Páscoa: 7 brincadeiras para as crianças
A Páscoa é uma das datas mais tradicionais do ano e, quando temos crianças e bebês em casa, o clima fica ainda mais especial! Se esse é o seu caso, acredite: a ocasião pede festa e brincadeiras, especialmente porque as crianças têm muita energia! Por isso, ao invés de apenas focar nos ovos de chocolate, gaste energia para pensar em atividades divertidas. Dica: convide os amigos e familiares e aumente a turma. Se conseguir um jardim ou um quintal, melhor ainda! Pensando nessa data tão especial que se aproxima, selecionamos 7 atividades fáceis de fazer em casa, que vão tornar a data ainda mais alegre. Você não precisa de muito para agitar os pequenos. Confira a seguir:
A caça aos ovos perfeita
A caça aos ovos continua sendo a principal brincadeira da Páscoa. Por isso, reunimos diferentes dicas para acertar em cheio na brincadeira. Entregue uma cestinha para cada uma das crianças e convide-as para a diversão! Um truque fácil é sinalizar o caminho com pequenas ‘pegadas de coelho’ no chão. Para fazê-las, use seus próprios dedos e um pouco de farinha. Aperte uma polegada maior, no centro, e três digitais menores, acima, no formato de uma patinha de coelho. As crianças vão adorar acompanhá-las pela casa até chegar aos ovos! Outra ideia é esconder pequenas dicas, que sinalizem os passos até o tesouro final.
Equilibrando o ovo na colher
A brincadeira é antiga e prática: bastam alguns ovos e colheres, nada que você não tenha na sua cozinha, e um espaço para a corrida. A competição é quem chega mais rápido do outro lado, equilibrando a colher com o ovo na boca, sem usar as mãos. Para crianças mais novas, fica mais divertido elas não usarem a boca, mas sim a mão para equilibrar a colher com o ovo e atravessar. Vale delimitar o trajeto com balões e colocar uma faixa na chegada.
Quem segura?
Para essa é necessário um jardim. Forme duplas: uma dica legal é tornar o pequeno parceiro do seu pai ou da sua mãe. Cada um fica de um lado, ou seja, formam-se duas fileiras paralelas, uma voltada para a outra. A brincadeira é jogar o ovo para o seu parceiro, que estará na linha da frente e não pode deixá-lo cair. A última dupla que sobrar com o ovo inteiro vence!
Pinte ovos
Essa atividade já virou tradição e pode envolver familiares e crianças – até mesmo as mais novinhas podem arriscar a colorir os ovos. Você pode escolher: ou cozinhar o ovo (isso faz com que fique mais difícil de quebrar a casca) ou retirar o líquido de dentro com o auxílio de uma agulha de costura (faça dois furos, um em cada extremidade, e deixe escorrer. Se não escorrer naturalmente, fure a gema com a agulha)
Adivinhe quantos ovos têm na jarra
Encha um pote de vidro com pequenos ovinhos de chocolate ou outros docinhos e peça para as crianças adivinharem quantos são. Anote em um papel e, depois da contagem, vence quem acertar ou chegar mais perto do número. Uma dica é decorar o pote e entregá-lo ao vencedor, que pode guardar de recordação.
Coloque o rabo no coelho!
Você vai precisar de um desenho grande de um coelho, de algumas bolas de algodão, de fita crepe ou durex (para colar nas bolas de algodão) e de uma venda. Coloque a venda nos olhos da criança, gire-a duas ou três vezes, coloque-a na direção do coelho e fale para ela caminhar até ele e colar o algodão. As crianças que conseguirem acertar o lugar escrevem seu nome ao lado do coelho. A que tiver o nome mais vezes escrito vence!
Pintar e desenhar
Se você não se importa com um pouco de sujeira, convide as crianças para pintar! Recorte ovos gigantes em cartolinas e peça para elas colorirem à vontade! Sugestão: recorte rostos de coelhos e convide as crianças para pintá-los, faça dois pequenos furos em cada uma das extremidades do desenho e prenda um elástico fininho. Pronto, a máscara de coelho da criançada está pronta!