Questões que acompanham a introdução alimentar

Natália Vignoli é nutricionista, mamãe da Letícia e colaboradora do blog com suas dicas de nutrição para grávidas, mamães, bebês e crianças.

A introdução alimentar (IA) é um momento de muita descoberta, aventura e, por vezes, ansiedade entre as mamães! Já conversamos aqui sobre a maneira correta da IA e algumas técnicas para auxilia-la a fazer o pimpolho comer!

O que muitas vezes acontece e acabamos não associando, são questões secundárias a IA, tais como: alergias, prisão de ventre ou alteração na consistência das fezes, cólicas e a hidratação (aqui entra a quantidade de água e ingestão de leite).

Hoje vamos falar sobre a consistência das fezes e a prisão de ventre! Parece estranho ou até constrangedor, mas é importante falarmos do cocô… E sem tabus!

Quando passamos para a alimentação sólida, a mudança no hábito intestinal é esperada. Em geral as fezes começam a ficar mais sólidas, às vezes com pedaços de alimentos e com menor frequência de evacuação.

Um cocô saudável é úmido, comprido e com cheiro leve. Fezes muito pastosas ou no formato de bolinhas, não são “saudáveis”. Já fezes pouco consistentes e sem forma definida sugerem uma parede intestinal com sua integridade comprometida, o que, em longo prazo, compromete a absorção de vitaminas!

Fezes muito escuras, secas e em bolinhas podem indicar alguma alergia leve ou pouca hidratação! Outro ponto importante é que não se deve sentir dor ou fazer muita força ao evacuar! Agora, se perceber sangue nas fezes, é importante falar com o pediatra. Esse é um dos sinais mais clássicos de alergia à proteína do leite de vaca.

Vale ressaltar que, quando o seu filho desfraldar, o ato de defecar não deve ser expresso como “vergonha”, mas sim algo natural!

A IA aconteceu com sucesso, mas vira e mexe seu filho tem prisão de ventre ou fezes muito secas, o que fazer?

– Atente-se a quantidade de fibras da dieta! Folhas, legumes e cereais integrais como arroz, macarrão integral, aveia, quinua, feijões devem estar presentes.

– Como está a ingestão de água? Bebe bastante?

– Como está a ingestão de frutas? Come com casca, bagaço?

Se a resposta foi sim para tudo, algumas estratégias podem ser utilizadas!

  • Ofereça 150ml de água de coco/dia.
  • Ofereça abacate ou mamão ou manga como opção de fruta!
  • Faça a famosa “água de ameixa”, deixando uma ameixa de molho na água filtrada e oferecendo essa água ao bebe.
  • Ou faça um doce com a ameixa seca deixada de molho + 1 fatia pequena de mamão + ¼ de banana.

No próximo post, conversaremos sobre a hidratação!

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE