Sardinha, um peixe rico em nutrientes e barato para o bolso!
Natália Vignoli é nutricionista, mamãe da Letícia e colaboradora do blog com suas dicas de nutrição para grávidas, mamães, bebês e crianças.
A sardinha é um peixe muito barato, motivo pelo qual sofre muito preconceito! Mas está na hora de mudar esse pensamento! Esse peixinho é rico em muitos nutrientes e deve ganhar espaço na dieta!
Ela é hoje um alimento de escolha quando pensamos em fontes de ômega 3! Rico nesse tipo de gordura, a sardinha deve ser incorporada na dieta sem pensar duas vezes.
Como comentei no último post, precisamos ingerir alimentos ricos em ômega 3, já que não produzimos naturalmente. Outra vantagem: por ser um peixe pequeno, o risco de conter contaminação é menor, ponto para a sardinha! É rica em cálcio e vitamina D, atuando na saúde dos ossos.
Para ajudar a incorporar a sardinha no dia a dia, segue uma receita deliciosa para comer com um belo prato de salada!
CUSCUZ DE ATUM OU SARDINHA
(4 porções)
– 1 cebola picada
– ½ pimentão picado
– ½ copo de ervilha
– 2 latas pequenas de sardinha ou 4 filés (filés limpos)
– 2 tomates picados
– 2 colheres de sopa de azeitonas
– ½ xícara de molho de tomate
– ¾ xícara de água
– 2 xícaras de farinha de milho
– ½ xícara de salsinha
Modo de fazer
Refogue a cebola, os pimentões e misture com os demais ingredientes exceto a farinha. Acrescente a água e deixe refogar em fogo baixo por 2 minutos. Umedeça a farinha de milho e misture com os demais ingredientes devagar. Depois que engrossar, coloque na panela de cuscuz ou em uma forma e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos.
