerreiras, e com ótimos exemplos de como trazer ao mundo um bebe de forma natural e linda!!!
Por ser uma maternidade pública, a maioria dos partos são normais, e lá é uma referencia no atendimento às mulheres, oferecendo parto humanizado. Fiquei tão curiosa, que um dia fui assistir um parto. e foi emocionante!!!!
É possível ver como a dor cessa quando a mãe olha para seu filho ali. É um momento indescritível!
Também sei das, muitas, vezes em que a cesárea é necessária, mas acredito que muitas mulheres (influenciadas por seus médicos) acabam optando por essa cirugia, não dando chance da natureza agir. Eu sou muito a favor do parto natural, e acho que com iniciativas como essa temos a chance de despertar esse desejo nas futuras mamães!!!
beijos
Fer!
Tô muito feliz com cada comentário que foi postado aqui!
É como eu te disse, acho que o Vestida de noiva ajudou muitas noivinhas a mudar paradigmas em relação aos casamentos e agora, o Vestida de mãe pode fazer o mesmo pelas futuras mamães!
Foi muito inoperante este Post!
Espero que vc aborde bastante este tema para ajudar a desmistificar o parto natural!
É muito louco porque as cesáreas, que são procedimentos cirúrgicos,
todo mundo já sabe como funcionam…e os partos naturais, que parecem “óbvios”, deixam a maioria das mamães apavoradas!
Por isso vai ser incrível vc abordar este tema por aqui!
Com certeza pode esclarecer muitas duvidas, em especial quanto ao famoso “medo da dor”, e talvez incentivar algumas mamães a optar por este caminho lindo!
🙂
No meu comentário acima, onde se lê “inoperante” eu quis dizer IMPORTANTE!
Detesto este recurso do celular de autocompletar palavras!
Desculpem-me!!!
Fê, Parabéns pelo blog vestida de Mãe! Amei, que lindo!! Eu pretendo ter minha Sarah logo, logo em 2013 rs… E, como eu nasci de parto normal, e em casa, por parteira defendo o assunto. Acho muito interessante o video, irá ajudar muitas mães de primeira viagem como nós. Cesárea é necessária, mas acredito que muitas mulheres preferem parto normal.beijos
Adorei o trailler… agora quero assistir ao filme, e, mais do que nunca reafirmo a minha preferência pelo parto normal. Estou com 35 semanas de gestação e ansiosa pelo momento certo!
Parabéns à equipe do filme!
Fui ontem a minha segunda consulta de pré natal e sabem o que eu ouvi da minha médica? “Vc tem 1,5 m de altura e é esposa de médico. Não vou arriscar o parto normal com vc. Melhor esquecer essa ideia.” Sai do consultório com um pensamento fixo: trocar imediatamente de profissional. Como é desestimulante se dependermos da opinião de certos médicos e da sociedade. Fora o que já ouvi de pessoas da família, de amigos sobre episiotomia, sofrimento fetal, mecônio… parece que tudo pode dar errado num parto normal! Mas estou amadurecendo a ideia, buscando referências positivas com afinco. Sei que a cesareana é uma alternativa não descartada, mas caso seja realmente necessário. Estou em busca, agora, de um profissional responsável a esse ponto. Beijos e obrigada pelo vídeo, Fernanda!
Infelizmente o índice de partos cesareas aqui no Brasil ainda é elevado. Temos que lembrar que a cesariana deve ser reservada para determinadas situações de risco materno e fetal.
O parto vaginal deve ser incentivado, mostrando às mães seus bebefícios, tais como: menor risco de infecção e complicações, recuperação mais rápida de suas atividades rotineiras, produção mais rápida do leite materno… Fora tudo isso o passagem do bebê pelo canal de parto comprime o tórax e faz com que o líquido amniótico saia, além de proporcionar o contato do bebê com bactérias da mãe, ajudando na formação do seu sistema imunológico.
É importante também ressaltar que em certa situações a cesariana se faz necessária, como: bebê pélvico ou transverso, placenta prévia total (placenta está cobrindo a saída do canal vaginal), eclâmpsia, sofrimento fetal, e em alguns casos de macrossomia fetal (bebês maiores de 4.000g).
Vale a pena investir no parto vaginal! Se der para ser parto normal ótimo, se não der tudo bem. Agora a mãe só não pode se sentir frustrada por não conseguir o parto vaginal. O melhor parto é aquele em que o bebê nasce bem e com saúde!