3 dicas para o bebê dormir quentinho

Inverno chegando, várias noites frias, como garantir que o bebê durma quentinho? Aqui algumas dicas e truques que compartilho com vocês.

  Saco de dormir para bebê

Cada vez mais fáceis de encontrar no Brasil (acreditem, alguns anos atrás ninguém conhecia!), é como se fossem um “cobertor de vestir”, com o objetivo de manter o bebê protegido do frio a noite inteira. Prático e eficiente porque não corre o risco de sufocamento no caso de bebezinhos pequenos, e não corre o risco do bebê chutar o cobertor para fora do corpo, como no caso dos bebês que se mexem demais. Esse saco de dormir da foto é da Minha Pessoinha, tem 80cm de medida do ombro até a base, o que é bom para durar por muitos meses do bebê. Tem abertura de botões no ombro e zíper lateral, para ficar bem fácil de retirar o bebê de dentro. Reparem que os bracinhos ficam de fora, até porque muitos bebês dormem com braço para cima, assim eles podem se mexer com conforto.

 Forro quentinho

Você deve conhecer a cena clássica: seu bebê dormindo aconchegado nos seus braços, é só colocar no berço e ele acorda! Mas é claro, com o lençol gelado, qualquer um acha ruim, mesmo nós adultos. Eu sempre forro a cama com uma mantinha ou cobertor de plush para ser mais confortável e quentinho para o bebê. Antes de deitar o bebê, vale passar a mão dando uma leve aquecida. No exterior já existe para vender o lençol do berço com elástico feito em plush, para ser o lençol quentinho do bebê. Eu não tenho, na verdade eu aproveito todas as mantinhas que comprei para ele usar com essa finalidade também de forrar a cama no inverno, dando um uso maior ao produto. Algumas mães também me relataram que enquanto estão amamentando seus bebês, colocam uma bolsa de água quente no lençol, para dar uma aquecida. Passar ferro no lençol antes de colocar o bebê era outro truque que nossas avós faziam, mas que dá um trabalhão, nunca fiz!

 No caso de usar coberta, deixar presa no colchão

Quando o bebê é muito recém-nascido, o problema do uso de coberta é num “reflexo de moro” ele jogar o cobertor para cima de seu próprio rosto e depois não conseguir tirar, podendo ser um risco de sufocamento. Por medidas de segurança, nunca se deixa nenhum objeto no berço, nem pelúcias, mantinhas, coberta, nada. No caso de noites muito fritas e você precisar cobrir o bebê, o mais seguro é prender o cobertor na base e laterais do colchão, bem presto. Assim o bebê vai ficar mais próximo da base, onde a coberta está bem presa, sem conseguir soltá-la.

E você, como faz nos dias frios para aquecer o bebê além de colo e amor?

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE