Busy Board | Painel Sensorial

Brinquedo que vale a pena o investimento (de dinheiro, no caso de compra, ou de tempo, no caso de fazer você mesma): Busy Board, em português mais conhecido como Painel Sensorial.

Cada vez mais, eu estou convencida de que excessos de brinquedos não servem para nada. Aprendi a consumir mais conscientemente, assim como que as crianças se concentram apenas um brinquedo por vez. Então, não é bom ter muito acúmulo de brinquedos em casa.

O busy board é um painel cheio de estímulos para as crianças se entreterem. Além de manter a criança interessada por um bom tempo, também desenvolvem habilidades motoras, a concentração, exploração sensorial e a observação, além de estimular o raciocínio do bebê. Dependendo dos itens do painel, dá para começar o aprendizado de matemática e letras brincando. Ou seja, em um mesmo brinquedo você tem um mundo de possibilidades!

 

A nossa experiência 

Aqui em casa eu comprei um painel vindo do exterior porque achei a estética dele super bonita. Eu tenho preocupação com o senso estético e acredito que é uma habilidade a desenvolver nas crianças também desde cedo. Além disso, nesse modelo é possível adicionar e trocar os acessórios ao longo do tempo.

É realmente um brinquedo completo que serve desde o Oliver (com 6 meses) até o Nicolas (com 3 anos). Porque ambos ficaram fascinados com o painel. Aqui voltamos ao consumo consciente: um brinquedo que será usado por muitos anos! O investimento foi alto, até por vir de Londres. Comprei no site My Muro – eles têm tanto a versão painel como cubo. Vale dizer, aliás, que fui taxada ao chegar no Brasil.

Os busy boards são muito comuns no exterior. Se você fizer uma pesquisa no Etsy, Amazon e Pinterest, vai enlouquecer de tantas opções lindas. No Brasil também tem opções no Elo7 e Mercado Livre. E se você tem habilidades manuais, pode se orgulhar de construir o próprio painel sensorial para seu filho com itens diversos (canos, interruptor de luz, teclado antigo, zíper, capinha que abre e fecha etc). Existem até versões de painéis menores para ser levado em viagens, achei o máximo!

Relações profissionais

Busy Board: My Muro

Foto: Rejane Wolff

CONVERSE COM A GENTE